quarta-feira, 1 de maio de 2019

Satsang é algo diretamente vivencial

Essas falas colocam, de uma forma direta, algo fundamental. Embora alguns dos termos usados possam parecer ligados à espiritualidade, não estamos tratando disso nesses encontros. Espiritualidade não tem nada a ver com a Verdade. As pessoas são muito ligadas à busca pela espiritualidade. As diversas crenças, dentro da espiritualidade, são muito atraentes para a mente. Há um forte orgulho interno quando as pessoas declaram que são espirituais.
Na verdade, Aquilo que Você é não tem nada a ver com essa conhecida espiritualidade, com religiosidade, ou com qualquer coisa. Aquilo que você é não é material, não é espiritual, não pode ser colocado dentro de qualquer classificação. A mente está sempre buscando analisar, conceituar. Isso pode ser até útil para a sobrevivência desse organismo, desse mecanismo, desse corpo-mente, mas analisar e conceituar não tem qualquer utilidade dentro da Realização da Verdade, da Verdade sobre você. Então, essa é uma visão equivocada, ou uma cegueira completa.
Assim, basear-se em conceitos, em análises, firmar a sua visão com base em crenças, é completa cegueira. Você está completamente cego quando acredita, através de conceitos, de análises e de crenças, poder compreender a Realidade. Por que isso não é possível? Porque a Verdade está além da mente, além da religiosidade, além da espiritualidade, além das crenças, das análises e dos conceitos.
Assim sendo, a primeira coisa aqui é perder a esperança. Isso mesmo! A Verdade não se revela pela esperança. Esperança é uma forma de crença. Embora seja uma crença otimista, positiva, ainda é uma crença. Esperança é algo que faz de você alguém positivo, alguém proativo, mas ainda é uma forma de crença. A Verdade é tão singular e tão plena em Si própria, que não precisa de nenhuma outra base para se sustentar. Ela não precisa da crença, não precisa da esperança; Ela se revela na Constatação! Tudo o que você precisa é constatá-La por si mesmo. Nesse sentido, nenhum guru fará isso por você, porque nenhum guru pode fazer isso em seu lugar. É uma Constatação sua, a sua Realização. Então, não se trata de aceitar isso de forma cega, analisando e prendendo-se a conceitos ou a qualquer forma de crença. A verdade é que você não precisa da esperança. Você só tem a crença que lhe dá essa esperança porque você não tem a Constatação direta. Quando você pode constatar diretamente, não precisa da crença. Precisamos da habilidade, da capacidade, da graça de ver Isso diretamente por nós mesmos. Esse é sempre o meu trabalho com você em Satsang. É necessário que você constate diretamente, que tenha a sua própria visão, algo que nasça dessa direta Constatação, e só a Meditação pode dar isso.
Assim sendo, Satsang é algo diretamente vivencial, é onde você vivencia diretamente a Realidade da Meditação. Então, você não precisa da crença, da esperança, de conceitos, de análises intelectuais… A Verdade que você é não pode ser representada intelectualmente por conceitos, explicada de forma analítica. Coloque de lado todos os conceitos, preconceitos, crenças, toda forma de aproximação, mesmo que positiva, que é aquela baseada na esperança.
Então, Satsang é algo experimental, vivencial. Você vivencia, sabe e vê diretamente. Não se trata de uma busca; esse é outro ponto. O tempo, aqui, não é um fator importante, mas a entrega sim. Nós estamos falando da importância dessa rendição, dessa entrega. Rendição ou entrega à Verdade é a base que lhe possibilita ver Isso diretamente. A Sabedoria nasce do Estado Natural de Ser, é o florescer dessa Constatação da Verdade que Você é! Não há nenhum mapa que possa representar Isso, não é possível fazer uma fotografia da Verdade.
O que eu estou dizendo é que Você é essa Realidade, já é Aquilo que busca. Você não precisa de um mapa, porque nenhum mapa, nenhuma fotografia pode ser a representação fiel dessa Realidade que Você é. Repito: não se trata de esperança, de uma crença, nem de ideias, conceitos… Nenhuma forma de análise vai ajudar. Ao contrário, só irá atrapalhar. Então, você deve iniciar com o fato de que não existe nada para encontrar, nada para ganhar.
O que Você verdadeiramente é não tem nada para fazer. Se existe um sincero, intenso e fervoroso anelo pela Verdade, você vai colocar de lado todas as coisas, toda essa espiritualidade, essas crenças, esses conceitos, porque tudo isso é parte da ilusão, na qual o sentido de separação se sustenta, se mantém. Quando as pessoas se aproximam, logo demonstram que não estão dispostas a deixar tudo isso, e a vida dessa identidade separada está se mantendo justamente nisso. Então, o convite, em Satsang, é: abandone tudo isso!
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 04 de julho de 2019 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas às 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar, acesse o link: http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações