terça-feira, 10 de novembro de 2020

Qual é o segredo da Meditação?

A minha pergunta para você é: qual é o segredo da Meditação? Por que falamos aqui tanto sobre Meditação? A todo momento você está ocupado com o pensamento, e isso está sempre produzindo estados em você. Você está envolvido com um número incontável de pensamentos! Quando há qualquer estado aí, você não está em seu Ser. Então, a Meditação é algo muito importante, porque é a ciência de como permanecer em seu Ser, livre de estados.
Você tem um número incalculável de pensamentos, por isso está sempre objetivando sua procura. Você torna um estado algo objetivo, a ser alcançado e, quando você o alcança, ele não é real. Assim, você alcança a “felicidade” e a “paz”, mas elas não são reais. Você precisa ver quando está afastado do seu Real Ser, precisa tomar ciência disso, e você está sempre afastado Dele quando encontra um estado que você objetivou, procurou e encontrou. Por isso a Meditação é muito importante − Ela é a presença do seu Ser sem um estado e uma objetivação.
Repare que você tem a mania de estar sempre pensando para realizar alguma coisa, e esse pensar é um real afastamento do seu Natural Ser, do seu Natural Estado. Em razão disso, eu digo que esse Estado Natural é Meditação, é Consciência!
Então, qual é o segredo que eu poderia lhe dar hoje, aqui neste encontro, sobre a Felicidade? Qual é o segredo da Felicidade? A Felicidade é estar aí, sem se mover para objetivações, resultados, ou seja, é estar sem se mover para pensamentos com o objetivo de encontrar estados. O pensamento constrói esses estados de “paz”, “alegria”, “liberdade”, “felicidade”, até o estado da “realização divina”, e trabalha em busca disso. Assim, quando acontece um único pensamento dentro de você, a sua inclinação já é objetivá-lo, e ele se torna a procura de um estado.
Então, Meditação é uma coisa muito simples de ser colocada em palavras, mas muito complexa de ser reconhecida, porque o pensamento não deixa. Meditação é a ausência desse movimento de objetivação, a ausência do pensamento na procura de alguma coisa externamente. Quando você está em seu Ser, não existe nenhuma busca! É simples constatar quando você está ausente de seu Ser: você está em algum estado.
Então, estou lhe dando aqui um segredo. Qual é o segredo dos Seres Realizados, dos Sábios? Eles não se envolvem com objetivações. Por isso, o desejo, que é a motivação de um estado, desaparece. A mente tem um vício de procurar estados. Como você não descobriu a beleza de estar em Si mesmo, o que faz? Vai ouvir música, assistir a um filme, passear, comer, etc., pois existem inumeráveis formas de a mente encontrar esses estados. A mente vai até meditar, pois a prática da meditação, que é ensinada e prescrita, leva o praticante a encontrar estados de relaxamento, e bem-estar.
Meditação não é um estado! Todas as vezes em que diz “estou feliz”, você não está na Felicidade, ou, quando você diz “estou muito alegre”, isso significa que você não conhece a Real Alegria, porque Ela não é um estado. “Estou muito feliz” significa que você está objetivando uma experiência emocional, está presente na objetivação dessa experiência. Isso é o mesmo que dizer “estou no momento de meditação” ou “estou no momento da consciência”, pois meditação não é um estado de momento. Assim, a Meditação, a Consciência, não pode ser objetivada!
Todos as vezes em que você estiver curtindo alguma coisa, isso não será a Felicidade. “Ah... Essa música é tão bonita!”, “esse filme é tão bom!”. Isso é uma experiência de estado, ainda está na objetivação, ou seja, o ego está nisso, então não há Consciência, Meditação, não há Ser. Acompanham isso? “Eu gosto muito de música”, “eu gosto muito de cinema”, “eu gosto muito de namorar”, é como alguém dizer “gosto muito de meditar, porque na meditação eu fico em paz” – essa é uma paz objetivada. Quando alguém diz “eu gosto da meditação porque ela me traz o silêncio”, esse é um silêncio realizado, que se alcança.
Seu Ser não é um silêncio que você alcança! Meditação, Felicidade e Consciência não são estados que você alcança, pois quando Isso está, “você”, a “pessoa”, não está. Percebe o truque? As pessoas se espiritualizam ou, em outras palavras, encontram estados para viver dentro deles. Isso significa que essas pessoas são egos espiritualizados. Meditação é Consciência, Consciência é Ser, Ser é Deus, e não se pode objetivar Isso, não se pode vivenciar tal objetivação. Objetivar é se separar – “você e a experiência”, “você e o estado”.
Esses estados são mutáveis, então não podem ser a Meditação. Não uso a palavra “meditação” no sentido em que as pessoas usam, como uma prática, pois, para mim, Meditação é Consciência, é Samadhi, ou seja, não tem nada a ver com um estado, porque não é Algo passível de ser objetivado. Deus não é passível de ser objetivado!
O hábito da “pessoa” é sempre estar à procura de estados para viver neles. Esteja consciente de quando você está longe do seu próprio Ser, que é quando você está em um estado. As pessoas às vezes escrevem para mim: “Estou muito feliz, Mestre. Acordei num profundo silêncio”, “Estou muito bem”, e eu digo que aquilo vai passar. Você diz “eu sinto o silêncio”, mas está objetivando a experiência; lá está “você”! “Eu sinto uma alegria tão grande quando escuto essa música” – essa é uma experiência egoica, prazerosa, romântica, de um profundo sentimento, que pode dar até muita inspiração, mas você está no ego. Isso não tem nada a ver com o seu Ser, pois Ele não é tocado.
Outra escreve: “Quando estou com um namorado, sinto uma paz tão profunda! É a mesma coisa do contato com o Divino pelo Tantra, quando faço sexo. Tenho uma experiência cósmica do êxtase no Tantra”. Isso é uma objetivação com os sentidos envolvidos, com a emoção e a sensação, com o “experimentador” presente. Não tem nada a ver com a Consciência, com a ausência do sentido do “eu”, é somente uma experiência de êxtase. Alguém tem a mesma experiência, ou algo semelhante, numa sala de concerto, ouvindo música clássica.
Por exemplo, quando seu time é campeão, você quase desaparece de tanta alegria, e isso é uma experiência, um estado. Quando seu filho nasce, é um êxtase, o mundo acaba, a alegria é tão profunda, a sensação é tão realizadora, mas é um estado objetivado e você precisa estar alerta, consciente. No momento em que você está consciente, você sabe que não tem “alguém” para saber. Quando há Real Felicidade, você não diz “estou em alegria”, “estou feliz”, e não pensa “estou em paz, em alegria”. Quando há Real Alegria, não há o pensamento, não há a objetivação da experiência.
Se “você” passa pela experiência, ela não é real. Aquilo que é Real não é uma experiência pela qual “você” passa, então não pode ser objetivado. A Real Meditação não é algo que você entra e sai; Consciência não é algo que você entra e sai; Paz não é algo que você entra e sai; Felicidade não é algo que você entra e depois sai.
Fique ciente do que se passa com você. Quando diz “eu gosto tanto disso”, isso é uma súplica, um pedido por mais, ou seja, aquilo já está indo ou já foi embora. É assim que a mente egoica se mostra. Portanto, fique atento e veja isso aí, o quanto a mente está, o tempo todo, objetivando a experiência na procura de sensações. Esse é o perfeito afastamento de Si mesmo, do seu próprio Ser.
A mente egoica é como um pequeno macaco, que pula de galho em galho para ver se tem uma nova sensação, uma nova experiência. Uma hora está em um galho mais alto, noutra em um mais baixo, mas ele não sossega em cima de um galho. Ele para um pouquinho, curte a paisagem e pula para outro galho, depois outro, depois desce e sobe correndo de novo. A mente egoica é como esse macaquinho saltitante, que pula de galho em galho, não sossega, e isso é o afastamento de seu Ser. Seu Ser não precisa de galhos, de novas paisagens, espairecer, se divertir; não precisa se preencher com uma excitação, encontrar alguma coisa que chama de “felicidade”, de “paz”, de “prazer”, de “satisfação”.
É fácil você perceber se está em seu Ser ou fora Dele. Fora do seu Ser, você está inquieto, com muita “fome”: fome de cachaça, de drogas, de comida, de sexo, de conhecimento espiritual... O seu Ser não precisa de nada! Seu Ser não se preocupa com família, com filhos, com cachorro, gato. Então, quando você diz “abençoe meus filhos”, “abençoe meu cachorro e meus negócios”, é o seu ego pedindo. Para o seu ego, ele estará abençoado se acontecer tudo de bom para os seus negócios, para o seu gato, para os seus filhos... Esse é o velho truque do ego.
*Transcrição de uma fala realizada em um encontro intensivo on-line, através do aplicativo Zoom no dia 07 de Junho de 2020 – Acesse a nossa agenda e se programe para estar conosco, clique aqui.

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações