quinta-feira, 30 de agosto de 2018

A Autorrealização é uma lembrança

É importante que todos aqui compreendam que esse assunto não é algo sobre o qual você possa aprender. A Autorrealização é uma lembrança, mas o fato é que você não pode se lembrar Daquilo que Você é sem se dar um tempo para isso.
Satsang, basicamente, é estar feliz em estar desocupado de “si mesmo”, desse “mim”, desse falso “eu”. O problema é que a “pessoa” nunca tem tempo para ficar desocupada, está sempre se ocupando e buscando mais e mais ocupações; não tem tempo, nem espaço para isso, porque ela está ocupada com as “suas coisas”. Quanto mais coisas se realiza do lado de fora, mais se trabalha para manter isso. Dessa forma, a pessoa não tem tempo para investigar a natureza da Realidade, porque o seu tempo é para se ocupar com esse “si mesmo”, com o que a “pessoa” construiu e tem agora que manter, de preferência construir mais, e isso tudo é medo, sofrimento, preocupação.
Então, rico é quem tem coisas ou quem não se preocupa em ter coisas? Quem tem tempo para investigar a natureza ilusória de si mesmo é aquele que está preocupado em sustentar o que esse “eu” conseguiu ou aquele que está disposto a abrir mão desse “eu” e de tudo que ele tem, ou acredita ter? Vou colocar diferente a pergunta: quem está pronto para a Felicidade é quem tem coisas ou quem está investigando a natureza desse ilusório possuidor de coisas? Quem é verdadeiramente Sábio? É aquele que está buscando realizar-se exteriormente em coisas, pessoas e bens, ou aquele que está se ocupando exclusivamente em investigar a ilusão desse “si mesmo” e a estupidez que é conquistar coisas fora de si? Então, o que é a real ignorância e a Real Sabedoria?
Quando alguns vêm e dizem que isso não é fácil, eu olho para eles e digo: “E a sua vida é fácil?” As pessoas dizem que isso é muito difícil, mas digo para elas que o que eu acho muito difícil é viver como elas vivem. Acho muito doloroso viver sofrendo, apegado, frustrado e cheio de desejos que nunca se realizam ‒ porque eles se transformam em novos desejos. Difícil mesmo é viver no ego! É muito pesado viver pensando, viver preocupado...
Então, como eu disse no início, é uma questão de se lembrar, e não de aprender sobre ISSO. Você acredita que é uma pessoa, que nasceu e que vai morrer, e eu digo: Você é Deus! Você é Consciência! A sua Natureza é imperecível, atemporal, não espacial, pura Presença, pura Realidade. A sua Presença, que é a Presença de todos, é a Presença da Felicidade! Estou dizendo que sua Presença É, e não que a Felicidade vai chegar até você. Ela não vai ser encontrada, nem adquirida ‒ Ela é Você! Por isso que, do lado de fora, é impossível a Felicidade, o Amor, a Paz, a Liberdade; há somente frustração do lado de fora.
Basicamente, o que eu quero dizer para você é: abandone tudo! Psicologicamente, abandone tudo do lado de fora! Você pode fazer isso! Este é o meu convite para você em Satsang. Esse tempo voltado para isso é tremendamente necessário para o Despertar. Fique com a beleza desse Despertar, desse florescer da Verdade, dessa suprema Liberdade. A lembrança DISSO é o fim do sofrimento, da ilusão, da ignorância sobre si mesmo.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite de 23 de Fevereiro de 2018 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas às 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações