terça-feira, 29 de agosto de 2023

Como se livrar da depressão? Sofrimento psicológico. O que é a Consciência? Despertar da Consciência

Existem perguntas muito frequentes. Essas perguntas estão sempre voltando e são realmente importantes. Uma das perguntas que as pessoas fazem, em razão dessa questão do sofrimento, é: “Como se livrar da depressão?” Essa é uma pergunta. A outra é: “Como se livrar da ansiedade e do medo?”

Agora, percebam o que vamos trabalhar com você aqui hoje, dentro deste encontro. Eu quero trabalhar com você uma outra pergunta aqui, neste encontro. Nós precisamos ter uma resposta para ela. A pergunta é: O que é consciência? Eu tenho para mim que a compreensão dessa resposta – eu me refiro a uma compreensão direta, não a um entendimento meramente intelectual de palavras ou conceitual dessa questão da consciência – isso irá representar o fim para a depressão, o fim para a ansiedade e para o medo.

Na verdade, pode soar estranho para você, mas a compreensão do que é consciência é o fim do sofrimento humano. Nós somos criaturas carregadas de sofrimento: sofrimentos físicos, emocionais, sentimentais e psicológicos. Um aspecto do sofrimento físico é a própria dor. Um dos aspectos do sofrimento físico é a própria dor. Quando você está doente, o corpo sente fraqueza e dor. Esse é um aspecto do sofrimento físico. Mas esse elemento “sofrimento” só entra nessa fraqueza e dor quando psicologicamente estamos nos identificando com a experiência da fraqueza ou da dor nesse corpo.

Assim, a própria identificação com o corpo nessa dor e fraqueza é aquilo que representa esse tipo de sofrimento, que é o sofrimento físico. Mas, notem: esse sofrimento tem pouca relevância. O real sofrimento é aquele que nós conhecemos como sofrimento psicológico. A depressão é algo assim. A ansiedade é algo assim. O medo é algo assim. A angústia, a tristeza, a melancolia, a culpa. Tudo isso está dentro desse medo. Tudo isso está dentro desse sofrimento psicológico.

A pergunta aqui é: o que é consciência? Porque tudo isso é parte dessa consciência. É a não compreensão do que é consciência, não saber lidar diretamente com aquilo que nós chamamos de consciência, é isso que nos mantém dentro dessa condição psicológica de sofrimento. Depressão, angústia, ansiedade, medo, a dor da solidão, tudo isso é algo presente enquanto o sentido de consciência de um “eu” presente não é compreendido. A não compreensão desse “eu”, dessa consciência, desse “mim”, dessa pessoa, dessa identidade.

Aqui estamos trabalhando com você a compreensão desta consciência. A compreensão da consciência do “eu”, do “mim”, desse ego, dessa pessoa, é aqui que está o sofrimento, o psicológico sofrimento que todos nós conhecemos. Nós podemos usar de algumas estratégias, técnicas, expedientes. Nós podemos ter uma aproximação de algum sistema de terapia ou de prática que, temporariamente, nos coloque aliviados dessa psicológica dor, desse sofrimento psicológico, dessa angústia, dessa ansiedade, dessa depressão. Mas nada disso é algo definitivo para o fim para esse sofrimento psicológico, que é ser alguém, que é se manter como uma entidade separada.

Então, o nosso trabalho aqui consiste em descermos a águas mais profundas, não se trata de nos aproximarmos da praia, pisarmos na areia. Aqui o convite é para adentrarmos ao mar, pisarmos nas águas e irmos em direção a águas mais profundas. Aqui estamos trabalhando o fim para a ilusão dessa consciência do “eu”. Isso é o fim para o sofrimento psicológico.

É exatamente o que você está ouvindo: estamos falando do definitivo fim para um “eu” que sofre, para um ego que se angustia, para uma pessoa que se deprime, para uma entidade presente vivendo no medo. Essa Realização é a Realização de Deus, é a Realização do seu Ser. Seu Ser, a Verdade de Deus, é algo que está livre desse mundo psicológico do “eu”, do ego, dessa consciência do “eu”.

Assim, nós temos colocado aqui dentro do canal – estamos estudando isso aqui, nós temos algumas centenas de vídeos – nós estamos estudando com você a ilusão dessa consciência, que é a consciência do “eu”. É nessa consciência que estamos vivendo nossas vidas. Isso explica com muita facilidade, de uma forma muito simples, por que sofremos, por que vivemos dentro dessa condição. Tudo isso ocorre porque estamos dentro de uma consciência egoica.

Essa consciência do “eu” representa um conjunto de memórias, de lembranças, de ideias, de crenças sobre quem nós somos, sobre quem é o outro e sobre o que é a vida. Então, a ideia presente, aquilo que prevalece nessa consciência do “eu” é uma ideia particular que vem de um fundo de memória, de lembranças, de histórias que o pensamento anda construindo sobre quem é você, sobre quem é o outro e sobre o que é a vida. Toda a nossa resposta psicofísica a essa experiência do viver é algo muito particular, é algo circunscrito a essa condição de consciência egoica, de consciência particular, que é essa consciência do “eu”.

Então, o que é consciência? Consciência é esse conjunto de imagens, memórias, lembranças. Algumas dessas memórias ou lembranças são superficiais e se mostram em nossas relações uns com os outros, no nosso dia-a-dia, no nosso viver. E algumas dessas memórias estão mais ocultas, resguardadas no fundo de nós mesmos. Então, alguns dividem essa assim consciência, que é a consciência do “eu”, em consciente e inconsciente. Existem essas camadas mais profundas de memória, mas são só memórias também. E existem essas memórias mais superficiais, mais à flor da pele, vamos colocar dessa forma.

Então, essa é a parte consciente dessa consciência do eu. Então essa consciência do “eu”, ela consiste naquilo que alguns chamam de consciente e inconsciente. Consciente é aquilo que se mostra mais facilmente, que podemos colocar dessa forma, que está à flor da pele. E aquilo que está mais oculto é o inconsciente. Mas é algo que está presente dentro de cada um de nós, formando esse corpo de memórias, lembranças. Então, toda a nossa educação, toda a nossa formação, tudo aquilo que recebemos da cultura, que recebemos da humanidade, que hoje é parte dentro de nós, nessa consciência do “eu”, de um condicionamento psicológico, de um condicionamento também emocional e físico, é isso que expressamos no viver.

Então, isso é a consciência: o que sentimos, o que pensamos, o que dizemos, o que fazemos, como reagimos, nossas reações, nossas respostas, respostas na ação, respostas na fala, respostas de pensamento, de ideias. Tudo isso é parte dessa consciência, que é a consciência do “eu”. A pergunta é: É possível tomarmos ciência de uma Realidade além dessa limitação, que é essa consciência do “eu”, que representa todo esse conjunto de condicionamento cultural, tanto físico quanto psicológico, um condicionamento existencial?

Enquanto estivermos vivendo dentro dessa condição, sem a ciência do que essa consciência representa, estaremos dentro desse quadro, dessa situação de sofrimento. Estamos aqui falando com você a respeito da Liberdade, do fim do sofrimento. Do fim dessa ilusão que é a ilusão do “eu” e, portanto, o fim dessa limitada e circunscrita consciência egoica. Então, algo novo surge, algo fora de tudo isso que nós conhecemos nessa mente, nesse cérebro, nesse sentir, pensar, fazer, agir… algo inteiramente novo surge, algo desconhecido de tudo isso, com o Despertar da Consciência.

Agora, aqui, já nos referimos a uma nova Consciência, não essa consciência do “eu”. A condição dessa consciência é de insanidade, é de desordem psicológica, emocional, sentimental. É a condição de desordem nas ações, no comportamento, nas experiências. Estamos falando aqui do fim para essa desordem com o Despertar da Consciência. Agora estamos nos referindo à Real Consciência, à Verdadeira Consciência.

Então, quando você tem a pergunta: “Como me livrar da ansiedade e do medo? Como me livrar da depressão ou como me livrar disso ou daquilo?”, a ideia central aí é a ilusão dessa busca da Liberdade, a partir dessa consciência do “eu”. Tudo o que você pode fazer dentro dessa consciência do “eu”, aspirando essa Liberdade, nessa procura, nesse afã pela Liberdade, é apenas dar continuidade, ainda, a essa condição. O fim para todo o sofrimento não está nessa ânsia ou desejo de se livrar, mas em compreender a Verdade sobre o sofrimento. É aqui que reside o fim para esse sofrimento e, portanto, a Real Liberdade do sofrimento.

Então, nós não temos como nos livrar do sofrimento dentro do sofrimento. Nesse próprio movimento de se livrar do sofrimento estamos apenas dando continuidade a esse sofrimento em movimento, porque é um movimento reativo, é um movimento do próprio sofrimento para se livrar. Esse próprio movimento sustenta o medo, sustenta a angústia, sustenta a própria ansiedade, sustenta, portanto, o próprio sofrimento. Para a Libertação do sofrimento, temos que ter o fim para o sofrimento. E o fim para o sofrimento consiste em investigarmos a natureza dessa consciência que é a consciência do “eu”. É onde reside o sofrimento.

Então, nos deparamos com o sentido de um ego, de uma entidade que se separa, se separa com base nesses princípios equivocados de avaliar, de julgar, de comparar, de rejeitar, de se identificar com tudo que surge a partir desse fundo de condicionamento. Precisamos nos libertar, sim, da ilusão dessa consciência do “eu”. Mas essa Libertação consiste em estudarmos esse movimento, em compreendermos essa condição psicológica e também emocional e física de condicionamento em que nos encontramos.

Estamos juntos? Por isso precisamos nos aproximar do Autoconhecimento, compreender a natureza do “eu”, a natureza dessa consciência egoica, dessa consciência humana, dessa herança de humanidade que nós temos. Então é possível a Realização da Verdade do seu Ser, que é o Despertar da Real Consciência. A Consciência Real é o seu Ser, é a Verdade de Deus. Uma mente nova, um cérebro novo, uma aproximação de si mesmo, de si mesma, nessa investigação, nessa inquirição, nessa observação desse movimento da própria mente, como ela tem funcionado, como ela anda funcionando – isso lhe coloca num contato direto com a Verdade Divina, com o descarte do “eu”, com o descarte do ego, com o descarte dessa velha consciência humana, dessa velha consciência egoica. Isso é o fim dessa insanidade e, naturalmente, isso é o fim da infelicidade.

Então, tudo isso que se apresenta na vida humana como infelicidade está presente porque nós não nos conhecemos. Por não nos conhecermos, não temos tido um contato direto com Aquilo que está presente agora, aqui. Não temos um contato com a vida como ela é, como ela se mostra. Porque estamos sempre a partir dessa ilusão do “eu”, desse fundo de condicionamento egoico, dessa consciência que é uma herança humana, traduzindo, interpretando, julgando, avaliando, tendo uma vida limitada, particular, estreita. Que não é real, mas que, paradoxalmente, se constitui como a única vida real que estamos apresentando, que estamos vivendo, que estamos tendo agora.

Podemos ir além disso? Podemos nos tornar cientes desse movimento, que é o movimento do “eu”, do ego? Podemos descartar essa consciência particular, egoica, esse sentido de separação, o fim para esse “eu” que se separa da vida, que se separa do outro, que se separa de Deus?

É isso que estamos trabalhando aqui neste canal. Então, essas são águas mais profundas, então não estamos falando de terapia, de tratamento, de ajustamento. Não estamos falando com você, aqui, sobre ressignificação, sobre aperfeiçoamento pessoal, sobre uma melhora. Estamos falando da Realização de Deus. Estamos falando aqui, com você, sobre a Iluminação Espiritual. Estamos colocando para você a oportunidade da compreensão da Verdade sobre quem é você. Esse assunto é o que nós estamos tratando aqui dentro do canal. Todos os vídeos presentes aqui apontam para essa direção.

Nós temos encontros também nos finais de semana, on-line, além desses vídeos aqui no canal. Nós temos o link do nosso whatsapp aí na descrição do vídeo para esses encontros de finais de semana. É um final de semana completo on-line. Além disso, temos encontros presenciais, fazemos retiros. Nós estamos trabalhando com você o fim do sofrimento. E o fim do sofrimento é o fim da ilusão de uma identidade que é o “eu”, o ego. O fim para esse sofredor é o fim para esse sofrimento.

Então esse é o assunto que estamos trabalhando aqui com você dentro deste canal. Nós temos diversas playlists aqui, aprofundando essa questão da Realização da Verdade do seu Ser, que é a Realização de Deus. Dá uma olhada nessas playlists! Nós temos uma playlist aqui sobre Autoconhecimento, uma outra sobre esta Real Meditação, temos diversas outras playlists. Aprofunde isso, investigue melhor isso. E se, de fato, isso faz sentido para você, entra aí no nosso grupo do WhatsApp, já se inscreve no canal, deixa o seu “like”, e a gente se vê. Ok? Valeu pelo encontro e até a próxima.

Agosto de 2023
Gravatá-PE
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações