quarta-feira, 22 de julho de 2020

Quando o meu Mestre apareceu

Participante: “Que mágica é essa, Mestre querido, que nos faz querer rir de todos os nossos problemas aqui na sua Presença?”
Marcos Gualberto: Seus “problemas” não são problemas. Eles são suas imaginações, sua resistência, seu desacordo com a vida, uma quebra de contrato.
Quando você celebra um contrato de serviços, ele deve se dar por escrito, com assinatura e testemunhas. Isso existe somente nesse mundo de pessoas, porque pessoas são, naturalmente, infiéis, temperamentais, e elas quebram contratos.
Não sei se existe alguma profissão na qual se trabalha mais do que a jurídica. Os juízes estão sempre cheios de querelas, sempre mediando situações, porque as pessoas quebram contratos. Essa infidelidade é da natureza da mente. Então, os contratos terminam se tornando problemas. Na Existência, a quebra de contrato representa conflito. Agora mesmo, se você está vivendo alguma forma de conflito, é porque você está quebrando algum contrato. Se você quebra o contrato com a Existência, com a Vida, vivencia o conflito. Todo o seu sofrimento está baseado nesse princípio; é uma querela, uma demanda, é um choque com a Vida, com a Existência.
O meu trabalho aqui é lhe mostrar que todos os seus problemas são imaginários. Quando os pensamentos vierem até você, pergunte para quem são eles. Descubra a fonte dos seus pensamentos. É assim que se faz! “Quem sou eu? Qual é a fonte desse ‘eu’? Qual é a fonte desses pensamentos? De onde eu venho?” Assim, você perceberá que está na ilusão e, nela, a sua vida é cheia de problemas, porque está cheia de imaginação, de muitos pensamentos, ideias, crenças.
Descubra para quem esse “eu” aparece e, então, você descobrirá uma coisa maravilhosa: esse “eu” nunca existiu! Todos os seus problemas estão na imaginação. Você está contra a Existência, numa permanente luta, e essa é a causa do seu sofrimento, do seu conflito, com seus pensamentos e desejos: “Eu quero isso, não quero aquilo”; “Eu tenho certeza disso, não tenho certeza daquilo”.
No seu Ser, você é um Sábio, mas, na mente, você é estúpido, uma estúpida “pessoa”. Você não quer ser feliz! Você quer excitação! Você sabe que comer muito, comer errado, vai lhe fazer mal. Você vai ficar gordo, terá diabetes… Você não herdou essa doença, mas vai adquiri-la ao longo da vida porque os seus hábitos são prejudiciais. Então, o que você quer? A excitação! Você não quer ser feliz! Se quisesse ser feliz, não cedia à tentação de comer essas guloseimas que fazem mal. Portanto, na mente você é estúpido. Você sabe que vai lhe fazer mal e mesmo assim ainda pratica, ainda come, ainda faz. Então, o que você quer? É ser feliz? Não! Você quer excitação!
Isso vale tanto para a alimentação quanto para relacionamentos, de todos os tipos. Você sabe que estão lhe fazendo mal, mas quer a excitação, não quer a Felicidade. Você sabe que fumar vai matá-lo, mas, mesmo assim, a excitação de fumar é mais importante do que não morrer, até que a hora da morte chegue. Você sabe que comer de forma errada vai matá-lo a curto, médio ou longo prazo, mas você quer a excitação de comer errado, e prefere isso ao perigo da doença e da morte. Chega um momento em que você adoece, vai para um leito de hospital, vê que pode morrer por causa daquilo, aí vai orar a Deus.
Você vem ao meu encontro e diz: “Aqui é tudo diferente”. Claro que é, porque eu não vivo na ilusão. O que o atrai a mim é a sua percepção de que eu não vivo nesse modelo. Você está num sonho, mas ele já se tornou um pesadelo, e eu quero ajudar você a acordar. Somente quando você acorda, o sonho termina, e, quando ele termina, a Felicidade está presente. Olhe para mim, escute a minha voz, ouça o meu silêncio... Sabem o que é isso? São sinais! É o perfume da Felicidade! Por quê? Porque vivo sem imaginação, sem quebra de contratos! Estou em acordo completo com a Vida, com a Existência, e, quando se está nesse ponto, nada falta!
É exatamente o oposto da vida no mundo da mente, dessa egoidentidade, onde você deseja muito e não tem nada. Fora do ego, você nada deseja e tem tudo! Você quer o mundo e ele lhe é negado. Você vive numa luta constante para conseguir coisas do mundo, mas tem medo de perdê-las. Então, você vive desejando e tendo medo, mas, quando acorda, isso muda. Olhe para mim! Eu queria Deus, a Verdade, queria esse Amor, essa Paz, essa Alegria, essa Felicidade que eu vivo hoje. Deixei o mundo à minha volta acontecer, sem me envolver com ele. Deixei de imaginá-lo, parei de quebrar o contrato com a Existência. É assim que acontece esse encontro de você com Deus, com o seu Ser, com o seu Coração, quando então você não deseja mais nada do mundo, não tem mais medo de nada no mundo, mas tem tudo o que precisa. Na realidade, você tem muito mais do que precisa, mas nada disso produz medo ou conflito.
Você vê a foto aqui atrás [o Mestre aponta para o quadro de Ramana Maharshi]? Eu queria encontrar Cristo e Ele veio, na forma do meu Mestre, falar comigo sobre Deus. Quando eu era criança, disseram-me que Cristo estava no céu, ao lado direito de Deus, assentado num trono muito grande e que, se eu falasse com Ele, conseguiria uma vida de felicidade, sem conflito, sem sofrimento, sem problema. Assim, fui falando com Ele, cresci falando com Ele, e, quando tinha vinte e quatro anos, Ele me ouviu e apareceu para mim na forma do meu Mestre.
Lembro que, naquela época, havia um conflito interno entre a imagem que eu tinha de Jesus, como me ensinaram na igreja, e o meu Mestre, que falava ao meu coração, que tinha olhos que me tocavam profundamente. Porém, foi uma questão de clareza interna acontecendo, porque, se eu estava orando a Deus, não poderia ser o diabo que estava aparecendo para mim; se o meu desejo de infância — e cresci nesse desejo — era parar de viver pecando, fazendo coisas erradas, sentindo dor e produzindo dor à minha volta, não era possível que essas orações estavam, agora, sendo respondidas pelo diabo. Outra coisa: quando o meu Mestre apareceu, os seus olhos tinham um brilho e o seu Silêncio tinha uma voz. Era um Silêncio, mas com uma voz… Era como uma música, trazendo algo para mim que nada nesse mundo poderia trazer, então, não poderia ser do diabo, não poderia vir do mal, só poderia ser uma resposta divina para mim.
Quando Ele me encontrou, eu fiquei mais leve, e não mais pesado. Fiquei tão leve que, a princípio, não precisava mais ficar lendo tanto a Bíblia, porque a “Coisa” já estava vindo para mim, de dentro de mim. Quando eu olhava para Ele, a certeza estava lá! E sabe qual era essa certeza? “Ele me ama! Ele me compreende! Ele me aceita! Quando eu estou com Ele, tudo fica diferente”. Como um de vocês escreveu agora, aqui: “Que mágica é essa, na sua Presença, que faz com que tenhamos vontade de rir dos nossos problemas?”
Isso aqui inclina o seu coração para o Silêncio, para a ausência do desejo e do medo. Aqui, você não tem nenhum contrato para quebrar.
* Transcrito a partir de uma fala em um encontro intensivo online, no dia 16 de Maio de 2020 – Para informações sobre os nossos encontros, clique aqui.

6 comentários:

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações