quinta-feira, 15 de outubro de 2020

A Real Relação

Podemos chamar o contato entre Mestre e discípulo de “Real Relação”. Eu falo de uma atividade direta do Mestre com uma resposta adequada do discípulo. Você pode tentar burlar isso, mas não terá grandes resultados. A Autorrealização é Algo único e irreversível. Uma implicação disso é que você não pode dar um jeito para Isso acontecer, e não é algo que você constrói do seu jeito.
Você pode ser autodidata, aprender quase sozinho muitas coisas na vida, baseando-se em experiências dos outros, sem um professor direto, mas, quando falamos de Autorrealização, estamos tratando de Algo inteiramente diferente, que não se aprende pela experiência, ou seja, não é algo que você possa descobrir como fazer com outros. Isso é como nascer: você não aprende com outros como nascer; você nasce! Ou você nasce, ou não! Você não vai pegar essa experiência de nascer com outros para poder nascer. Então, no Reino Divino, no Reino da Graça, não existe um “jeitinho” que se dá.
Aqui no Brasil tem um ditado que circula sobre o “jeitinho brasileiro”, que significa que o brasileiro sempre dá um jeitinho para tudo. Porém, o brasileiro não pode dar um jeitinho para a Realização. Não existe “jeitinho brasileiro” aqui! Então, não tem como você burlar Isso, quebrar as regras, pois a Realização não é como uma pequena janela secreta, que você descobre e passa por ela, enquanto outros ficam do outro lado. Na política, e em muitas outras áreas, há muito disso, desses “jeitinhos” possíveis, através dos quais você descobre uma janelinha, passa por ela e, então, “sai na frente”, conseguindo o que outros não conseguem.
Realização de Deus é Algo feito por Deus, um acontecimento da Graça, então não há contravenção aqui; você não pode quebrar a lei. No Reino de Deus não existem policiais, juízes, promotores e advogados, eles não são necessários, porque ninguém pode quebrar essa lei e receber sanções. A Realização de Deus é Algo que é feito pela Graça. Como no Reino de Deus as coisas acontecem segundo a Graça Divina, você não sabe o que está acontecendo, não há “alguém” que possa determinar ou controlar as coisas.
Agora, aprofundando um pouco mais essa questão da Autorrealização, outra das várias razões pelas quais você não pode aprender Isso com alguém é que sua Natureza já está presente. Aquilo que Você é não se aprende, mas é possível ser constatado.
A pergunta aqui é: “Como constatar Isso, já que não é possível aprender com alguém?”. Quando vai dormir, você coloca um despertador para tirá-lo do sono na hora em que precisa acordar. O despertador é um mecanismo para apoiar você, ajudá-lo a deixar o sono, mas esse mecanismo não pode tirar você do sono. Ele faz um barulho específico e isso o ajuda a sair do sono, mas não é ele que tira você do sono; é você quem sai do sono! Se esse despertador estiver tocando e você estiver em coma profundo, você não vai sair desse sono. Podem até cercar sua cama com diversos despertadores, fazendo diversos barulhos diferentes, mas você não vai sair do sono.
Então, entramos aqui nessa questão da relação “mestre-discípulo”. Você pode escolher não ter mestre, ou pode escolher o seu mestre, mas você está em “coma”, o seu “sono” é profundo, e esse movimento de escolha está acontecendo no “sono”. Então, no “sono”, você escolhe não ter guru, ou escolhe o guru mais bonito, de preferência um que more no seu país ou que o agrade, mas, como você escolheu, não vai dar certo. Tudo isso vai funcionar como um despertador para quem está em coma − não vai dar certo! Ou seja, isso não pode ser uma escolha sua!
*Transcrição de uma fala em um intensivo on-line em 12 de Setembro de 2020 – Para informações sobre os nossos encontros, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações