terça-feira, 13 de dezembro de 2022

A Real Meditação Prática | Meditação Prática no seu viver

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um encontro aqui em nosso canal, ainda falando sobre a Meditação Prática, além de todas as práticas de meditação. A Meditação Prática é aquela Meditação Real, não aquela meditação onde você reserva um momento específico para meditar. Talvez você diga "não, eu trabalho o dia inteiro, então eu não tenho tempo para meditar. Então, eu reservo um momento pela manhã e um momento à noite para me dedicar a esse momento de meditação".

Primeiro, eu quero que você compreenda qual é o propósito da meditação. Eu quero lhe perguntar primeiro por que você medita. O que é meditação para você? Qual é o propósito da meditação? Por que razão você medita? Talvez a sua resposta seja "bem, eu medito para me acalmar, eu medito para dormir melhor, eu medito para poder ter um certo autocentramento, eu medito porque eu me sinto bem desestressado no dia seguinte, eu medito porque, quando acabo a meditação, eu consigo conciliar o sono com facilidade… Então, é algo maravilhoso a meditação para mim". Talvez seja essa a sua resposta.

Ok. Se essa é a sua resposta, perfeito. Mas eu quero lhe mostrar alguma coisa diferente, eu quero lhe apresentar uma abordagem inteiramente nova. Meditação não é isso, Meditação não tem como princípio isso. Então, aquilo que você pratica com o nome de "meditação", sim, é uma forma de meditação, que lhe foi ensinada, que você aprendeu, e se está fazendo bem, e se você se sente bem, ótimo, maravilhoso, mas eu quero questionar isso a que você dá o nome de "meditação". Eu quero lhe falar sobre a Meditação dentro de um contexto diferente desse, eu quero lhe propor a Meditação para a Iluminação Espiritual, para o Florescimento do seu Ser, para o Reconhecimento de sua Identidade Divina, de sua Natureza de Deus.

Isso é algo mais do que viver desestressado, é algo mais do que viver se desestressando, é algo mais do que viver tranquilo ou encontrando tranquilidade, isso é mais do que viver em paz ou encontrando a paz, isso é mais do que viver algumas vezes dormindo com facilidade, outras vezes encontrando facilidade para dormir em razão de uma certa prática, de um certo exercício, de um certo momento específico para meditar.

Quando falamos em contato com a sua Natureza Divina, estamos falando em contato com a Suprema Realidade, com o fim dessa dualidade entre amor e ódio, paz e guerra, estresse e não estresse, alegria e tristeza, facilidade de dormir e dificuldade de dormir, um mecanismo para lhe ajudar a dormir, como acontece nessa determinada prática…

Quando falamos desse contato com a sua Realidade Divina, estamos falando do contato com sua Natureza Essencial, com Aquilo que Você é. O que seria para você viver livre por completo de todo sofrimento? O que seria para você poder viver completamente livre de toda forma de medo, de ansiedade, de preocupações, dos conflitos criados, provocados pelos desejos. Você já observou que os desejos são conflituosos?

A mente egoica, a mente em você, cria desejos, e você sabe que você terá problemas se você se envolver com aquilo, se você buscar aquilo. Nesse próprio movimento de busca, já está o conflito, já está a contradição, já está o sofrimento instalado. Então, o que seria viver livre dos conflitos, por exemplo, do desejo?

Então, a proposta da verdade sobre a Meditação é que a Meditação lhe coloca num contato com o seu Ser, o que representa o fim para esse ego, para esse "mim", para essa "pessoa" que você acredita ser, para toda essa estrutura de identidade dentro dessa história que você acredita ter, na qual você é "alguém", "alguém" que viveu ontem, está vivendo hoje e irá viver amanhã, e que poderá morrer em algum momento; "alguém" que nasceu e que poderá morrer; "alguém" que viveu o passado, está vivendo o presente e poderá ou não viver o futuro.

Esse senso desse "mim", desse "eu", desse ego, dessa falsa identidade, com todos os medos, desejos contraditórios, com todas as contradições ligadas a satisfação, preenchimento, prazer e, ao mesmo tempo, o medo, diversas formas de sentimento como mágoa, ressentimento, culpa… Tudo isso faz parte dessa estrutura da "pessoa", do ego, desse "eu", e a Meditação tem como princípio lhe mostrar a Beleza da Realidade Divina que Você é, além dessa condição.

Eu falo de uma Vida na qual a Vida e você já não se separam, na qual (nessa Vida) não há você e Ela, uma Vida em Completude, uma Vida em Paz… Eu não falo da paz que foge porque o trânsito está pesado, eu não falo da paz que desaparece quando você está estressado; eu falo da Paz que não tem um contrário, não tem um oposto, chamado conflito, uma Paz que ultrapassa tudo aquilo que o pensamento pode imaginar sobre paz, ou pode desejar como paz. Eu me refiro aqui à Paz de Deus, à Paz da Consciência, à Paz não dual do seu Ser, de sua Natureza Divina.

Então, a Meditação é isso, é esse encontro com essa Verdade, com a Verdade que Você é. Então, temos aqui uma diferença clara, muito clara, entre as práticas da meditação, as diversas práticas, e a Meditação Natural, a Natural Meditação. Essa é a Real Meditação, essa é a Meditação Prática, no seu viver, no seu dia a dia – esse contato consigo mesmo.

Veja, eu quero lhe desafiar a trabalhar isso aqui e agora, a perceber a Verdade que Você é, que Você traz em seu Ser, a Realizar Isso através desta auto-observação do movimento da mente, nesse contato direto com algo aí além desse "eu" que você acredita ser. Esse "algo" é essa Consciência, é esta Presença, é essa Inteligência. Ela é a Verdade do seu Ser, em plena Unicidade com a Vida com Ela é. Não há conflito Naquilo que Você é. Todo o seu conflito está, todo ele, baseado nessa egoidentidade, nessa "pessoa" que você acredita ser.

Você pode até temporariamente se afastar dessa "pessoa", que é o que acontece nas diversas práticas de meditação. Então, você se senta num determinado local, respira de uma certa forma, há uma certa luta interna para se afastar dos pensamentos, e, com um certo tempo, você obtém um certo resultado. Eu digo "um certo resultado", porque depois que você sai daquele momento de prática que levou trinta, quarenta minutos – e, de repente, você já está numa prática dessa há quinze, vinte, trinta, quarenta anos –, todas as vezes que você sai, você percebe que a mente volta, e todo esse movimento egoico surge novamente, lá está presente novamente, então a contradição está presente, o conflito está presente, a separação entre você e a Vida, entre você e Deus, entre você e o mundo, entre você e o outro, isso continua presente, as imagens que você tem de si mesmo ainda estão presentes.

É claro que você já é uma pessoa menos estressada, mas o estresse ainda existe; é claro que você já é uma pessoa mais pacífica, mas o conflito da violência ainda está presente, ainda há momentos em que você se vê violento, e pior: há momentos em que você nem se vê violento, só as pessoas à sua volta percebem o quanto de agressividade, de violência, ainda existe presente nessa "pessoa" que você acredita ser. No entanto, naquele mesmo momento, naquele dado momento, você nem tem a condição de perceber isso. E por quê? Porque você não conhece a Verdade sobre a Meditação.

A Meditação Prática, a Meditação Real – e é isso que nós estamos propondo aqui para você, um trabalho nessa direção –, ela lhe mostra Aquilo que, na verdade, Você é aqui e agora. Então, de uma certa forma, essa Verdade silenciosa, amorosa, transcendente, atemporal, desconhecida que Você traz, Isso lhe é apresentado pela Meditação, mas também lhe é apresentado tudo aquilo que a mente, aí dentro, não quer ver em si mesma, ela não quer enxergar em si mesma, e ela oculta de si própria.

Então, você se torna capaz de ver todo esse movimento da mente, e é somente quando você se torna capaz de ver o movimento da mente que você pode, de verdade, se desidentificar desse movimento, descartar esse movimento, soltar esse movimento, se desapegar desse movimento. Podemos usar muitos termos para isso. Você consegue renunciar a esse movimento, o movimento desse "eu", desse ego, e isso só é possível porque há Atenção, Consciência, Presença, agora, aqui!

Então, você está diante da Meditação Prática, da Meditação Real, do Reconhecimento de sua Identidade Verdadeira, além desse condicionamento, todo ele, por sinal, social, cultural, educacional, mundano, pessoal, egoico.

Olhe para o mundo à sua volta, as pessoas estão desapercebidas de tudo isso. É só você olhar para o mundo, você vai ver o quanto as pessoas estão inscientes da Verdade que trazem em si mesmas e o quanto elas estão se confundindo com o ego, criando desordem para si mesmas e para os outros à sua volta; para elas próprias e para o mundo à sua volta.

Então, o ser humano é agressivo, ele é violento, ele é cheio de desejos, de caprichos, de preocupações, de medos. Ele vive, apesar de alguns momentos também de paz, de alegria e de satisfação, sobretudo quando consegue uma realização pessoal ou quando se sente preenchido, temporariamente, no ego por alguma coisa... fora esses momentos, o ser humano vive em sofrimento, porque ele é basicamente violento, ele é basicamente invejoso, ciumento, avarento, preocupado com a continuidade desse ego, carrega em si o medo da morte. Então, a condição do ser humano precisa mudar. Então, você está aqui para se ver como Você é, reconhecer Aquilo que você nasceu para Ser.

Junho de 2022
Gravatá-PE
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações