terça-feira, 23 de junho de 2026

Como encontrar Deus? | Meditação: o que é? | Aprender sobre Autoconhecimento | Mente consciente

É muito comum a ideia dessa divisão entre mente consciente e inconsciente. Sim, aquilo que nós temos na superfície, esse movimento de pensamentos superficial que nós temos, a forma como estamos lidando com a vida como ela acontece, em geral, isso vem sendo atendido por essa superfície, e nós temos também essa profundidade. Assim, nós temos uma camada mais profunda e uma camada superficial.

É por isso que nós dividimos - e é muito comum essa divisão - entre consciente e inconsciente; a mente consciente e a mente inconsciente. A inconsciente é esta parte mais profunda, oculta, onde estão as memórias, as lembranças, toda essa história da pessoa. Aqui, com você, nós estamos investigando a verdade sobre a pessoa, uma vez compreendido que nós não temos pessoa presente, o que temos é a presença de sensações para este corpo, para esta mente - sensações, percepções, a sensação de frio, calor, prazer, dor.

Nós colocamos a ideia de alguém no sentir, no sentir a dor, no sentir o calor ou o frio, alguém na presença dos pensamentos. Temos os pensamentos e alguém diante dos pensamentos, sendo o responsável por esta operação de pensamentos. Observe que os pensamentos se processam em nós, neste cérebro, de uma forma automática; é a reação da memória, é simplesmente isso. Quando o cérebro recebe um estímulo, ele responde a partir do passado.

O seu estímulo é, por exemplo, uma pergunta. Se eu lhe faço uma pergunta, o seu cérebro recebe um estímulo, então a lembrança surge; esta lembrança, memória, é a presença do pensamento. Estamos diante de um fenômeno físico, neurológico. Portanto, aquilo que nós chamamos de psicológico é a resposta neurológica do pensamento, ou de uma sensação, ou de uma emoção, mas não temos a presença da pessoa. E se não temos a presença da pessoa, aquilo que nós chamamos de mente se processando em nós é algo químico, neurológico.

Será possível a descoberta da ciência da Vida como ela acontece, e não como o pensamento, psicologicamente, está sustentando, estabelecendo? Porque esse modelo psicológico é uma construção do próprio pensamento, porque o que nós temos é uma forma neurológica de acontecimento neste corpo. A presença da mente é parte disso. Esse ser psicofísico funciona assim. No entanto, nós estamos sustentando a ideia de alguém presente; este alguém é o "eu", a pessoa, e eu volto a dizer: não há pessoa aqui, não há nenhuma pessoa.

Quando você fala algo, eu escuto. Quando algo me é apresentado, eu vejo. Esse "eu vejo", "eu escuto" é a mecânica do corpo, é a presença da sensação, é a vida em expressão. Não existe uma entidade aqui, um ser psíquico, se separando da vida, a não ser que o pensamento estabeleça este ser psíquico como parte de uma construção ideológica, mental, psicológica, como nós queiramos chamar isso.

O fato é que a Vida está aqui e agora acontecendo, e nós precisamos compreender a nós mesmos para irmos além dessa ilusão, da ilusão da pessoa que o pensamento diz que nós somos, que o pensamento acredita, que assume no formato de pensador, ser alguém. Não há alguém, não há esse "mim", não há a pessoa. Temos a Vida surgindo, aqui acontecendo, momento a momento, e só podemos tomar ciência disso pelo Autoconhecimento.

Neste aprender sobre o Autoconhecimento nos deparamos com a Verdade sobre a Realidade da Vida, o verdadeiro encontro com o Divino, na pergunta "como encontrar Deus?" Aqui temos a resposta. A Ciência da Realidade deste Ser, que aqui está presente, é a Realidade Divina. Este Ser se Revela quando temos a presença da Meditação.

Portanto, o que é Meditação? A Meditação, o que é? É a ciência que Revela este Ser quando temos a presença desta atenção sobre todo o movimento interno que se passa aqui e agora, dentro de cada um de nós. Então, descaracterizamos, nos livramos, soltamos a ilusão da identidade pessoal para a Verdade da ciência deste Ser. Não há uma separação entre aquilo que é Você em sua Natureza Essencial e a Realidade Divina, e a Presença da Vida.

Portanto, a Realidade de Ser é a Vida. Não existe qualquer outra coisa. É o pensamento em você que cria a ideia da separação, onde estamos vivendo em um mundo como uma entidade separada do mundo, separada do que acontece, separada do outro, separada das situações. Assumir a Verdade é olhar para aquilo que aqui está se revelando sem colocar uma ideia sobre isso.

Notem que as ideias em nós são expressões de pensamentos. Os pensamentos em nós são o resultado de algo que você aprendeu. Notem como é fundamental termos aqui essa compreensão. Algo que você guardou em você de experiências passadas é agora a presença do pensamento. Esse conjunto de pensamentos formam ideias, e nós estamos olhando para a vida a partir das ideias, dos pensamentos, dos conhecimentos adquiridos.

Aqui nós temos dito para você que você nasceu para a ciência deste Ser, para a Revelação de que não há qualquer vida como uma ideia presente dentro da sua cabeça. Ou seja, a vida que o pensamento idealiza não é real. A Real Vida é aquela que aqui está presente, e ela está se revelando quando o pensamento não entra.

O que estamos dizendo aqui, nesses encontros, é que todo o problema que você tem são problemas que o pensamento estabeleceu nesse padrão de comportamento de reação à vida como ela acontece. A forma como estamos vivendo, a partir do pensamento, a partir das ideias, que são esses conhecimentos que temos, é uma forma equivocada de viver, onde nos vemos aqui como alguém presente, sempre estabelecendo a ideia da separação entre aquilo que você é e a Vida como ela acontece.

Nós temos a Vida como ela acontece e temos o pensamento sobre o que deveria ser, assim, estamos estabelecendo, na divisão, na separação, a ilusão de alguém presente tendo escolhas, olhando para ver se gosta ou não gosta, se aceita ou rejeita. Essa é uma forma condicionada, padronizada, mecânica, inconsciente de se mover na vida. É a forma como o pensamento se processa dentro de cada um de nós que nos dá esta forma específica de sentir sobre a vida, de pensar sobre a vida.

Então, nós estamos sustentando essa ilusão, a ilusão da dualidade, a ilusão da separação e, internamente, o elemento principal que sustenta todo este equívoco é o pensamento "eu", é a pessoa que a imagem, que o pensamento construiu, estabeleceu em cada um de nós, neste cérebro. Assim, nós falamos de mente, que, na realidade, é todo esse movimento interno de pensamento, falamos nesta mente, nesta visão também de divisão consciente e inconsciente.

Podemos ir além dessa assim chamada mente consciente e inconsciente? Podemos soltar esta base, que é a autoimagem, onde está presente a pessoa que o pensamento estabeleceu aqui sobre você? Podemos soltar isso? É isso que revela a Verdade neste encontro. Na pergunta "como encontrar Deus", aqui nós temos, se compreendermos bem a pergunta, a chave para a Liberação nesta vida, de todo este sofrimento, confusão e problemas que temos.

A Realidade de Deus é a Verdade da Vida se revelando aqui e agora. Não é algo para ser encontrado no futuro, realizado amanhã e, sim, para ser constatado aqui e agora, quando não temos mais a ilusão dessa mente, que é o modelo de total insciência desse movimento interno. Esta insciência é o movimento interno da mente, que dividimos em consciente e inconsciente.

Assumir a Realidade deste Ser, a Verdade Divina é estar diante desse espaço onde está presente a ausência da mente, a ausência do "eu", a ausência do ego. Essa é a Real Revelação da Verdade sobre Deus, deste encontro com Deus. Não é alguém tendo um encontro com Deus, é a Realidade de Deus se revelando aqui e agora, quando a ilusão termina. Então nós temos o fim para o sofrimento, o fim para a confusão, o fim para essa desordem psicológica em que nós nos encontramos.

O seu Real encontro com o Amor, com a Felicidade, com a Paz, com a Liberdade reside na Revelação da Verdade sobre Deus, que é a Realidade deste Ser, que é a Vida aqui e agora, Algo se revelando aqui e agora quando não há mais ilusões. Assumir a Realidade d'Aquilo que Você é é assumir a Verdade da Vida como ela é, sem a imaginação do que a Vida deveria ser, do que eu preciso ser, do que eu sou e preciso me livrar.

Aquilo que eu sou, disso tenho que me livrar: essa é a ideia; ou aquilo que eu sou não é suficiente e eu preciso ser melhor, maior, mais amplo, eu preciso ser diferente; a ideia de ser ou deixar de ser, a ideia de ser ou de vir a ser, ou a ideia do que me falta ter e que preciso ter, ou a ideia daquilo que eu tenho que não é legal, que não é bom, que é ruim, do qual tenho que me livrar. Assim, nós estamos vivendo no campo das ideias, no terreno dos pensamentos.

Romper com isso é tomar ciência da Realidade da Vida como ela acontece, quando a ilusão desse "eu sou" ou "eu não sou", ou "eu tenho que deixar de ser" não está mais presente. "Eu preciso deixar de ser, de ser alguém infeliz, problemático; eu preciso me tornar alguém amoroso, feliz, bem sucedido, inteligente": tudo isso termina quando nós temos a ciência da Realidade do momento, a ciência da Realidade da Vida. Então a Vida está presente, não há mais a ilusão do "eu".

É isso que estamos aqui trabalhando com você em encontros on-line nos finais de semana. São dois dias juntos: sábado e domingo. Além desses encontros on-line que nós temos aqui nos finais de semana, temos encontros presenciais e, também, retiros. Se isso que você acaba de ouvir é algo que faz algum sentido para você, já fica aqui um convite.

Setembro de 2025
Gravatá-PE
Mais informações

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Como encontrar Deus? | Meditação: o que é? | Aprender sobre Autoconhecimento | Sabedoria do Silêncio

A maneira como estamos diante dos acontecimentos, das situações quando surgem, de tudo o que aparece aqui, na vida, a forma como estamos lidando com isso é algo que nós precisamos investigar. Nós estamos lidando com a vida como ela acontece a partir de uma ótica, de uma visão particular de mundo onde está presente, nesta visão, o equívoco, o erro, a ilusão, a presença da ignorância. Nos falta uma visão real da vida, a presença do Silêncio para a Sabedoria.

Eu quero tocar com você aqui em alguns assuntos, um deles é a beleza do Silêncio da Sabedoria. Nós precisamos do Silêncio, precisamos da Sabedoria do Silêncio para lidar com a vida. Você pode ser muito capaz de lidar com situações de uma forma inteligente, esclarecida e muito hábil.

Portanto, do ponto de vista de lidar com assuntos externos, com assuntos técnicos, profissionais, a sua habilidade para ganhar a vida, para ganhar dinheiro, para construir, para empreender, todo tipo de conhecimento e experiência e inteligência você pode ter. Essa qualidade de inteligência é a inteligência comum.

Aqui estamos com você investigando uma qualidade de Presença, de ciência da vida, que eu tenho chamado de Divina Inteligência, de Sabedoria Divina, que é a Sabedoria do Silêncio. Portanto, você pode ter todo tipo de habilidade e capacidade para lidar com todo tipo de assunto externo e, no entanto, na ausência desta Sabedoria do Silêncio, desta Sabedoria Divina, desta Inteligência Espiritual, não saber lidar consigo mesmo. Então, você lida com assuntos externos, mas não lida com os assuntos internos.

Observe que nós não sabemos o que é a presença do pensamento, da sensação, do sentimento e da emoção dentro de cada um de nós. Nós estamos constantemente dando uma resposta para a vida, numa aproximação dela inadequada, equivocada, porque nós não nos conhecemos - isso é um fato.

Se você, de fato, tivesse ciência da verdade sobre você - que você não tem -, você não teria problemas internos, como estresse, ansiedade, medo, ira, raiva, problemas de inveja, ciúme, apegos, você não teria sofrimento psicológico, porque isso é algo que está presente em razão da ignorância, da ausência da Sabedoria, da ausência dessa qualidade de Inteligência, que é a Inteligência Divina - e é o que estamos aqui, com você, explorando, investigando.

Nós precisamos da Ciência Divina, precisamos da resposta para a pergunta "como encontrar Deus?" Algumas pessoas partem para uma busca, empreendem, investem em um caminho, nessa assim chamada jornada espiritual. Então, a partir de livros, de práticas esotéricas ou espiritualistas, elas empreendem uma jornada. Aqui, com você, estamos tocando na investigação desta questão, deste verdadeiro encontro com Deus, e estamos colocando pra você que nada disso é real.

Você não pode encontrar a Realidade Divina do lado de fora, fazendo uma caminhada, uma jornada, para o exterior, para o externo. A Realidade Divina é a Verdade deste Ser, que é Você em sua Natureza Essencial. É a partir do aprender sobre você. Aprender sobre si mesmo é aprender sobre o Autoconhecimento. É isso que irá lhe dar uma clara visão da Verdade sobre Você para o descarte da ilusão que lhe impede de ter real ciência de que a Verdade Divina já está presente.

Deus não é algo para ser encontrado no final de uma jornada, algo para ser encontrado nos livros sagrados ou em práticas espirituais ou esotéricas, Deus é a Realidade que se revela aqui e agora, quando temos o descarte da ilusão, quando temos o descarte da equivocada visão sobre quem nós somos. Aqui se trata da investigação da natureza do "eu", da natureza da mente, da natureza do ego. Essa investigação é a presença da Meditação.

O que é Meditação? A Verdade sobre a Meditação, o que ela é? É a investigação da natureza daquele que se envolve com a prática, se envolve com a técnica, se envolve com a meditação. A presença da Real Meditação não requer técnica, não requer prática; requer a investigação da natureza deste elemento presente que se propõe a praticar, que se propõe a meditar e que também se propõe a buscar Deus.

O problema com a busca é que o buscador está presente tendo um alvo, e esse alvo está no futuro, e ele precisa de uma jornada. Aqui, investigar a verdade é compreender a ilusão do pensamento, estabelecendo a presença do tempo para ter um encontro no futuro. Não existe tal coisa como o futuro; a Realidade está presente aqui. Aqui e agora, além da própria ideia deste aqui e deste agora.

A Realidade Divina não está no tempo, não é algo que você irá encontrar. Você, como uma pessoa, como alguém, é a imaginação do próprio pensamento, porque a Realidade sobre Você é a Verdade sobre Deus. A ideia de alguém é o pensamento sobre uma pessoa, enquanto que a Realidade de Ser não é uma pessoa. Toda esta visão, revelação, clareza, surge quando temos a presença deste aprender sobre nós mesmos, que é o aprender sobre o Autoconhecimento.

Então, a mente, se tornando ciente de suas reações, de todo interno movimento presente nela, se aquieta, um espaço surge, e nesse espaço se revela a Verdade deste Ser, que é a Realidade de Deus. Quando isso está presente, a presença da Sabedoria é o Silêncio; esse Silêncio é o contato com o momento presente, com a vida como ela acontece, em seu aspecto interno e externo, sem conflito, sem desordem, confusão ou sofrimento.

Portanto, nós precisamos descobrir a beleza deste encontro, a beleza da constatação do momento, daquilo que neste momento está além do tempo: é a ciência do Amor, da Felicidade, da Paz, da Liberdade. Aqui está presente, neste momento, se revelando, nesta qualidade de mente, nesta qualidade de cérebro, a presença do Silêncio, a presença da Sabedoria.

Nós temos um modo agitado, ansioso, estressado de lidar com a vida como ela acontece, porque estamos sempre olhando para a vida a partir da separação, porque olhamos para o momento presente a partir da ideia de alguém, que é o "eu", que vive dentro de uma profunda insatisfação consigo mesmo, nele próprio, porque temos uma mente inquieta, uma mente agitada. É a presença da consciência egoica a inquietude, o sofrimento, a estrutura de separação, onde alguém está presente lidando com a vida, como se houvesse uma separação entre a vida e esta pessoa.

Por que precisamos aprender sobre nós mesmos? Porque é neste aprender que se revela Aquilo que está fora do "eu", fora do ego, fora da mente. É neste aprender que se revela esta qualidade de mente e de cérebro, onde há esse espaço de Silêncio, onde há esta visão da vida sem a separação. Esta é a presença da Sabedoria Divina, da Sabedoria de Deus, da Sabedoria do Silêncio. Alguns chamam isso de o Despertar da Consciência, Iluminação Espiritual, é a Ciência da Vida como de fato ela é quando não há mais qualquer ilusão. Esse é o seu verdadeiro encontro com Deus.

Agora, observe com cuidado isso: não é alguém tendo um encontro, aqui estamos nos referindo à presença de um contato, de uma comunhão, de uma constatação de que não existe o "eu", de que não existe essa pessoa. A Realização da Verdade é a compreensão do equívoco, é a compreensão do engano, é a dissolução da ilusão. Uma vez compreendido, esclarecido isso, o equívoco desaparece, o erro se dissolve, a ilusão termina. Não existe tal coisa como alguém e a vida.

Portanto, como seres humanos, nós somos diferentes uns dos outros no aspecto externo, físico. Mas do ponto de vista psicológico, o ser humano desde sempre vem carregando um fundo de condicionamento mental, de condicionamento psicológico, que é comum a todos. Quando você se dá conta, quando você toma ciência deste quadro, desta condição psicológica, em razão da compreensão de si mesmo, isso se dissolve. Então há Algo que se mostra presente, que não é mais esse "mim", essa pessoa, é a presença da Verdade.

Portanto, a Realidade do ser humano é a Realidade Divina. No entanto, aquilo que estamos vendo como a verdade do ser humano, nessa condição psicológica de consciência coletiva, de consciência egoica, é a ilusão da separação e, portanto, da confusão, dos problemas e do sofrimento humano. Você nasceu para a ciência de que há Algo presente aqui que nunca nasceu. Este Algo presente é a presença da própria Vida, que é a presença da Verdade, que é a presença de Deus. Essa é a Natureza do seu Ser, essa é a Natureza do Silêncio.

Portanto, o Silêncio revela a Vida. Seu Natural Estado de Ser é a presença deste Silêncio. Nós fomos educados para ter uma ideia, uma crença, um conceito sobre Deus, como um elemento também separado de nós mesmos, assim como a própria vida. Assim, fomos educados para uma imagem, para uma crença. A Realidade da Vida não é uma crença, não é uma imagem, é aquilo que aqui está presente sendo a própria Vida, o próprio Mistério, Aquilo que é indescritível; e esta Verdade não se separa d'Aquilo que é Você em sua Natureza Verdadeira.

Portanto, estamos juntos trabalhando isso. Esta Autorrealização, Iluminação Espiritual ou Despertar - há diversos nomes para esse estado livre da ignorância e, portanto, do sofrimento. Há diversos nomes para este estado de Sabedoria, de Ser, mas o nome não importa. Nós estamos aqui para ter a ciência desta dada coisa, além das palavras, além de qualquer ideia ou crença sobre isso. Esse é o seu real encontro com Deus. Essa é a real resposta para a pergunta "como encontrar Deus?" Não é alguém, é a Realidade de Deus presente.

É o que estamos aqui, com você, trabalhando em encontros online nos finais de semana. Nós temos dois dias juntos - sábado e domingo - para esses encontros. Além dos encontros, nós temos encontros presenciais e, também, retiros. Se isso que você acaba de ouvir é algo que faz algum sentido pra você, já fica aqui o convite.

Setembro de 2025
Gravatá-PE
Mais informações

terça-feira, 16 de junho de 2026

Como encontrar Deus? Meditação: o que é? Aprender sobre Autoconhecimento. Sabedoria humana.

É interessante o fato de investigarmos esta questão da limitação. Eu quero tocar com você aqui na verdade desta limitação daquilo que entendemos, que aceitamos ou compreendemos, e que gira em torno dessa ideia de sabedoria. Para nós a ideia é de sabedoria humana. Há algo presente no conhecimento, que é a presença da limitação. Por mais amplo e profundo, representativo e significativo que seja o conhecimento, ele sempre estará carregando uma sombra, a sombra da limitação.

Como seres humanos, nós estamos nos desenvolvendo, evoluindo tecnologicamente, cientificamente, biologicamente. Assim, em diversas outras áreas está havendo um crescimento, uma expansão, uma evolução. A nossa confiança é muito grande nessa, assim chamada, sabedoria, que é a sabedoria humana. Aqui nós queremos investigar isso com você.

Observe que, apesar de tudo o que nós temos alcançado, obtido, realizado nas diversas áreas do conhecimento humano - na física, na química, na biologia, na tecnologia -, a maioria dos seres humanos, nesse aspecto de vida de pessoa, continua confuso, aflito, preocupado, em desordem, em sofrimento.

Haverá uma qualidade de vida diferente da que nós conhecemos, dessa que estamos vivendo? Se essa qualidade de vida é real, de fato ela não está no campo do conhecido, não está dentro desse padrão reconhecível que nós temos para a vida. E é isso que estamos aqui propondo para você: a investigação da possibilidade da descoberta da Vida fora daquilo que nós conhecemos, fora de toda essa limitação que nós conhecemos nessa, assim chamada, sabedoria humana.

A Vida Real é a presença da Verdade; nela está a ciência d'Aquilo que está além do conhecido; além do conhecido e, naturalmente, além daquilo que nós conhecemos nesta vida comum, nesta vida onde temos presente apenas a presença da sabedoria humana. Assumir a Realidade, a Verdade, a Ciência da Vida é se aproximar de algo novo, de algo que não faz parte do pensamento e, portanto, não faz parte daquilo que nós reconhecemos: é a presença do Desconhecido. Essa é a presença da Sabedoria Divina, da Sabedoria de Deus, algo que se revela neste encontro com Deus.

Portanto, aqui a pergunta é: como encontrar Deus? Temos que colocar de lado a ideia comum que temos, conhecida que temos, dentro do conhecido que nós reconhecemos, de que Deus é algo que está lá nos aguardando, esperando por nós, e que podemos ter um encontro com Ele; de que nós temos que sair deste momento e ir em direção ao futuro, temos que sair deste lugar para aquele outro lugar, percorrer essa distância e superar essa questão do tempo entre o presente e o futuro para ter um encontro com Deus.

Aqui, quando usamos a palavra "Deus", o apontar é para algo que está além da ideia, do pensamento, de algo ou de alguma coisa lá, em algum lugar, separado daquilo que aqui está presente, separado deste momento aqui e agora, separado daquilo que nós somos. Nós descartamos isso, porque estamos diante de uma construção do pensamento. É o pensamento que tem nos dado essa visão particular de quem nós somos e do que Deus representa, de onde nós estamos e aonde Deus de se encontra.

Há uma Realidade presente, e essa Realidade é o Desconhecido, é o Indescritível, é Aquilo que está além das palavras, além dos símbolos e das imagens, é a Realidade Divina. Ela não se encontra no tempo, ela não se encontra no espaço. É a Realidade deste Ser, sem uma separação real entre aquilo que este Ser representa e a Vida. Você não é quem acredita ser. Você acredita na pessoa que o pensamento imagina sobre você.

Um pensamento que você tem é uma imagem que surge no cérebro, na mente. Isso não pode ser a realidade sobre você, é somente um pensamento. Assim, quando você tem uma descrição sobre si mesmo e me conta, o uso da fala, das palavras, é o uso de imagens, de símbolos mentais, e isso não é você. Nenhuma ideia, nenhum conceito, nenhuma descrição sobre você é a Realidade do seu Ser. Se aproximar e aprender sobre isso é algo fundamental.

A humanidade vem há milênios vivendo a vida sem a ciência da Vida. Não há ciência da Vida, porque a humanidade não carrega a ciência. Nós, como seres humanos, não temos a ciência sobre nós mesmos, nós não estudamos isso, não investigamos isso, não temos trabalhado nisso. Nós estamos evoluindo, crescendo, estamos nos ampliando cientificamente, tecnologicamente, no entanto, do ponto de vista interno, psicológico, nós continuamos os mesmos.

Há trezentos anos, há quinhentos anos, há dois mil anos, há cinco mil anos atrás, lá estava a inveja, o ciúme, a raiva, o medo, estavam com nomes diferentes, mas lá estavam a ansiedade, a depressão. Então se passaram todos esses anos e, psicologicamente, nós somos os mesmos. Hoje temos meios de transportes rápidos, de comunicação muito rápida, temos facilidades, conforto e, para alguns, alimentação. Curiosamente, nós continuamos sofrendo, não só fisicamente, todo o tipo de limitação, porque estamos desorganizados como, por exemplo, nesta questão da distribuição de alimentos, onde nem todo mundo tem alimentos suficientes.

Então, apesar de tudo o que nós construímos, realizamos, internamente, psicologicamente, nós continuamos possessivos, ambiciosos, avarentos, violentos, controladores, somos criaturas carregadas de problemas. O que é que nos falta? Nos falta a ciência de nós mesmos, nos falta a compreensão da Verdade da Realidade da Vida. A vida que conhecemos é a vida que o pensamento tem moldado.

Toda estrutura religiosa, política, social, econômica, tudo aquilo que como seres humanos construímos, construímos dentro da mecânica da mente com os seus pensamentos. Estamos vivendo dentro da limitação do pensamento, e o pensamento em nós, de uma forma desorganizada, está criando problemas desde sempre. Será possível uma vida livre do pensamento, livre desta condução, condição, posição que o pensamento tem estabelecido?

A real compreensão disso requer a presença da Sabedoria Divina, porque essa, assim chamada, sabedoria humana não resolveu nada disso. A presença dessa Sabedoria requer o estudo de nós mesmos. A base para a Sabedoria, para a Real Sabedoria, consiste nesse aprender sobre o Autoconhecimento. É quando você aprende sobre como você funciona que você pode se livrar dessa ideia desse "mim", desse "eu", que carrega esse modelo psicológico de condicionamento humano, de existência humana.

Assim, nós estamos apenas sustentando a mesma condição dos que chegaram aqui antes de nós. A presença da visão da Verdade, da Realidade, da Vida, d'Aquilo que somos em nossa Natureza Essencial é a Liberação da ignorância e, portanto, de toda essa confusão que acabamos de colocar, de todo esse sofrimento que estamos produzindo no mundo como seres humanos, em nossas relações.

Aprender sobre o Autoconhecimento é tomar ciência da Realidade Divina, da Realidade de Deus, d'Aquilo que aqui está presente além do ego, além da mente. Então, nós precisamos tomar ciência disso, assumir a Realidade desta Verdade, d'Aquilo que está além do conhecido. É nesse sentido que a pergunta "como encontrar Deus" faz todo o sentido. Esse encontro com Deus é o constar do Desconhecido. Aqui a palavra "Deus" no sentido d'Aquilo que está além da mente, d'Aquilo que está além do tempo e, portanto, além das crenças.

Não é esse "eu", esse ego, tendo um encontro com Deus; é a Realidade de Deus, é a Realidade deste Ser, d'Aquilo que está além do conhecido se revelando aqui e agora. Então, esse sentido do ego, de pessoa, de mente como nós conhecemos, se dissolve. Neste aprender sobre o Autoconhecimento temos a resposta para a pergunta: "como encontrar Deus?" É aqui que está a resposta, porque é exatamente neste momento que se revela a arte de Ser pura Presença, pura Consciência - aqui eu me refiro a esta Real Consciência, a esta Divina Consciência.

A Sabedoria é a Revelação desta Inteligência Suprema, que está presente além dessa mente, que é a mente condicionada, que é a psicológica condição de cultura de sociedade, de mundo como nós acabamos de colocar. Ir além dessa história humana, dessa memória psicológica, dessa limitação do "eu", isso é o fim para o medo, isso é o fim para o sofrimento, isso é o fim para a confusão. Então, o que é Meditação? O que é esta arte de meditar? Meditar é assumir a Realidade d'Aquilo que aqui está presente.

Quando temos a presença da Meditação, não há alguém meditando. A presença da Meditação é a Revelação d'Aquilo que aqui está presente além da mente, além do conhecido e, portanto além do pensamento. Assim, nós estamos aqui com você nos dedicando a isso, a explorar esse assunto, a investigar isso. A Felicidade, o Amor, a Liberdade, a Paz é algo presente quando não há mais o "eu".

O ser humano vem há milênios vivendo assim, mas aqui estamos dizendo para você: você não precisa continuar assim. Quando olhamos para os nossos pais, nossos avós ou bisavós, nossos ascendentes, eles viveram assim, e os nossos descendentes continuarão assim, a não ser que o Despertar esteja presente, esse Acordar se revele aqui e agora. É por isso que aqui estamos com você lhe convidando para a Vida Divina, para a Vida Real em Sabedoria, em Amor, em Liberdade.

O que nos dá a base para uma relação com o outro, com nós mesmos, com a Vida em suas diversas expressões, o que nos dá a base para as nossas relações, onde está presente a comunhão, a Liberdade, a Felicidade, é a ciência do seu próprio Ser. Uma vida livre da mente é uma vida onde Algo novo está presente; este Algo novo é Aquilo que aqui está se revelando momento a momento como o Desconhecido. Esse Desconhecido é a Presença da Verdade, é a Presença da Alegria, é a Presença da Paz.

Será possível a vida assim? Sem estresse, ansiedade, medo, raiva, ciúme, inveja, posses, controles; a ideia de alguém presente tendo isso, controlando, possuindo, agarrado. Uma vida livre de estresse, de toda a forma de ansiedade, de depressão, onde o Amor está presente, onde Deus é a Realidade do momento. Esse é o encontro com Deus. Neste encontro com Deus, o outro, a vida, tudo à sua volta é esta única Realidade.

É o que estamos vendo aqui, com você, aos sábados e domingos em encontros on-line - são dois dias juntos. Fora os encontros on-line, nós temos encontros presenciais e, também, retiros. Se isso que você acaba de ouvir é algo que faz algum sentido para você, já fica aqui um convite.

Setembro de 2025
Gravatá-PE
Mais informações

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Joel Goldsmith. O Despertar da Consciência Mística. O que é a Verdadeira Liberdade? Marcos Gualberto

GC: Olá, pessoal! Estamos aqui para mais um videocast, novamente o Mestre Gualberto aqui conosco. Gratidão, Mestre, pela presença. Hoje eu vou ler um trecho de um livro do Joel Goldsmith chamado "O Despertar da Consciência Mística". Em um trecho desse livro, Mestre, o Joel faz o seguinte comentário: "A aceitação do que é, sem resistência, é o caminho para a paz interior." Bom, dentro desse assunto, o Mestre pode compartilhar a sua visão sobre o que é a verdadeira Liberdade?

MG: Gilson, a ciência de Ser, a Verdade sobre você, a Realidade sobre a vida, a Verdade sobre Deus - essa é a definição para a pergunta "O que é Liberdade?". Agora, observe: tudo que acabamos de colocar, todas essas frases não representam absolutamente nada quando olhamos do ponto de vista intelectual. Quando nós vamos ao dicionário, nós temos o significado para todas as palavras. Quando você busca o significado de uma palavra, você encontra o significado daquela expressão, mas o significado verbal não é o significado real; há uma diferença entre a palavra e a própria coisa. A palavra "amor" não é Amor; a palavra "liberdade" não é Liberdade.

Nós temos diversas formas para "liberdade" colocando em palavras, e em palavras podemos dar diversos significados para essa expressão. Nós geralmente usamos a expressão "liberdade" para liberdade econômica, liberdade de expressão, liberdade de ação, liberdade financeira, emocional, liberdade para ir e vir. Nós temos diversas formas, nós empregamos essa expressão para diversos significados, mas aqui tratamos com você da ciência do Divino, da ciência da Verdade. Estamos aqui, colocando para você o sentido de um significado novo para esta expressão.

Observem que na vida "liberdade" também é sinônimo de espaço; sem espaço não se pode falar em liberdade. Quando temos o espaço temos a liberdade. Agora, olhe para aquilo que nos interessa aqui, investigando esta expressão: psicologicamente, dentro de nós mesmos, em nossa mente, em nosso coração, nós desconhecemos a Liberdade porque estamos vivendo dentro de padrões de sentimentos, de emoções e pensamentos dentro de uma restrição, em restrições diversas. A nossa relação com o outro, com nós mesmos e com a vida é bem estreita, é bem limitada. Nós não temos a presença do espaço, assim desconhecemos a Verdade da Liberdade.

A presença da Liberdade é o espaço que nos possibilita, na relação com o outro, assim como em nossa relação com nós mesmos, internamente, desfrutarmos de Paz, de Silêncio, de Amor. Assim, eu diria que a verdadeira Liberdade consiste na ciência deste Ser, que é a ciência de Deus. Não se trata da liberdade política, da liberdade econômica, da liberdade de expressão ou de alguma outra forma de liberdade, e sim da Liberdade para o Amor, para a Paz, para a Felicidade, algo que se mostra possível quando nós temos uma compreensão da Verdade sobre nós mesmos.

Observe que as pessoas falam, escrevem, compõem músicas com o tema da liberdade, mas isso fica apenas no campo das ideias, no campo das teorias, apenas no terreno dos desejos. Nós não assumimos a Verdade vivencial da Liberdade, e não assumimos porque não entramos em um contato direto com aquilo que nós somos. Nós ficamos na ideologia, no conceito, na ideia, na intenção, mas não na vivência direta da experiência daquilo que está aqui presente, se revelando como aquilo que nós somos dentro das relações - da relação com ele ou ela, da relação com nós mesmos, da relação com a vida. Então, não temos a ciência disso de uma forma direta.

O que estamos aqui colocando é que não conseguimos colocar em palavras - é o que estamos fazendo aqui, nestas colocações, lhe dizendo com muita clareza que a Realidade ou a Verdade da Liberdade não se restringe a colocações teóricas de palavras, de desejos, de ideias. só podemos saber, de fato, o que é a Verdade da Liberdade, assumindo aquilo que nós somos em nossa Natureza essencial - o que requer a presença do Despertar da Consciência, da verdadeira visão de Deus, da verdadeira ciência da vida. É o que estamos juntos, aqui, com você trabalhando, com você aprofundando. A presença desse contato, a Verdade desta visão, a clareza deste momento que podemos chamar de Liberdade, é algo indescritível. Você nasceu para a Realidade do seu Ser, para a Verdade sobre Deus.

Aqui a expressão "Deus", não no sentido de uma ideia, de uma crença ou também um conceito, mas de um experimentar direto da Felicidade Suprema, do Amor Supremo. É no Amor Supremo, na Felicidade verdadeira que está presente aquilo que, de fato, podemos chamar de real Liberdade. A Liberdade é algo que diz respeito ao seu Ser, à presença da vida livre do ego, livre do "eu", livre da "pessoa". Esse sentido de identidade que temos é uma limitação. Estamos vivendo dentro de um quadro de ilusão, numa circunscrição de ignorância, presos a um programa de modelo de consciência coletiva, de consciência social, de consciência mundana, o que representa uma qualidade de vida dormindo, sonhando.

O seu contato real com a vida é um contato onde não há uma separação entre você e a vida como ela é, e nela há sim, Liberdade, quando o ego não está, quando o "eu" não está. É o que estamos aqui com você para compreender, para vivenciar. Esta é a presença da real Liberdade, esta é a presença da Verdade do seu Ser. Alguns chamam de "Iluminação Espiritual" ou "Despertar da Consciência"; Aquilo que é indescritível, inominável, Aquilo que está além das palavras, além dos pensamentos.

GC: Mestre, nós temos uma pergunta de um inscrito aqui no canal, que fez o seguinte comentário: "Mestre, como viver o verdadeiro amor nas relações?"

MG: Gilson, essa é uma boa pergunta. Nós desconhecemos a Verdade do Amor. Nós temos sentimentos por pessoas, elas têm sentimentos por nós. Nós nos relacionamos tendo por base a presença do pensamento e do sentimento. Enquanto você é agradável comigo nessa relação, enquanto os nossos pensamentos e sentimentos permanecerem agradáveis, esse prazer presente na relação nós chamamos de "amor". Quando começamos a discordar em pensamentos e a discordar em sentimentos, a forma como nós nos tratamos muda completamente, e com essa mudança temos a diferença; não temos mais a presença do prazer, temos algo que não é mais o prazer na relação.

Nós usamos a expressão "amor" para esta afinidade de pensamento, sentimento, sensação e emoção, o que representa a presença do prazer. Aquilo que nos faz ter esta aproximação do outro, a boa lembrança do outro, o pensamento agradável sobre ele ou ela, nós chamamos de "amor", mas a base central, o fundamento disso é, na realidade, sensação, satisfação, preenchimento, prazer. Quando isso altera nós temos a presença do ressentimento, da mágoa, da tristeza, da raiva, do ciúme. Então, o que nós chamamos de "amor" é algo que altera, é algo que muda. Nós estamos constantemente vivendo experiências de sensações. Se elas são agradáveis, nos apegamos a elas; se elas são desagradáveis, nós nos afastamos ou não queremos mais.

Aqui, juntos, nós temos que investigar essa questão da Verdade do Amor. O Amor é aquilo que está presente quando não existe mais aquilo que nós conhecemos por "amor". Veja, não há qualquer possibilidade da descrição verbal, em palavras, do que é o Amor, mas nós podemos investigar - e sim, fazendo uso de expressões e de palavras - aquilo que o Amor não é. O Amor não é posse, o Amor não é controle - veja, a posse sobre o outro, o desejo de possuir - não é controle, não é exercer domínio para que o outro, nesta posse, possa me preencher.

Assim, investigando o que não é o Amor, aquilo que está presente em nossos relacionamentos em geral não é a presença do Amor, porque está presente o controle, está presente a posse, está presente a dependência. Tudo isso é violência, é medo, e se isso está presente, qualquer mudança de pensamento e sentimento revela que, por detrás do prazer, o que temos presente é esta condição dentro do relacionamento. Portanto, o que nós chamamos de "relações" são relações onde o que está presente é a presença, nestes relacionamentos, de toda forma de problema, que se mantém oculto até que isso se declare, quando temos a frustração, a decepção, a traição. E isso se mostra com muito mais frequência do que nós imaginamos. Tudo parece que começa bem, mas na verdade estamos apenas num jogo de aparências, quando o que está oculto por detrás daquilo que é aparente é outra coisa.

A Realidade da vida, livre do ego, livre da dependência, livre do apego, do controle, da inveja, do ciúme, da posse. Quando temos a Liberdade de uma relação onde não temos a presença do "eu", a presença deste autocentramento, desta busca de preenchimento, prazer e realização de sensação nele ou nela, temos Aquilo que está presente além desta separação, desta dualidade. Portanto, a Verdade do Amor é a Realidade deste Ser, Aquilo que aqui está presente quando não há mais a ilusão do pensamento, do sentimento e da sensação para este centro, que é o "eu", que é o ego.

A verdade é que, neste centro, neste ego, todas as nossas razões, motivos, intenções, interesses, desejos, tudo isso gira em torno da busca de um preenchimento particular, de um autocentramento, o que na verdade nos isola e nos separa. Este isolacionismo, esta separação é, na verdade, a presença do conflito. Repare, o conflito já está presente, o sofrimento já está presente, mas ele está oculto. Você não se dá conta que, por detrás deste prazer, preenchimento e satisfação na relação não é o Amor e sim dependência, medo, ciúme, posse, controle. É assim que na mente nós estamos vivendo; esse é o movimento do pensamento em nós, esse é o movimento do ego.

Nós precisamos ir além do "eu", além do ego, além desse sentido de alguém presente que precisa encontrar nele ou nela algum nível de preenchimento, para de fato nesta Felicidade de Ser, nesta Liberdade de Ser, aqui estar presente a Realidade do Amor. E quando o Amor está presente a sua relação com ele ou ela não é mais de dependência, de medo, de carência, de busca nele ou nela, de alguma coisa. Portanto, viver a Verdade d'Aquilo que é você em sua natureza essencial é assumir a Realidade do Amor. Então este Amor está presente, mas não é o outro a presença deste Amor, não é o outro o preenchimento deste Amor, não é o outro a alegria deste Amor.

Quando o Amor está presente o outro, a vida, tudo à sua volta está incluso, é parte deste Amor, porque você em sua natureza essencial é a Verdade Divina, é a Verdade da Felicidade. Assim, a presença do Amor é o que temos, na vida, de mais precioso, mas não é possível a presença do Amor quando o ego está, quando o sentido de separação entre você e ele ou ela está presente. Livres do sentido do "eu", o outro é parte desta comunhão de Presença Divina. O outro é a Realidade deste Ser. Se não há separação, aquilo que está presente na vida é a presença do Amor. Assim, não podemos colocar em palavras o que é o Amor, mas podemos tomar ciência da Realidade d'Aquilo que aqui está presente, neste momento, como sendo a Realidade de Deus.

GC: Mestre, nós temos outra pergunta de outro inscrito aqui no canal. O Maurício fez o seguinte comentário: "Como faço para abandonar meus desejos particulares?"

MG: Gilson, a ideia de se libertar - repare - de desejos pessoais é apenas uma ideia! Investigar a natureza do "eu" é compreender a natureza dos desejos. O "eu" é esse sentido de insatisfação; na insatisfação está presente a ânsia de alguma coisa, o tempo todo. Portanto, se libertar dos desejos pessoais significa compreender a natureza do "eu", ter uma visão clara do que o desejo representa. O desejo é a presença da insatisfação; o "eu" é essa insatisfação presente, é esta incompletude. Tomar ciência das nossas reações, ver com clareza como a mente funciona, aqui neste momento, a cada instante, no contato com o momento presente.

Quando você se depara com algo, você tem uma percepção. Ao surgir aquela percepção daquela dada coisa, um pensamento sobre aquilo surge; juntamente, uma sensação aparece. Nesse momento o pensamento se projeta para se preencher naquele objeto - é a presença do pensamento, quando ele se projeta para se preencher psicologicamente em alguma coisa. A partir desta percepção é que surge o desejo. Será possível, na vida, tomarmos ciência da mecânica da percepção, da sensação e do pensamento? Desta projeção do pensamento para se preencher naquele objeto?

Observe que é o movimento do pensamento. Ao se projetar ele cria uma identidade que irá se preencher naquela sensação. Então, neste momento a Realidade do instante é perdida, porque o movimento do pensamento é de projeção para o que ele deseja realizar. Então surge a presença do futuro, do futuro para ser feliz, do futuro para se preencher, se satisfazer. Então, nós estamos constantemente em um movimento de alcançar algo para ser feliz ou de se livrar de alguma coisa - que também, ainda, é uma forma de desejo - para ser feliz. Alienados deste instante, deste momento presente, estamos vivendo, psicologicamente, no pensamento, na sensação, na imaginação, na ânsia por alguma coisa.

Observe que isso é, basicamente, sofrimento. Se libertar do sofrimento significa estar aqui e agora, livre do movimento de projeção do pensamento no desejo - no desejo de obter ou no desejo de se livrar. Talvez a sua pergunta seja exatamente essa. Você pergunta: "Como me livrar dos meus desejos pessoais?" Tome ciência do movimento do "eu". É a presença do "eu", da ilusão de uma identidade aqui e agora presente, na insatisfação, se projetando a partir do pensamento para se preencher no futuro a base que sustenta o sofrimento do desejo.

GC: Gratidão, Mestre, já fechou nosso tempo. Gratidão por mais este videocast. E, para você que está acompanhando o videocast até o final, e deseja realmente viver estas verdades, fica o convite para participar dos encontros intensivos de final de semana que o Mestre Gualberto proporciona. Esses encontros são muito mais profundos e transformadores do que estes vídeos aqui no YouTube. Primeiro, porque o Mestre responde ao vivo às nossas perguntas, e segundo e mais impactante é que, pelo Mestre já viver nesse Estado Desperto de Consciência, ele compartilha ao Seu redor, um campo de Presença, de Poder e Graça. E nesses encontros a gente acaba pegando uma carona nesse campo de Presença do Mestre. E, pegando essa carona com o Mestre, de maneira espontânea e sem nenhum esforço, entramos no Estado Meditativo, silenciamos nossas mentes e podemos ter uma visão e uma compreensão desses assuntos que são tratados aqui no canal.

Então, fica o convite: no primeiro comentário, fixado, tem um link do WhatsApp para poder participar desses encontros. Já aproveita, dá o like no vídeo; se não for inscrito, se inscreve no canal. E, Mestre, mais uma vez gratidão pelo videocast.

Setembro de 2025
Gravatá-PE
Mais informações

terça-feira, 9 de junho de 2026

Como encontrar Deus? Meditação: o que é? Aprender sobre Autoconhecimento. Sabedoria: como adquirir?

Aqui a pergunta é: "Como adquirir a sabedoria?" O pensamento, em geral, é algo que se adquire, que se obtém, que se realiza. Nós estamos sempre à procura de alguma coisa; a ideia é que existe alguma coisa lá fora para se obter, conquistar, adquirir, vencer, realizar. Nós estamos, constantemente, em uma ideia, em um pensamento que se relaciona com o futuro para algum nível de satisfação, de preenchimento, de realização.

Assim, quando tocamos aqui na questão da sabedoria, mais uma vez, colocamos um ideal: "Eu não sou suficientemente sábio, eu preciso adquirir a sabedoria. Eu não tenho suficiente inteligência, eu tenho que adquirir a inteligência. Eu não tenho liberdade suficiente, o amor suficiente, a paz suficiente." Assim, a ideia é obter isso, alcançar isso, realizar isso.

Qual será a verdade da sabedoria? Veja, a sua proposta, o seu ideal é adquirir. Esse é o propósito, essa é a sua proposta, essa é a razão da sua busca. Mas compreenda: Sabedoria é a ciência da Realidade. A direta ciência da Realidade é a presença da Sabedoria. O ponto é que a Realidade não está lá fora, não está do lado de fora, não está em uma proposta, em um objetivo, em um alvo A realidade da Sabedoria está na ciência daquilo que aqui está presente se revelando.

Portanto, o grande segredo para a ciência da Sabedoria é exatamente não se mover para o futuro, porque o que é esse movimento para o futuro, senão um ideal de vir a ser, enquanto que a realidade da Sabedoria consiste em Ser. Você não irá se tornar sábio, você não irá ser sábio, você não irá alcançar, no conhecimento, na experiência, a sabedoria. É a ciência da Vida em Ser a presença da Sabedoria.

E como posso tomar ciência de Ser? Deixando, exatamente, esse vir a ser, esse obter, esse realizar no futuro. É por isso que temos enfatizado aqui a base para a Inteligência. Eu não me refiro à inteligência técnica, à inteligência científica, à inteligência espacial, à inteligência para lidar com assuntos neste sonho de existência que conhecemos. Aqui eu me refiro à presença da Inteligência Divina. A presença dessa Inteligência não requer conhecimento e experiência.

É interessante investigarmos a diferença aqui entre a presença da Sabedoria, a diferença entre o que a Sabedoria representa e a experiência do que o conhecimento significa. Nós temos a experiência do conhecimento. Conhecimento nos dá a experiência; a experiência amplia e aprofunda todo o conhecimento que adquirimos. No entanto, isso não é sabedoria. Isso nos dá a habilidade de ganhar a vida. O exercício de uma profissão, a sua capacidade de ganhar dinheiro naquela profissão requer conhecimento, experiência em razão da prática e do exercício.

Então, na razão em que você se exercita, pratica, adquire maiores conhecimentos e aprofunda toda essa experiência, e isso lhe habilita a ser um profissional melhor. Assim, aquilo que nós chamamos de inteligência para lidar com assuntos técnicos, científicos, neste sonho da vida, neste sonho da existência, é algo diferente da realidade da Inteligência Divina, que é Sabedoria. Aqui se trata de lidar com a vida em sua totalidade, por exemplo, em nossas relações.

Observe que não sabemos lidar com os sentimentos que temos, assim como com as emoções, com os pensamentos. Não sabemos lidar com as nossas relações com as pessoas, como com as situações que acontecem; as situações, sobretudo, desagradáveis, inesperadas, ficamos completamente atordoados, perdidos.

Na vida, nós estamos vivendo com problemas de todos os tipos. Nós somos capazes de resolver problemas matemáticos, somos capazes de resolver problemas científicos, de medicina, de mecânica, de física, de química, de marcenaria, de eletrônica, de tecnologia, mas não somos capazes de resolver problemas internos - a questão da ansiedade, da depressão, do medo, da raiva, da dor da solidão.

São inumeráveis os problemas que nós temos de ordem psicológica, e estes problemas não se resolvem a partir do conhecimento e da experiência, do exercício e da prática, a partir da inteligência para assuntos técnicos. Aqui precisamos de uma nova visão; essa visão é a presença dessa Inteligência, é a presença da Sabedoria.

Você deve conhecer pessoas muito cultas e profissionais excelentes em algumas áreas; talvez você mesmo seja um médico, um engenheiro, um técnico, um cientista, mas observe isso: apesar de todo o conhecimento que você tem, que nós temos adquirido para lidar com assuntos do lado de fora, não sabemos lidar com nós mesmos, não sabemos lidar com o outro ou com as situações que ocorrem. O sofrimento está presente, a dor está presente, o medo está aqui, a raiva também, a dor da solidão, a angústia.

São inúmeros os problemas: o estresse, a ansiedade, a depressão. Veja, eu volto a dizer, e estou repetindo de propósito: são inumeráveis os problemas de ordem psíquica, psicológica, e não sabemos lidar com isso, porque nós não nos conhecemos - esse é o ponto. Nós temos o conhecimento tecnológico, mas não temos o conhecimento de nós mesmos. Então, nós precisamos aprender sobre o Autoconhecimento.

Neste verdadeiro aprender como a mente funciona, podemos ir além da condição psicológica de sofrimento presente em todo este modelo conflituoso, aflitivo de ser alguém. Isso é algo possível quando aprendemos sobre Meditação. Neste aprender sobre nós mesmos, neste estudar a nós mesmos, nos aproximamos da ciência da Meditação.

Assim, a meditação, o que é? A verdade da Meditação, o que ela representa? Ela representa o seu real encontro com a vida. Curiosamente, esse encontro com a vida é o encontro com o Divino. Não há uma separação entre a vida e a Realidade de Deus. Assim, algo que aqui estamos investigando com você é como ter, na vida, da vida, essa visão, a visão da Verdade sobre nós mesmos, a visão da Verdade sobre Deus.

Assim, a pergunta é: "Como encontrar Deus?" Veja, mais uma vez, aqui estamos diante de algo que para muitos se mostra bastante complicado, porque as pessoas têm a ideia de terem um encontro com Deus a partir de práticas religiosas, místicas, esotéricas, seguindo doutrinas e crenças, dentro de religiões - na religião organizada, nesta ou naquela seita, nesta ou naquela religião.

Então, há uma grande confusão também a respeito disso, porque, no pensamento, nós fomos educados, programados - eu uso aqui a expressão condicionados - a estarmos repetindo constantemente o velho modelo de crença de um Deus distante, separado, longe, para ser encontrado por alguém; esse alguém sou "eu". Aqui estamos investigando a natureza do "eu", tomando ciência de que esse "eu", essa pessoa, é a ilusão.

É o descarte dessa ilusão, é quando essa ilusão termina que fica claro que aquilo que aqui está presente é a Vida, e a Vida é a Realidade de Deus. A Realidade de Deus já está presente quando o "eu" não está, quando o ego não está, quando não temos mais a presença da ilusão desta pessoa com todas as suas crenças, teorias, conceitos, nesta ideia de que Deus é algo separado, distante, que tem que ser encontrado nesta ou naquela doutrina, nesta ou naquela religião, prática mística, esotérica ou espiritual.

Quando temos o fim para essa ilusão, a Realidade da Vida é a Realidade de Deus. Esta Realidade de Deus está presente sendo a Verdade da Realidade sobre Você. Nós temos a verdade sobre você sendo investigada com base no Autoconhecimento. A verdade sobre você é a ideia que o pensamento construiu da pessoa que você sente ser.

A compreensão desta verdade lhe revela a Verdade da Realidade do seu Ser. Ou seja, Aquilo que está além da pessoa, além do "eu", além do ego. É por isso que aqui nós precisamos ter uma direta aproximação do Autoconhecimento, da visão da Realidade da Meditação de uma forma vivencial, de uma forma prática. Então se revela aqui, neste momento, a presença dessa Inteligência, que é a presença desse Ser, e isso é Amor, Liberdade, Felicidade.

A partir de uma mente livre, há uma qualidade nova de sentir, de pensar, de agir. Aqui, a expressão "mente nova" estamos falando de algo além da mente como nós conhecemos; temos a Verdade da Sabedoria, Você em seu Ser. Veja, não se trata de se tornar, de alcançar, de obter, mas de assumir a Realidade deste Ser quando descartamos a ilusão da mente egoica, dessa consciência pessoal, dessa egoidentidade. Você em seu Ser é Sabedoria.

Você não vai adquirir a sabedoria, você vai assumir a Realidade de Ser, que é Sabedoria. Se isso está presente, não há mais desordem, não há mais confusão, não há mais sofrimento. Por isso que alguns chamam isso de o Despertar da Consciência ou Iluminação Espiritual. Sim, é a presença de Algo indescritível. Algumas vezes eu tenho chamado de Real Consciência, mas estamos aqui falando de Algo ou apontando para Algo que está além das palavras.

Se revela neste momento, nesta ciência deste Ser, Aquilo que é indescritível, Aquilo que está além dos nomes e, portanto, inominável; além das palavras, portanto, além das imagens, além dos pensamentos: é a Verdade de Deus, a Realidade Divina. Assim, nós temos, para a pergunta "como adquirir sabedoria", a resposta para a pergunta: "como encontrar Deus". Notem, nada disso está lá fora, é algo que aqui está presente quando a ilusão termina, quando a ideia, o pensamento, a imagem que o próprio pensamento projeta no tempo, termina.

Assim, eliminamos o tempo, eliminamos a ideia de passado, presente e futuro para alguém; alguém que não tem e que precisa ter sabedoria, alguém que não encontrou e que precisa encontrar Deus, alguém que tem que se conhecer e que não se conhece, alguém que tem que meditar para ter um encontro ou uma experiência mística ou espiritual. Tudo isso desaparece quando investigamos a natureza do "eu", a natureza da mente. Então Aquilo que se mostra presente está além do pensamento.

É o que estamos aqui trabalhando com você nos finais de semana. Nós temos dois dias juntos, sábado e domingo, para aprofundarmos isso com você. Então, de uma forma online, nós nos sentamos e investigamos isso com você e nos aproximamos dessa ciência da Meditação pela autoinvestigação, tendo a base do Autoconhecimento. Então, eu quero deixar aqui esse convite para você. Além dos encontros online, temos encontros presenciais e, também, retiros.

Setembro de 2025
Gravatá-PE
Mais informações

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Joel Goldsmith | A Arte de Curar pelo Espírito | O que é a vida espiritual? | Marcos Gualberto

GC: Olá, pessoal, estamos aqui para mais um videocast. Novamente, o Mestre Gualberto aqui conosco. Gratidão, Mestre, pela presença.

Mestre, hoje eu vou ler um trecho de um livro do Joel Goldsmith, chamado: "A Arte de Curar pelo Espírito". Em um trecho desse livro, o Joel fez o seguinte comentário: "O Filho de Deus é sempre o servo de seus companheiros, para sempre a serviço dos que o chamam". Nesse trecho, o Joel Goldsmith comenta sobre servir os outros. Dentro desse assunto, o Mestre pode compartilhar a sua visão sobre o que é a vida espiritual?

MG: Gilson, o nosso velho hábito é de separação. Nós estamos constantemente nos separando. Aqui, na pergunta sobre o que é vida espiritual, já está a divisão. Já encontramos aqui uma distância, uma separação entre a vida material e a vida espiritual. Aqui, a pergunta é: o que é a vida? Sim, nós temos a vida que conhecemos e temos a Vida como, de fato, Ela é: essa é a Vida Real. O que entendemos por vida é um movimento onde, constantemente, estamos interpretando aquilo que acontece.

Portanto, aquilo que surge ali, na vida como nós conhecemos, é uma interpretação pessoal, é uma forma de acontecer onde o padrão do pensamento está determinando toda esta leitura. Essa é a vida que conhecemos. Sim, podemos chamá-la de vida material, uma vida centrada na pessoa que acreditamos ser, na mente que nós conhecemos, na consciência que estamos vivendo.

Portanto, aquilo que, de fato, nós poderíamos chamar de Vida - Vida Verdadeira, Vida Real - é, de fato, a Vida Espiritual. E por que Vida Espiritual? Porque é a Vida como Ela é em sua expressão. É nesse movimento interno de mente que estamos vivendo na ignorância. Refiro-me a esse movimento da consciência do "eu", onde estamos nos situando no modelo do tempo. Nós não vivemos em um experimentar, em um constatar, em um perceber. Nós não vivemos em um olhar, em um escutar, em um real compreender a Vida, porque nós estamos dentro de um padrão de comportamento onde o pensamento em nós está envolvido com o tempo. Nós estamos vivendo no tempo.

Por que nós temos encarecido aqui com você a beleza de um encontro com o momento? Por que estamos aqui investigando a importância de uma revelação deste instante, daquilo que está aqui, aqui e agora? Porque isso revela a Vida como Ela é, quando o "eu" não está, quando a pessoa não está presente. A pessoa é a presença da mente vivendo no tempo. Nós estamos constantemente capturando o momento presente, guardando o momento presente como memória. Essa recordação é a lembrança da mente sobre a vida, é a presença do passado, é a continuidade dessa pessoa.

A nossa vida é pessoal, ela não é real. A pessoa é, na verdade, uma construção do pensamento, uma vez que o pensamento é essa lembrança, é essa memória, é essa recordação. Portanto, trata-se de algo que já foi, mas que está constantemente aparecendo dentro das nossas relações, no formato de pessoa. Essa é a vida que nós conhecemos. O constatar da Realidade é a aproximação da Vida. Portanto, a Vida Real é a Vida Divina, é a Vida Espiritual, não é a vida da pessoa, é a sua vida. A forma como você representa o momento presente, como lida com o momento presente, como demonstra o momento presente, é a partir de uma avaliação do pensamento, é a vida no tempo.

Observe que estamos constantemente no passado ou no futuro. Agora, reparem o que é esta afirmação que acabamos de fazer aqui: a afirmação de que estamos constantemente no passado ou no futuro. Estamos afirmando que a nossa vida é a vida na memória, no pensamento. É ele que vive de recordações, é ele que vive do passado. É esse passado, são essas recordações, como o pensamento que se projetam para o futuro: essa é a vida que nós conhecemos.

Estamos enfatizando com você aqui a verdade de um encontro com a Realidade Suprema, com a Realidade Divina, com a Verdade de Deus. É aquilo que aqui está presente, não está dentro do tempo, está fora da mente e, portanto, fora do passado. É a Realidade Atemporal, é a Realidade da Vida, a Realidade de Deus. É a própria Presença deste Ser que você é, é a Verdade sobre Você, quando a ilusão sobre você, nesta verdade da pessoa, não está mais presente.

Portanto, nós temos a verdade sobre a pessoa: essa é a verdade sobre você, que você demonstra ser, que você parece ser, que a cada momento está se expressando. No entanto, há uma Verdade sobre Você, além desta verdade da pessoa: é a Realidade Divina, é a Realidade de Deus, aquilo que é atemporal, aquilo que é o Desconhecido, o Indescritível, que está além do pensamento.

Lidar com a Vida como, de fato, Ela se mostra é ter acesso à Realidade d'Aquilo que é atemporal, d'Aquilo que não faz parte do tempo. Para efeitos práticos, nós temos o tempo cronológico - o tempo que lida com os dias, meses, anos; o tempo que lida com horas e prazos. Nós denominamos de "tempo" esse movimento no conhecido, nesse fenômeno de aparições e desaparições.

Aquilo que é temporal, aquilo que vem e vai, aquilo que está mudando: esse é o fenômeno deste sonho. Portanto, entre o pôr do sol e o nascer do sol, nós temos o tempo - o tempo cronológico -, mas a Realidade da Vida está além do tempo: é a Realidade de Ser. Aquilo que é eterno, fora do conhecido, é o Divino, é a Verdade de Deus, é a Verdade do seu Ser. A Vida aí é Real, a Vida aí é Amor, Felicidade, Liberdade. É o que estamos aqui, com você, trabalhando e investigando.

Portanto, o que é a Vida Espiritual? A Vida Espiritual é a Vida quando não há mais a ilusão da mente sustentando o tempo que o pensamento está produzindo, que é o tempo psicológico, onde alguém está presente, alguém que mantém a sua continuidade na memória - não precisamos disso. A Vida é real agora, aqui, quando a ilusão não está presente, quando a mente, como nós conhecemos, não está mais presente. Assim, não há essa "pessoa", não há essa particular vida da pessoa. O florescer desse Estado Divino é o seu Natural Estado de Ser, fora do tempo, além do nascimento e da morte, além da ideia "mente, corpo e mundo". É o Despertar Espiritual, a Ciência da Vida, a Realidade da Vida.

GC: Mestre, temos uma pergunta aqui de uma inscrita no canal. Ela fez o seguinte comentário: "Mestre, eu me sinto perdida. Como posso encontrar um propósito maior e começar a viver uma vida com mais significado espiritual?"

MG: Gilson, a ideia de um propósito é a projeção do pensamento no tempo. Tudo o que o pensamento faz é se projetar - ou para trás, ou para a frente. Observe que o pensamento em nós não lida com o que está aqui; ele está sempre lidando com o que foi ou com o que será. Nós estamos constantemente, psicologicamente, ou no passado, ou no futuro. O elemento presente aqui, neste movimento, é a presença do pensamento. Ele assume a ideia de uma identidade - que é o "eu", a pessoa - para ter um propósito, para alcançar alguma coisa, para realizar algo que deseja, que busca, que anela. É a projeção do próprio pensamento em um ideal de propósito.

A Realidade da Vida, a Real Vida, livre do pensamento, é o próprio propósito. A Vida em si é o seu propósito; não é a vida de alguém encontrando um propósito. Esse alguém vive em uma busca, em uma constante busca de algum nível de preenchimento, realização, completude. Mas qual é a verdade da pessoa na incompletude, na insatisfação e na busca? A verdade da pessoa é a verdade de um pensamento que está se movendo em nós, nos dando a base de uma identidade fictícia, ilusória. Nós estamos internamente em um mundo imaginário, construído pelo pensamento - para alguém; para alguém que ou está no passado, ou está no futuro.

Há um nível profundo de insatisfação em nós, e é por isso que estamos falando de um propósito. Essa insatisfação é a presença do pensamento. O pensamento em nós sempre será incompleto, sempre estará insatisfeito. Ele não lida com a verdade, ele lida com imagens, com imaginações, e nós fomos educados para viver assim, condicionados dentro de um ideal, dentro de diversas formas de propósitos e objetivos. O nosso ideal humano, como pessoas, é realizarmos algo de surpreendente, de extraordinário, "para mim". Mas qual é a verdade desse "mim"? É o que precisamos compreender, é o que precisamos investigar.

A Realidade da Vida é o seu propósito. A beleza da Vida consiste em um encontro com aquilo que aqui está presente, algo possível apenas quando o pensamento não está aqui, fazendo qualquer leitura, avaliação, comparação, julgamento, se projetando com seus desejos ou fugindo de suas dores. O medo é algo presente na dor. O prazer é algo presente no desejo. É a presença do pensamento o elemento por detrás deste movimento. Este movimento é fictício, ilusório. É o que temos colocado aqui como "o tempo da mente", "o tempo do pensamento".

Portanto, quando você fala de um propósito maior, observe... por que falamos de um propósito maior? Porque a vida, como nós estamos vivendo no pensamento, é uma vida sem propósito. Chega um momento em que você percebe que, apesar de tudo que já realizou, você continua infeliz, com problemas, psicologicamente e internamente miserável. Embora externamente você tenha realizado coisas, não há satisfação, não há completude. É por isso que falamos em um propósito maior. Na verdade, não há propósito maior do que a Vida - não a vida para a pessoa, mas a Vida sem a pessoa. A Vida sem a pessoa é a Realidade de Ser. Esse é o real propósito, é o único grande propósito na vida: assumir a Realidade de Ser. Isso é Amor, Felicidade, é Ciência de Deus - a Ciência d'Aquilo que está além da mente, além do mundo, além de toda a ideia que temos sobre a vida.

GC: Mestre, temos outra pergunta, de outro inscrito no canal. Em um vídeo onde o Mestre falava sobre o Autoconhecimento, o comentário foi o seguinte: "Me parece libertador. Como posso viver isso?"

MG: Você pergunta como viver isso. Você diz: "Isso parece libertador". A Realidade da vida é a presença da Liberdade. Não se trata de alguém vivendo isso; trata-se da compreensão da Vida, da Liberdade que é a Vida. Não há alguém para viver isso. É a presença desse "alguém", desse "mim", desse ego, a limitação. Estamos nos vendo dentro de um círculo, presos dentro dele: é a vida da pessoa. A Vida Real, em Liberdade, n'Ela não há qualquer pessoa. A sua pergunta é: "Como viver isso?" - assumindo seu Natural Estado Real de Ser.

Você está internalizando, psicologicamente, uma orientação, um modelo, um programa de ação, pensamento, percepção, sensação, interação com outros, consigo mesma, consigo mesmo, com o mundo à sua volta. Essa é uma forma ilusória de comportamento, centrada em um padrão organizado pelo pensamento em você.

Ao se livrar do pensamento, você se livra desta forma específica de viver; você se livra desse modelo psicológico de se situar na vida. Há um rompimento com o ego, com o "eu", com a pessoa. Essa é a forma verdadeira de viver isso, é a forma real de assumir isso. Qualquer outra coisa, qualquer outro projeto, busca, procura, prática ou envolvimento com a assim chamada "espiritualidade", ou com algum outro tipo de técnica, de aproximação, de promessa para a realização desse estado, é algo inteiramente falso.

A base, o fundamento disso, é a presença do Autoconhecimento. Quando há Autoconhecimento, temos uma aproximação deste momento para uma percepção da vida como ela acontece, sem o "eu" e, portanto, sem esta forma psicológica de existência que o pensamento vem sustentando e mantendo em cada um de nós. Então, nos deparamos com esta liberdade. É bem curiosa a expressão "liberdade": não é algo que você irá alcançar no final, é algo com que você lida neste momento, a partir do instante em que traz ciência, traz consciência, traz presença para suas reações.

É necessário estar consciente, colocando, neste momento, uma atenção plena sobre suas reações. É isso que rompe com esse modelo psicológico de existência, de mente condicionada, de padrão de prisão. É o que estamos aqui, com você, trabalhando. É o que estamos trabalhando com você em encontros on-line. Nós temos encontros on-line, além desses vídeos. Estamos trabalhando com você em encontros presenciais. Descobrir a Verdade sobre você é a única coisa que importa. É o contato real com a vida, é a vida em comunhão, em um fluir momento a momento. Então, nos deparamos com esta Liberdade, com este Amor e Felicidade.

GC: Gratidão, gratidão, Mestre. Já fechou o nosso tempo. Gratidão por mais esse videocast.

E, para você que está acompanhando o videocast até o final e deseja realmente viver essas verdades, fica o convite para participar dos encontros que o Mestre Gualberto proporciona. São encontros que existem no formato on-line, presenciais e também retiros.

Nesses encontros, que são muito mais profundos e transformadores do que esses vídeos aqui no YouTube... Primeiro, porque o Mestre responde diretamente às nossas perguntas. E segundo, e muito mais impactante, é que, por o Mestre já viver nesse Estado Desperto de Consciência, Ele compartilha um campo de Presença à sua volta, um campo de Energia, de Poder e Graça.

E, nesses encontros, a gente acaba pegando uma carona nesse campo de Presença do Mestre. E, pegando essa carona com o Mestre, de maneira espontânea, entramos no estado meditativo, silenciamos nossas mentes, e temos uma facilidade incrível para nos conhecermos e observarmos nossos pensamentos. Então, fica o convite. No primeiro comentário fixado tem o link do WhatsApp para poder participar desses encontros.

Além disso, já dá o "like" no vídeo, se inscreve no canal e faz comentários aqui, trazendo perguntas para os próximos videocasts.

E, Mestre, mais uma vez, gratidão pelo videocast.

Setembro de 2025
Gravatá-PE
Mais informações

terça-feira, 2 de junho de 2026

Como encontrar Deus? | Meditação: o que é? | Aprender sobre Autoconhecimento | Sabedoria Divina

Vamos investigar com você aqui a diferença entre o mero conhecimento e experiência da Sabedoria Divina. Nós temos a presença do conhecimento e experiência e temos a presença da Realidade da Vida. A Verdade sobre a Vida é a presença da Sabedoria.

Você pode ser alguém que possui um grande conhecimento e tem uma grande experiência em diversos assuntos na vida, no entanto, apesar disso continuar sendo alguém presente com problemas. Então, no que difere a presença da Sabedoria da presença do saber, do conhecimento, da experiência? É que, quando a Sabedoria está presente, não existe mais esse "alguém" com problemas.

Um problema é uma questão. Quando você tem um problema, você tem uma questão que ainda não foi resolvida, você tem uma questão que ainda está lá. A vida se mostra, para cada um de nós, como a presença de um desafio para ser compreendido, para ser investigado, para ser visto. Nesta visão, nessa investigação, nós temos a compreensão.

A vida se mostra como um desafio para essa forma de intelecto que temos. Nós temos um intelecto dentro de uma mente condicionada, presa a um modelo de pensar e sentir sobre a vida que nos coloca em uma condição interna onde o básico problema que temos, que não resolvemos, é a questão do "eu", é a questão do ego, é a presença deste alguém. Aqui nós estamos investigando com você a Verdade sobre a Vida.

A nossa intenção aqui consiste na descoberta ou revelação da Realidade da Vida; ela se mostra presente, ela se revela quando este alguém com problemas não está mais, então nós temos a presença da Sabedoria. A presença da Verdade é a Sabedoria de Deus, é a Sabedoria Divina; ela está presente quando não há mais esta questão não resolvida, que é a questão do "eu".

O "eu" é esse sentimento presente aqui que você tem sobre você, que você não compreende. Não compreende porque não investigou, não olhou de perto, e por isso isso não se resolveu. Aqui nós estamos dizendo para você que a vida como ela se mostra, nesse desafio que ela representa, a solução para esse mistério é a compreensão da Vida nela mesma, por ela mesma, quando o "eu" não está, quando o ego não está mais.

É a presença do ego, é a presença do "eu", a presença do problema. Os diversos problemas que você tem na vida, apesar de todo o conhecimento e experiência que adquiriu, apesar de todo o saber que você tem, a vida continua sendo complicada, difícil, problemática, pesada, onerosa, cheia de problemas, e isso está presente porque nos falta a ciência da Vida, a compreensão do próprio mistério da Vida se revelando, que é a presença da Sabedoria.

Nós podemos ter todo o tipo de conhecimento e experiência, capacidade para lidar com diversos assuntos do lado de fora e, no entanto, internamente, nós continuamos nesta complexidade interna, nesta dificuldade dentro de nós mesmos, com problemas. O ser humano sofre de medo; são diversas as formas de medo presente em cada um de nós.

Nós sofremos de ansiedade, de preocupações, vivemos estados de depressão, de inabilidade de lidar com o outro, de lidar com nós mesmos, dentro dos relacionamentos. Apesar de todo o conhecimento e experiência, apesar de toda inteligência para lidar com assuntos externos, nós continuamos sem a visão real da Vida e, portanto, sem a Sabedoria Divina.

A presença desta Sabedoria requer o aprender sobre nós mesmos. Aprender sobre o Autoconhecimento é aquilo que nos coloca diante deste mistério, que é o mistério da Vida, vendo que não existe qualquer separação entre aquilo que nós somos e a própria Vida. Nós estamos nos confundindo com o "eu", com essa pessoa e, assim, vivendo como alguém presente.

A Realidade presente é a Vida. Não existe este "eu", este "alguém". Este alguém é uma ideia criada pelo pensamento que se separa do momento presente para viver como um elemento que se separa da própria Realidade da Vida, da própria Verdade da Vida.

Assim, estamos dentro de uma configuração psicológica inteiramente falsa. É com isso que estamos nos confundindo: com a ideia, com o pensamento do "eu", de alguém presente. Essa é a ausência da visão, é a presença da ignorância, é a presença da ilusão, da separação entre você e a Realidade, entre você e a Vida.

Não há uma separação entre o mistério, que é a Vida, e a Realidade, que é Você em seu Ser. Portanto, a compreensão é a solução para o desafio. Assim, nós temos a solução para o desafio da vida quando temos a compreensão daquilo que somos em nossa verdadeira natureza. A presença da compreensão é a presença da visão deste mistério. Essa é a presença da Sabedoria Divina.

Assim, nós temos a resposta para a pergunta "como encontrar Deus?" Aquilo que se revela aqui, neste instante, neste momento, sendo a verdade do seu Ser quando o ego não está, quando a pessoa não está, quando a ilusão de uma identidade que se vê presente no contato com a vida, se vendo separada da própria vida, não está mais presente. Aquilo que lhe aproxima desta clara visão de si mesmo, do seu próprio Ser, é a presença deste aprender sobre o Autoconhecimento.

Nós precisamos conhecer aquilo que somos, a verdade sobre esse "eu", sobre essa "pessoa". Nós carregamos há muitos anos a ideia - na verdade, por toda a vida -, a ideia de alguém presente, de alguém no sentir, no pensar, no falar, no agir. É uma condição interna, psicológica, de confusão mental, de ignorância, a ideia de alguém presente. Essa é a ilusão do "eu".

Aprender sobre o Autoconhecimento é ficar ciente disso, é aprender a olhar para como a mente acontece, para como ela se processa dentro de cada um de nós, sustentando esta ideia, esta imagem, esta construção mental. A presença desse aprender sobre o Autoconhecimento é a presença da Meditação.

O que é Meditação? Qual é a verdade da Meditação? O que ela é? Ela é a ciência sobre este que se coloca como o meditador, como o pensador, como o experimentador e como o conhecedor. O elemento em você que conhece, o elemento em você que experimenta, o elemento em você que sabe é o elemento em você que se envolve em uma prática chamada de meditação.

Investigar a natureza do "eu" é investigar a natureza desse meditador. Quando temos a revelação da verdade sobre a Meditação, se mostra claro a ilusão da pessoa, desse "mim", desse "ego", desse meditador. Quando o cérebro se aquieta, a mente silencia, um espaço novo se abre dentro de cada um de nós para a verdadeira compreensão, porque estamos lidando agora, neste momento, com uma aproximação de nós mesmos, investigando a natureza do "eu", a natureza da pessoa que somos.

Então nos deparamos com a grande Revelação de que há uma Presença aqui e agora além desse "eu", desse ego, desse meditador. É quando se descortina a Verdade da Vida; a Vida como ela é, como ela se mostra, sem a ilusão de alguém para avaliar, julgar, comparar, gostar ou não gostar da Vida como ela acontece. Essa é a presença da Sabedoria Divina.

Você em seu Natural Estado de Ser é a presença desta Realidade que aqui está presente a cada instante sendo a única Verdade. Eu me refiro à Verdade de Deus. Todos os problemas que nós temos são problemas para a pessoa, para o "eu", para o ego, porque nos falta a visão da Vida, a compreensão da Vida.

A Beleza deste encontro com Aquilo que é a Vida, que é a Verdade deste Mistério, que é o Mistério Divino, que é a Verdade sobre nós mesmos. Não há uma separação entre a Vida, esse Mistério Divino e a Realidade deste Ser, que é a Realidade de Deus. Não existe tal coisa como alguém que se separa da Vida, isso é algo que o pensamento tem estabelecido como uma crença presente dentro de cada um de nós, nesta consciência egoica, nesta consciência mental.

Você é em seu Ser Aquilo que a Vida é, presente aqui e agora, em seu próprio Mistério. Assim, Aquilo que é Você em seu Ser, Aquilo que é a Vida em seu Mistério é a Realidade Divina. Portanto, o real encontro com Deus não é algo que alguém realiza no futuro, é a Verdade que se Revela aqui e agora, quando não há mais a ilusão, quando não há mais esta qualidade de ignorância. Quando não há mais a ignorância, temos a presença da Sabedoria Divina.

Portanto, reparem que não se trata de conhecimentos e experiências para lidar com assuntos neste sonho, chamado "vida humana". A presença da Sabedoria, da Sabedoria Divina, é a ciência que lhe permite a compreensão da totalidade da Vida na relação com as pessoas, na relação com as situações, na relação com você mesmo. É a compreensão da Vida a ausência do "eu", o que lhe permite, nesta real visão, uma Vida em Amor, em Liberdade, em Felicidade.

A presença da Verdade é a presença da Liberdade, é a presença do Amor, é a presença da Paz. Enquanto não houver a compreensão da Vida, a ciência de Deus, a vida do ser humano continuará sendo a vida de uma egoidentidade. Nenhuma qualidade de conhecimento, experiência, de saber irá lhe conferir a Liberdade para uma vida feliz, completa, realizada. Toda e qualquer realização externa, apesar da presença desta realização, lá ainda estará presente o sofrimento.

Uma Vida Real, uma Vida Divina, neste mistério que é a Vida, Aquilo que aqui está presente é Bem-Aventurança, é Alegria, é Aquilo que é indescritível, que é a Realidade de Deus. E tudo isso se mostra quando floresce esse Natural Estado De Ser, que é Meditação, que surge em resultado de uma visão clara de si mesmo, da Verdade sobre Você, que é Autoconhecimento.

É o que nós estamos aqui lhe propondo para investigar, para aprofundar, para compreender. Você nasceu para a Sabedoria, nasceu para a Liberdade, nasceu para a Felicidade, para a ciência de Deus, para este encontro com a Verdade, o que representa o fim para essa confusão mental, para essa desordem psicológica, para toda a forma de sofrimento psíquico. A Liberação nesta Vida é o fim dessa ilusão desse "mim", dessa "pessoa".

Portanto, é isso que estamos aqui trabalhando com você nesses encontros. São encontros on-line que nós temos nos finais de semana, onde estamos sábado e domingo trabalhando isso. Além dos encontros on-line, nós temos encontros presenciais e, também, retiros. Portanto, se isso é algo que faz algum sentido para você, já fica aqui esse convite.

Setembro de 2025
Gravatá-PE
Mais informações

Compartilhe com outros corações