sexta-feira, 24 de maio de 2019

A felicidade nasce da real inteligência

Todos esperam encontrar uma vida livre de problemas, de sofrimentos e, naturalmente, de toda forma de conflito. É isso que todos buscam. A procura da paz, da liberdade, da felicidade é a procura de uma vida livre de conflitos, dilemas e problemas. A Realização é essa possibilidade. A Realização da Verdade sobre Si mesmo é o Despertar da Real Inteligência. Inteligência é algo que não tem nada a ver com os pensamentos, e essa é a primeira coisa a ser vista. É necessário compreender isso muito claramente. Pensamento é um elemento de limitação, de restrição, portanto, do ponto de vista psicológico, um elemento de conflito.
Vou falar um pouquinho com você sobre essa questão da inteligência e a relação direta que ela tem com a Real Felicidade. O que posso lhe dizer sobre isso é que é impossível a Felicidade sem a Real inteligência, e é impossível haver Inteligência enquanto a mente egoica estiver presente. Mente egoica é a ilusão de uma mente pessoal, particular, separada da Consciência. A Verdade presente é sempre Consciência, enquanto a mente é essa limitação formada por um conjunto enorme de pensamentos que passam dentro de você. Na mente, você está sempre projetando alguma coisa. Assim, você não é uma realidade presente nessa experiência de pensamentos.
O pensamento é um movimento automático e condicionado. Ele cria a ilusão de que você está presente nessa experiência dele, projetando o futuro ou tentando se livrar de algum peso, de alguma memória, de alguma lembrança do passado. O problema é que você acredita que está lidando com o passado ou com um futuro possível. Você acredita que a memória é uma coisa sua e que as lembranças, aquilo que vem do passado, é uma realidade que você controla. Da mesma forma, você acredita que está manejando as ideias sobre o que pode vir a acontecer, que é o futuro. Na verdade, você nunca se move; nem com o passado, nem com o futuro. O pensamento não é um elemento com o qual você se move, por isso você não pode se mover para o passado e nem para o futuro.
Eu resolvi falar com você, neste momento, sobre a beleza da Inteligência. Repare a verdade disso: a Inteligência não tem nenhuma relação com o pensamento. Assim, não pode haver Inteligência na imaginação. O pensamento não faz parte da Inteligência e não pode haver Inteligência na memória. Portanto, você não pode conhecê-La se acredita que pode se mover com base em pensamentos. Pensamentos são abstrações, conceitos, crenças. Dessa forma, o passado e o futuro são formas de crença. Você pode imaginar o passado e futuro, mas não pode vivê-los. Essa imaginação é um movimento do pensamento, e você nunca está presente dentro disso. Esse é, basicamente, o movimento dessa ilusão da egoidentidade.
Acompanhe com atenção! Quando as pessoas dizem que estão preocupadas, elas estão com medo do passado ou estão ansiosas quanto ao futuro ‒ aqui está um exemplo de não inteligência. Isso não é você no seu Estado Real, Natural. Portanto, aqui está a ilusão do senso de separação.
Eu estou falando com você, hoje, sobre a importância da Felicidade. A beleza da Realização, que é Felicidade, não pode ser encontrada no pensamento. Quando o pensamento não está, Você já é Aquilo que está buscando. Você não pode ser outra coisa, a não ser essa Realidade, que é Consciência, e Ela não se move, não pode ser encontrada no movimento, não pode ser encontrada na mente. É necessário que a mente —esse movimento de memória e de imaginação do futuro — desapareça. É aqui que está a causa de todos os seus problemas: o movimento da mente, do pensamento, e a ausência dessa Inteligência, que é Você em seu Estado Real, Natural. A Real Inteligência é a presença dessa Consciência livre da mente.
"A Real Inteligência é a presença dessa Consciência livre da mente."
Assim, qual é a causa de seus problemas?
Quando você tem um olhar para os seus problemas, o que vê? Todos eles se iniciam a partir de crenças, e isso é algo possível somente no sentido de separatividade. Quando não há Consciência, os problemas estão presentes, ou seja, a presença da mente egoica, desse movimento, é a ausência dessa Natural Consciência. É bastante estranho dizer isso, porque, para mim, é muito claro que a Consciência jamais está ausente. Quando a mente está ocupando esse espaço, que é quando você está preso, identificado com a ilusão desse “alguém” no movimento do pensamento, é como se essa Consciência, de fato, não existisse mais.
Uma criança pequena, de um ano, diante de um espelho, será capaz de ver a sua imagem refletida nele e o quanto essa imagem se parece com ela. É possível que a criança brinque e se divirta com aquela imagem, mas, com essa idade, ainda não está claro para ela essa autoconsciência, a consciência do “eu”, porque não lhe disseram que “ela é aquele corpo”. O que está faltando? A crença, a ideia, o pensamento.
Assim, a ideia “eu” é só um pensamento, uma coisa que você aprende. Se a criança com a idade de apenas um ano brinca e se diverte com sua imagem, há uma perfeita consciência, uma completa experiência acontecendo, mas ela não a particulariza. Ela não diz: “Eu”. A Consciência está presente, mas a ilusão da separação não. Aquele que vive em seu Estado Natural, o Estado Real de Ser, como essa criança, vive em pura Consciência também, sem o sentido de separação. Seu Estado Natural é de Inteligência absoluta! É quando a ideia “eu” surge que o sentido de separação aparece; sem essa ilusão do “eu”, não existe sentido de separação.
Então, qual é a causa real de seus problemas? O pensamento, a ideia sobre como a vida deve ser, como as coisas devem e precisam ser para “você”. Então, tem “você” e a vida; não há Consciência. Sua preocupação particular, pessoal, egoica, é sempre de autoconsciência. A Consciência está presente, mas é como se Ela não estivesse. Assim, a sua preocupação não é com a Consciência, mas com a autoconsciência, em estar sempre presente na experiência, experimentando a vida como ela se expressa, como se manifesta. Então, aí está o sentido de dualidade, de separatividade, o sentido do “eu”.
O que estou dizendo é que não existe nenhum “eu”, que isso é parte da imaginação do pensamento, é parte do condicionamento, é uma crença. Tudo que está presente é essa Inteligência, que faz tudo. Seus cabelos e unhas crescem, o coração bate, a respiração acontece... As células do seu corpo estão vivas, fazem a digestão e o corpo assimila calorias. Tudo está acontecendo nessa Inteligência! Assim, aquilo que você chama de “meu corpo” é uma manifestação dessa Inteligência.
Não é necessário esse “eu”. Tudo o que temos presente aqui é uma criança diante do espelho ‒ não há problemas, porque não há o senso do “eu”. Olhe para os seus pensamentos... Eles não são “seus”, fazem parte da cultura. Não existe nenhum pensamento original, tudo é somente cópia, da cópia, da cópia... A Vida está acontecendo como pura Consciência, que é a sua Natureza Verdadeira. Você é pura Inteligência! Em Você, não há razão para sofrimento nem espaço para a miséria. Tudo isso é criado somente pela ilusão da separatividade, que é quando a criança assume a ilusão da autoconsciência e acha que está no controle, passando a se ver como uma entidade separada do próprio espelho.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 22 de abril de 2019 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas às 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar, acesse o link: http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações