No que diz respeito à nossa Real Liberdade, temos conduzido nossas vidas sempre dessa maneira: perdidos, vagando sem direção.
O fato é que onde não há Paz e Liberdade, não existe Felicidade permanente. Nossos breves momentos de alegria são circunstanciais, assim, somos também jogados para o outro lado do pêndulo, para a tristeza. Estamos perdidos nessa dualidade de prazer e dor, alegria e tristeza. Não há Silêncio em nossa mente e coração. Somos como dados no jogo das circunstâncias, lançados de um lado para o outro, à mercê de qualquer probabilidade.
A verdade é que não há aceitação da vida como ela é, com os seus desafios, então, a inadequada resposta que damos nesses momentos nos coloca em terríveis sofrimentos. E por que essas respostas são inadequadas? Porque estão baseadas nessa entidade chamada "eu", aquilo que alguns chamam de "ego". Essa entidade não existe, é uma ficção que tem sua base de vida apenas no pensamento. É aquilo que a Bíblia chama de "velho homem" ou "velha criatura".
O que estamos dizendo é que é possível uma vida inteiramente diferente, acima das circunstâncias, além da dualidade, ou seja, além dessa alegria em tempos "bons" e tristeza em tempos "ruins".
Quando esse "eu" desaparece, nessa Realização de Deus, não há mais dualidade e o sofrimento termina. Mas, para Isso ser descoberto e realizado, requer-se um coração dedicado à investigação da Verdade; não em letras de livros ou palavras, por mais bonitas e sábias que nos pareçam, mas em nós mesmos, no claro percebimento do que não somos e, assim, na clara Visão de quem realmente somos.
Podemos ser livres a ponto de nunca mais sofrermos por nenhuma situação, acontecimento ou pessoa. Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas quero lhe dizer que isso é realmente muito bom e é a pura Verdade! Alguns já vivem desse modo e, embora sejam uma pequena minoria, estão fazendo uma grande diferença neste mundo de ignorância e sofrimento. Você quer aprender a viver assim? Isso só é possível no espelho, pois ele revela o nosso rosto.
A vida é esse espelho, com todos os seus desafios, situações, acontecimentos e pessoas com quem nos relacionamos. Assim, descubra como estar atento! Não ignore, não se afaste ou despreze esse espelho, pois a vida é uma dádiva de Deus.
*Este texto, escrito pelo Mestre Marcos Gualberto, compartilhando a visão do Sábio sobre a vida, foi veiculado pela primeira vez em 07 de outubro de 2010. Trata-se da sexta publicação deste blog, fazendo parte do acervo relativo aos primeiros anos deste trabalho, cujos textos, após terem sido mantidos offline nos últimos anos, serão republicados em série, de forma comemorativa pelos dez anos de criação deste blog, este que foi o primeiro canal da internet através do qual este trabalho tornou-se público. Para mais informações, acesse o nosso site, clique aqui.
Lindo! ❤⚘🌻
ResponderExcluirQuanta alegria em ver uma fala como essa!
ResponderExcluirMaravilha!!❤️🙏❤️❤️
ResponderExcluir