terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Despertar da Real Consciência | Condicionamento psicológico | Atenção Plena | Uma Nova Consciência

Não parece que compreendemos, ainda, muito bem o que significa uma ação na vida, uma Real ação. Para nós, a ação, necessariamente, requer a presença da luta e do esforço. Assim, não parece que nós compreendemos, ainda, claramente que a vida se torna possível completamente livre de luta, livre de esforço.

Observe que todos os momentos da sua vida onde havia esse perfume de alegria, leveza, harmonia, quietude, silêncio, paz, eram momentos que estavam acontecendo de uma forma natural. Quando eu digo natural é exatamente isso que eu quero dizer, livre da artificialidade desse movimento, que ainda é o movimento do “eu”, do ego, que é o movimento do esforço e da luta. Não há luta, não há esforço quando temos a presença da Realidade, esse é o perfume da Verdade de Deus.

O nosso objetivo na vida é encontrar a Paz, a Felicidade, o Amor. Temos um momento de Silêncio, de Quietude, de Alegria, de ausência de conflito, e nesse momento fica claro a presença desse perfume, o perfume da Realidade de Deus. O problema aqui surge porque nós queremos encontrar isso, então nós temos propósitos, objetivos, sonhos, ideais.

E aqui eu quero lhe dizer algo, que você mesmo já sabe porque já viveu, só que esqueceu disso: esses momentos surgiram na sua vida sem busca. O momento de alegria surge, mas isso não é o resultado de uma busca, de um esforço e de uma luta; o momento de Quietude, de Silêncio, de Paz, onde temos a fragrância do Amor, da Alegria, tudo isso vem sem esforço, sem luta. Quando isso está presente, o sentido desse “mim”, desse “eu” não está, então é assim que temos que aprender a lidar com a vida.

A dificuldade aqui é que esse sentido de um “eu” presente se vê separado da vida. Já que esse sentido de um “eu” presente é um movimento, dentro de cada um de nós, de um pensador cheio de pensamentos de como as coisas deveriam ser, nós estamos sempre rechaçando, tentando nos livrar, tentando anular aquilo que está aqui para encontrar isso que deveria ser. Então, vivemos sempre nesses projetos de idealizações criadas e sustentadas pelo “eu”, que é esse pensador, que é esse que está carregado de pensamentos, de ideias, de conclusões, de avaliações, de crenças.

Nós estamos sempre com uma ilusão presente: a ilusão de que a nossa vida não é como deveria ser. Nós temos a ideia do que deveria ser, então, anulamos aquilo que É por uma ideia do que deveria ser, e nos lançamos nessa busca, nessa procura. Para a maioria de nós, o que deveria ser pode vir a ser um dia se, através do esforço, da luta, do trabalho árduo, alcançarmos. Então, há sempre essa projeção do “eu”, do ego, no futuro, nesse ideal. Isso é parte de todo esse treinamento que recebemos, dessa forma de sentir, de pensar e agir que nós temos. Assim, esse condicionamento da mente, esse condicionamento psicológico está norteando nossa vida dessa forma, nesse modelo. Estudar a nós próprios significa que estamos nos tornando cientes de quem somos. Nós não conhecemos a nós mesmos.

Ao nascermos, nós não recebemos um manual de vida; nós recebemos um legado sobre como viver. Então, o único manual que nós recebemos é o legado da história, da cultura, da sociedade, da humanidade, e nós estamos vivendo dentro desse legado, dentro dessa herança. Nossa vida é tão invejosa, tão ambiciosa, tão ansiosa, tão preocupada, tão aflitiva, tão conflituosa, tão carregada de medo, de desejos e contradições como foram as vidas dos nossos antepassados. Nossas vidas são como a vida deles e dos que chegaram aqui antes deles. Então, nós somos a história da humanidade. Esse é o legado.

Assim, nossas ações são ações que estão assentadas no tempo. O tempo é o passado. Não há tempo sem o passado, sem a ideia de presente, sem a ideia do futuro. Não há história sem passado. Então, o passado se mostra agora como o presente, e irá se mostrar amanhã como o futuro, mas ainda continua sendo o passado. É assim que nós temos vivido, é assim que nós estamos vivendo, foi assim que eles viveram. Esse é o retrato da humanidade.

Então, psicologicamente, nós somos toda a humanidade, todo o ser humano que já pisou nesse planeta, a nossa condição psicológica é a mesma. Psicologicamente falando, nós somos como os homens que estavam aqui há dez mil anos atrás, há cinco mil anos atrás, há dois mil anos atrás. A violência, o medo, o sofrimento, a ignorância, a não compreensão da Verdade sobre quem nós somos aqui, nesse instante, isso também estava com eles ontem ou há dezenas ou centenas de anos atrás.

Nós estamos aqui trabalhando com você o fim da ilusão dessa condição de consciência humana. É isso que nós temos chamado aqui de consciência humana, a consciência do “eu”, toda essa herança psicológica de ser alguém que caminha nesse esforço, nessa luta, nessa tentativa de deixar de ser para Ser. É possível que nós vivenciemos melhoras, que passemos por mudanças, por transformações. Já passamos por algumas transformações ao longo dos séculos, mas são mudanças e transformações no âmbito da ciência, da matemática, da física, da química, no âmbito tecnológico, no entanto, internamente continuamos os mesmos.

Temos vivido em sofrimento, dando continuidade ao sofrimento, porque não resolvemos isso aqui, porque nós não nos conhecemos. Então, há todo esse movimento de luta para nos tornarmos alguém diferente de quem somos. Mas aqui estamos dizendo para você que nós não precisamos ser diferentes de quem somos, nós só precisamos tomar ciência da Verdade de quem somos, disso que demonstramos ser, porque isso que demonstramos ser é a verdade aparente daquilo que somos.

Tomar ciência desse modelo de identidade egoica, de cultura humana, indo além desse sentido do “eu”, do ego, indo além dessa condição de consciência humana para uma nova Consciência, para o Despertar da Vida Real – não dessa condição de ilusória identidade nesse “eu fui”, “eu sou” e “eu serei”. “Não estou feliz com o que sou, nunca estive feliz com o que eu fui, mas um dia serei feliz com o que serei, com aquilo que irei me tornar”, isso tudo está dentro de uma formulação ideológica, algo sustentado por um conjunto de conclusões e crenças, algo firmado pelo pensamento. Pensamento esse que, por sinal, é tudo aquilo que ainda é parte daquilo que vem do passado e, portanto, isso não pode ser real, é apenas mais uma fantasia do pensamento – essa ideia de vir a ser, de se tornar, de alcançar.

Toda a forma de autoaperfeiçoamento, de aprimoramento pessoal, de aperfeiçoamento pessoal, tudo isso ainda faz parte de uma educação ou de um condicionamento velho, é só um ajustamento do velho. Então, nós não temos algo novo quando há uma transformação nesse nível, porque é só um ajustamento. Nós precisamos de algo radical, precisamos do fim do “eu”, do fim do ego, do fim desse senso de separação e, portanto, dessa particular vida nesse princípio de dualidade, onde existe esse “eu e a vida”, “eu e o outro”, “eu e o mundo”, “eu e a cultura humana”, “eu a consciência humana”. Na realidade, “eu a consciência humana” é uma coisa só, “eu e a humanidade” é uma coisa só, “eu e essa – assim chamada – vida”, como o pensamento idealiza, é uma coisa só. É necessário ir além dessa condição de dualidade, de ilusão, de separação.

É isso que estamos propondo aqui para você, uma aproximação da Verdade do Autoconhecimento e da Realização do seu Ser pela Verdade da Real Meditação de uma forma prática. Nós temos uma playlist no nosso canal do Youtube (Mestre Gualberto) esclarecendo o que significa isso, como trabalhar isso, como tornar isso algo real na sua vida nesse momento, para que essa, assim chamada, “minha vida” seja compreendida.

Nesse Real contexto, essa particular vida é uma fraude. Tudo o que temos presente é a Realidade Divina, é a Realidade de Deus, é a Realidade da Verdade, é a Realidade d’Aquilo que está fora do conhecido, e essa dimensão livre do tempo psicológico, que é esse modelo de pensamento, de cultura, de história humana e de vida egoica como nós conhecemos, isso desaparece para essa Real Vida livre desse sentido de dualidade, de separação. Então nós temos a Verdade daquilo que somos quando o sentido desse “eu” que parecemos ser, que demonstramos ser, que é toda essa herança de consciência humana, não está mais presente.

Assim, ter uma aproximação da Verdade do seu Ser é ter uma aproximação da Verdade de quem é o outro, do que é a vida. Isso é o fim dessa condição psicológica de pensar, sentir, agir nesse modelo, nessa inconsciência, nesse programa de insatisfação com aquilo que aqui está, projetando um vir a ser, um se tornar diferente disso. Tomando ciência da Realidade daquilo que É, daquilo que está aqui, é possível o fim para isso.

A compreensão do que É requer uma investigação, um estudar a si mesmo, um compreender a si próprio, um compreender desse movimento, que é o movimento da separação, da dualidade, que é o movimento do “eu". Então, a visão daquilo que É é a compreensão, e quando há essa compreensão, isso que É passa por uma radical, profunda e verdadeira transformação. Não uma parcial mudança superficial como, em geral, o ego se propõe a fazer através de alguma técnica, através de alguma autodisciplina, através de alguma prática, assim chamada, “espiritual". Estamos falando de outra coisa aqui.

Estamos falando dessa ciência do próprio movimento do “eu”. Isso está presente quando há essa Atenção Plena sobre todo esse movimento. Essa Plena Atenção do movimento do “eu” é a ciência daquilo que É agora e aqui. Quando não há essa separação para tentar mudar, alterar ou fazer algo com aquilo que É, quando não há mais esse movimento do futuro, que é só um movimento de projeção do próprio pensamento nessa ideia de um tempo psicológico, se isso não está mais presente, aquilo que É sofre uma radical e profunda alteração. É quando isso se desfaz, então temos a Revelação de Algo novo, fora do tempo, fora do conhecido, fora do “eu”, fora do ego, fora dessa história da consciência humana.

Esse é o Despertar do seu Ser, é o Despertar dessa nova Consciência. Essa nova Consciência é, na realidade, o Despertar da Real Consciência. Nós usamos a expressão “nova Consciência” como sinônimo de Real Consciência. A única Realidade Divina é a Realidade dessa Consciência. Quando essa Consciência está, não existe mais o sentido de um “eu” que se separa do outro, da vida, que carrega todo esse movimento de infelicidade, de inquietude e sofrimento. Então temos a Revelação da Felicidade, do Amor, da Liberdade. Eu tenho chamado isso aqui de o Despertar da Inteligência, é o Despertar desse Ser, dessa Verdade Divina.

Janeiro de 2024
Gravatá/PE
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações