domingo, 19 de agosto de 2018

A Presença da Graça na forma do Guru

Em Satsang, você está em um encontro com Você mesmo, com a Verdade. A presença de Deus, da Graça, é um movimento misterioso, desconhecido. Há uma diferença muito clara entre a palavra escrita e aquela que nasce dos lábios do Guru. No Ocidente, nós temos uma grande dificuldade de aceitar a importância e o valor da Presença, da Graça, na forma do Guru.
Não devemos nunca subestimar a Presença de Deus, que é esta Presença da Graça, quando Ela assume a forma de um Mestre. O Guru não precisa ter exatamente uma forma humana. Esse Guru, que é a Graça, Deus, pode assumir qualquer forma. Compreenda que o Guru é essa Presença dentro de você, no entanto, você não está atento a Ela; é a Presença de Deus, mas a Presença de Deus “dormindo”. Então, chega um momento em que uma prece acontece em seu coração para que essa Presença de Deus, verdadeiramente, acorde. É quando o Guru assume externamente uma forma humana, ou não humana, e acorda o Guru interno.
Deus está sempre presente, mas a presença Dele não significa, necessariamente, Ele “desperto”. Assim, você é Cristo, é Buda, mas Cristo “dormindo”, Buda “dormindo”. Então, Deus assume uma forma — humana ou não — e, em sua Graça, vem despertar o Guru interno; Deus vem despertar Deus, Cristo vem despertar Cristo, Buda vem despertar Buda! Esse é o Mistério, algo muito paradoxal, porque Deus não dorme! Ele nunca está inconsciente de Si Mesmo! Jamais tente colocar essas palavras dentro de um modelo de precisão, como algo que seja perfeitamente lógico, porque não é. A Verdade não é lógica; ela é somente a Verdade!
Assim, quando o Guru vem, é Deus vindo, em sua Graça, na forma do Guru. Quando o Guru fala a você sobre a Verdade, certamente você escuta essas palavras, mas elas desaparecem; não fica nenhuma referência dessa fala, apenas o próprio Guru permanece, e aí está o Mistério. O Guru está além da própria fala, por isso Ele permanece e a fala desaparece. O Guru é importante, não a sua fala, as suas palavras. Então, se está em dúvida, você se aproxima do Guru mais uma vez, um certo número de vezes, e cada vez que Ele fala, trata da mesma Verdade, usando palavras diferentes. Assim, você compreende e torna-se mais e mais profundamente evidente que ISSO não vem das palavras, mas sim da Presença do Guru, que é a Presença da Graça.
Eu preciso lhe dizer isso, porque você pode ler uma biblioteca inteira sobre isso, ler milhares e milhares de livros, discutir, falar e até escrever sobre esse tema, mas isso não serve para nada, porque não há Verdade nas palavras. A Verdade está na Presença da Graça! O Sábio é esse Ser Realizado, que é a Graça, que é o Guru. Está claro que existe alguma coisa a mais que acompanha as palavras do Guru, que existe algo maior que a fala de um professor, ou que as palavras de um livro, algo que penetra mais profundamente no coração do discípulo. Então, Isso realiza o Milagre, a Transformação, que podemos chamar de Real Experiência, porque essa é a Verdade que vem dos lábios do Sábio — Krishnamurti despertando Krishnamurti, Ramana despertando Ramana, Jesus despertando Jesus... É a mesma, simples e natural Verdade do Único Ser, da Única Consciência. Não é como quando você lê isso em um livro ou escuta de um professor, pois, por mais “espiritualizado” que ele seja e mais profundas sejam as suas experiências, ele ainda não é a Verdade. Ou seja, uma “pessoa” não pode lhe dar ISSO.
Existe uma fala de um Ser Realizado, uma Sábia, chamada Sri Anandamayi Ma, assim: “Uma vez que o Guru tenha aceitado um discípulo, Ele nunca o deixará até que o objetivo seja alcançado”.
Quando você escuta a palavra do Guru, a palavra da Graça, da Verdade, mesmo na primeira vez em que está diante Dele, seu ego temporariamente se afasta e você visualiza a Verdade ‒ esse é o Mistério, uma ação poderosa da Graça! Você jamais deve se esquecer de que não há diferença entre Você e o Guru. Assim, pela primeira vez, você poderá ter a Real Experiência.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite de 04 de Julho de 2018 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas às 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações