terça-feira, 8 de agosto de 2023

O que é Satsang? | Meditação, Silêncio, o encontro do seu Ser em Darshan | Vazio existencial

O que é Satsang? Essa é uma palavra que tem deixado muita gente encucada. As pessoas ficam um pouco encucadas com isso. Afinal, o que significa isso, a palavra “Satsang”?

Notem, a palavra “Satsang” é uma palavra que, em sânscrito, significa “encontro com a Verdade”. Geralmente, essa palavra é empregada na Índia e em todas as partes do mundo para o encontro com aquele ou aquela que Realizou o seu Ser. Aquele que está em seu Natural Estado de Ser está em “Sat”. Sat é Ser e Sang significa o encontro com esse Ser.

Então, a palavra “Satsang” significa o encontro com um Acordado, o encontro com um Sábio, com um Ser Realizado. Então, basicamente, é isso; esse é o significado da palavra. Agora, aqui, nós estamos trabalhando com você, exatamente, o fim para todos os significados.

Então, a palavra tem um significado. A palavra “seta” tem um significado, e, quando eu uso a expressão “seta”, de imediato, na sua mente, uma imagem aparece. Se eu usar uma outra expressão, como “árvore”, uma imagem irá aparecer. Essa imagem que aparece, assim como essa palavra, ainda são símbolos, são representações. Essas representações são aquilo que não é a Realidade. Então, o símbolo, a palavra, esse significado, não é a Verdade. Esse encontro com o Ser, esse encontro com Aquilo que é a Realidade de sua Natureza Divina, de sua Natureza Real… isso é Satsang!

Nós vivemos nessa vida, aqui neste mundo, uma vida orientada pelo pensamento… uma vida orientada pelo pensamento e sentimento nessa estrutura desse corpo-mente. A vida, dentro desse contexto, está ocorrendo ou transcorrendo dentro de um sonho, um sonho de vida, um sonho de existência, um sonho de mundo. O ser humano está nesse sentir e pensar, se confundindo, momento a momento, com a ilusão de um sonhador nessa experiência de vida, ou de mundo, que não passa de um sonho.

Então, tudo aquilo que é bom ou ruim, real ou ilusório, prazeroso ou doloroso, toda essa existência de vida humana comum a todos transcorre dentro desse modelo de sonho. Esse encontro com Satsang, que é o encontro com o seu Ser, a Realidade de sua Natureza Divina, de sua Natureza Essencial, é o Despertar desse sonho.

Então, quando você se dirige para Satsang… Em geral, essa palavra na Índia é empregada para o encontro com um Ser Realizado. Se você vai a um encontro de um Ser que Realizou sua Natureza Essencial, você está indo para um Satsang. Então, um encontro com um Ser Realizado é um encontro com a Verdade do seu Ser em uma outra forma. Aquele que você encontra como um Ser Realizado, que Realizou Deus nesta vida, é aquele que Realizou a Verdade sobre quem ele é, sobre quem ela é. Não tem mais “alguém” ali! O corpo se mantém, mas a Realidade presente não é mais uma identidade pessoal, particular, com uma vida centrada no pensamento e sentimento. Então, você está diante da Realização de Deus numa forma humana. Isso é Satsang!

E, diante desse encontro, você se depara com a investigação da Verdade sobre quem é Você, e, portanto, da possibilidade, também, de realizar que tudo isso, de fato, é só um sonho. Há Algo além disso tudo, ou melhor, há Algo presente que é isso tudo. Esse “Algo além” é Algo que está agora aqui presente sendo isso tudo. Eu me refiro à Verdade de Deus.

A Realização ou o Despertar desse sonho é a visão clara de que só há Deus presente, e essa Realidade que é Deus presente está além dessa condição de identidade egoica ou de identidade separada da vida, do outro, do mundo. Então, a Realização do seu Ser é a Verdade desse Encontro com Sat, com o Ser, com a sua Verdade Divina.

Eu tenho convidado pessoas para estarem em Satsang, para se envolverem com Satsang. Assim, elas podem descobrir, dentro de Satsang, dentro desses encontros, pela autoinvestigação, pela autoinquirição… assim, elas podem constatar aqui que a Verdade do seu Ser é Amor, é Paz, é Felicidade; constatar que todo o sentido de sofrimento existencial está presente enquanto há presente esse vazio, enquanto esse vazio existencial, essa dor de ser alguém em busca de um preenchimento para esse vazio, em busca de uma realização que possa pôr fim a essa dor… se isso se mantém presente, a ilusão se mantém presente, o sonho se mantém presente.

Então, a infelicidade e o sofrimento estão presentes em razão do sentido do “eu”, do ego, desse “mim”, carregando essa ilusão do sentido de uma existência separada de Deus.

Assim são os nossos encontros aqui, dentro desse trabalho. E isso é algo além de um vídeo que você assiste aqui no canal. Os encontros de Satsang… há, neles, algo maior do que nós temos presentes dentro desses encontros que temos por aqui nos vídeos do canal, mas é algo que está fora da linguagem, está fora da fala, está fora da palavra.

Você pode, internamente, detectar o que estamos colocando, mas também terá a mesma dificuldade de explicar para outros o que ocorre, o que acontece, dentro de você, dentro de um encontro onde só esta Presença, esta Consciência se assenta, trazendo esta Quietude, este Silêncio, esta “outra Coisa” – e, aqui, eu uso a expressão “outra Coisa” sinalizando que existe algo além da mente, além do corpo e além do mundo. Isso se torna possível quando você está em Satsang.

Constatar a Verdade sobre quem é Você tem um sabor, um perfume indescritível. A Natureza da Realidade, a Verdade sobre Deus, a Singularidade do seu Ser tem uma fragrância, uma delicadeza, uma beleza indescritível. Isso se revela nesse contato com a Meditação, e ela se torna natural, espontânea, livre de qualquer esforço ou de qualquer trabalho intencional da sua parte quando estamos em Satsang, porque a própria Presença da Graça, a própria Presença Divina, que é essa única Consciência presente naquele que está ali Realizado e em você, se mostra como uma única Realidade. Então, há um compartilhar ou um comungar desse Silêncio, dessa Consciência, dessa Presença.

Então, há algo muito real dentro de Satsang. A expressão é “Darshan”. Darshan é o contato com o Silêncio no olhar. Darshan é uma palavra também em sânscrito, que significa “ver e ser visto”... e se colocar nessa abertura, nesse encontro, nesse olhar, nesse ouvir, nesse vivenciar diretamente, sem a intervenção ou a interferência do pensamento.

O pensamento é aquele, em nós, que julga, critica, condena, aceita, rejeita, entende, não entende, analisa… Diante desse olhar, que é Presença, que é Consciência, que é Silêncio, há um desarme para esse modelo de condição de intelecto, que analisa, julga, compara, aceita, rejeita, suspeita... Então, nos deparamos com Aquilo que é a Verdade do nosso Ser se revelando nesse Silêncio.

Então, há algo em Darshan, há algo nesse ver e ser visto, nesse olhar e ser olhado, que transcende o “eu”, o ego. Então, nós estamos, pela primeira vez, além da necessidade da linguagem, da fala, de uma comunicação verbal. É a comunhão ou o compartilhar do Silêncio, desta Presença da Graça; é beber desta única Consciência: isso é Darshan!

Aqui, neste instante, neste momento, é possível isso para você: apenas ouvir. E não se faz necessário entender, ajustar isso a qualquer compreensão, a qualquer entendimento, a qualquer autoexplicação intelectual. É sentir, é olhar, é ver, é ser visto, é não resistir a esse momento de encontro com a Realidade do Silêncio. E o intelecto é a barreira; a lógica, a necessidade de explicação, ou de autoexplicação, ou de conclusões, é a barreira.

Então, quando há Meditação, quando há esse encontro com o Silêncio do seu Ser em Darshan, nós temos a Presença de Satsang, esse encontro com a Realidade Divina.

Por isso, eu tenho convidado pessoas para encontros on-line e, também, encontros presenciais. De teorias, de crenças, de conceitos, de palavras, as pessoas já estão cheias! Você que chegou a esse canal já deve ter lido muitos livros, escutado muitas palestras, aprendido muitas coisas. A Realidade do seu Ser não é algo que você aprende; Ela é algo que é visto agora aqui, constatado como sendo sua Natureza Essencial, como a Verdade do seu Ser, quando há um esvaziamento exatamente de todo esse conteúdo psicológico, de toda essa informação.

Então, o contato com o Despertar, com a Iluminação, que é o contato com o seu Ser, com Aquilo que é Você agora aqui, é esse encontro com o Silêncio desta Presença. Não se trata de aprender algo, mas exatamente de desaprender tudo para simplesmente ser, para viver a Verdade d’Aquilo que é Você aqui e agora. Isso é Darshan, isso é Satsang, isso é o encontro com a Realidade de sua Natureza Divina, de sua Natureza Essencial.

Então, o nosso trabalho juntos aqui é um trabalho nessa direção, para a Constatação do Silêncio, para a Constatação da Verdade, para a Constatação de que só há Deus! Então, não há “eu e você”, há somente Isso que aqui está. Essa é a Verdade sobre quem Você é; essa é a única Realidade: a Realidade do seu Ser. OK?

Assim, se isso é algo que faz sentido para você, eu quero convidá-lo para encontros também on-line e, também, encontros presenciais. Nós temos também retiros, onde estamos trabalhando essa Beleza do Despertar ou da Iluminação Espiritual com aqueles que se aproximam.

Se isso é algo que faz sentido para você, deixe aí o seu “like”, se inscreva no canal e vamos trabalhar isso juntos. OK?

Valeu pelo encontro e até a próxima!

Fevereiro de 2023
Gravatá-PE
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações