quinta-feira, 22 de junho de 2023

Mooji, Papaji, Ramana. Osho: abandone o ego | Como obter o Despertar? | A Iluminação Espiritual

Muito bem! A pergunta é: como obter o Despertar Espiritual? Ou: como obter a Iluminação Espiritual? Notem: a intenção das pessoas é alcançar, é chegar lá, é obter. Eu aqui tenho uma boa notícia para você. Não é necessário se mover para Isso ou realizar algo no tempo para Isso. Esse movimento requer tempo, e essa assim chamada “realização” no tempo requer muita coisa para ser feita. Pessoas idealizam isso como algo para o futuro. Futuro é tempo e a realização disso no tempo requer esforço, um trabalho dentro desse propósito, desse objetivo.

Aqui, eu quero lhe dizer que a Realidade do seu Ser – o que alguém tem chamado de Iluminação espiritual, outros chamam de “O Despertar Espiritual” –, a Constatação de sua Natureza Real, a Iluminação Espiritual, o Despertar Espiritual, a Realização d’Isso é a Constatação d’Isso agora aqui. Não requer esforço, não requer tempo.

Não estou dizendo que não se faz necessário um trabalho. Sim, se faz necessário um trabalho! E é um trabalho de desaprender, de desconstruir, de se desfazer da ilusão. Então, sim, há um trabalho. Mas não é o esforço positivo para realizar algo. E não é algo amanhã, é algo agora, aqui, neste instante.

Há uma forma direta de nos aproximarmos dessa resposta para esta pergunta: como obter o Despertar Espiritual? Como obter a Iluminação Espiritual? Há um caminho direto para essa Realização. A essa Realização, eu também tenho chamado de Constatação. O caminho direto, em razão desse trabalho, está no esvaziamento desse conteúdo psicológico, desse “eu”, desse “mim”, desse ego.

Osho chamava esse “mim”, esse “eu”, esse ego, de “o falso centro”. Então, na linguagem do Osho, era “o falso centro”. Ele dizia: “Abandone o ego”, ou seja: solte esse falso centro! Vá além dessa ilusão desse falso centro! A observação do movimento do “eu”, do ego, desse falso centro… é assim que nos aproximamos desse abandono do ego, desse “ir além” desse falso centro.

Aqui, nós estamos trabalhando com você isso: o fim dessa ilusão, da ilusão do “eu”. Então, esse “desaprender” sobre si mesmo… O que é que você sabe sobre você? Tudo o que você sabe sobre você é tudo que o pensamento construiu em torno da pessoa que você acredita ser. Então, em torno dessa identidade, dessa pessoa que você acredita ser, existe um conjunto de pensamentos, de conceitos, de ideias, de crenças, além de uma disposição interna sempre reativa, que eu tenho chamado de condicionamento psicológico, para reagir às experiências a partir desse “eu”, desse “falso centro”. É isso que você sabe sobre você.

O que você sabe sobre você é como reagir. Então, há uma reação de medo e de desejo. Há uma reação a toda forma de sofrimento interno, a toda forma de sofrimento psicológico. É isso que você sabe sobre você, sobre esse “mim”, sobre esse “eu”. A inveja, o medo, o ciúme, a avidez, as dúvidas, a desesperança, a esperança, o prazer e a dor – [isso] é tudo o que você sabe sobre esse “mim”, sobre esse “eu”, sobre esse “você”, com o qual você se identifica, se confunde a todo momento.

Então, o desaprender sobre isso, descobrindo a Verdade d’Aquilo que está além desse sentido de um “eu” presente, de um ego: essa era a abordagem ou a aproximação desse apontar para o fim desse “eu”, desse ego… Eu me refiro ao apontar de Ramana Maharshi.

Nós já tivemos diversos expoentes dessa mesma Verdade em nosso tempo. Eu citei o Osho, mas nós temos, neste momento, o Mooji compartilhando Isso, falando dessa mesma Realidade. Mooji foi aquele que esteve com o Papaji, que foi um direto discípulo de Ramana Maharshi. Então, a Visão da Verdade sobre o seu Ser, de sua Realidade Divina, é algo que tem sido compartilhado por aqueles que realizaram Isso.

A Verdade do seu Ser, a Verdade sobre a sua Natureza Real, Aquilo que é a Realidade imutável, que está presente agora aqui, não é algo que se alcança, não é algo que se obtém. Então, para a pergunta “como obter?”, a resposta é “agora, aqui, constatando!” Para esse “como?”, é agora, aqui, constatando Aquilo que está presente como sendo sua Real Natureza Divina.

Como Isso se torna possível? Pelo esforço, por práticas místicas, pelas assim chamadas práticas de meditação diversas? Não, absolutamente! É pela direta Constatação da Verdade que está presente agora aqui. “Então, não devo me disciplinar? Não devo me esforçar? Não devo meditar?” Tudo o que você precisa é se tornar ciente, agora, aqui, de todo esse processo de condicionamento psicológico; a observação disso, uma atenção direta para observar isso… Essa atenção não requer esforço, ela requer um coração voltado para isso. Percebam que quando você tem o seu coração voltado para algo, todo o seu interesse pelas outras coisas desaparece. Quando você, de verdade, está voltado para uma única coisa, é muito natural o interesse, o foco, a atenção para aquilo, e tudo o mais perde a importância.

Tudo o que nós precisamos para constatar a Verdade de Deus não é de uma disciplina, não é de um esforço, não é de uma técnica, não é de um método, não é de uma prática, não é seguir um modelo de doutrina ou um sistema. Tudo o que nós precisamos é estar, de verdade, ardendo por Isso, queimando por Isso. É preciso uma apreciação profunda por Isso, então tudo o mais perde a importância e fica esse interesse único. Então, naturalmente essa atenção se torna plena, completa, para Isso.

Então, essa atenção plena é a base para uma aproximação verdadeira desse Autoconhecimento, desse olhar para si mesmo, agora, aqui. Esse olhar lhe permite perceber todo esse movimento do “eu”, todo esse movimento reativo do ego, desse “mim”, desse falso centro. Esse falso “eu”, esse falso centro, a ilusão dessa identidade é vista. Isso é Autoconhecimento verdadeiro, isso é verdadeiro Autoconhecimento.

Olhar para isso requer essa atenção plena, e ela é muito natural quando você está, de verdade, queimando por Isso. E Isso é agora! Você não continua semeando até realizar nesse assim chamado “futuro”... semeando a confusão, cultivando ainda alguma forma de medo, de frustração, de perturbação e desordem emocional, porque essa ilusão do tempo termina quando essa atenção está agora aqui. Então, não existem sementes sendo lançadas nesse assim chamado “tempo”, para se obter Isso amanhã. Quando você quer realizar Isso amanhã, você diz: “Haverá tempo”. E, durante esse tempo, você continua vivendo na ilusão, na contradição, no conflito, no sofrimento, no medo, cultivando esses aspectos da egoidentidade.

No entanto, quando sua intenção é real, você está de verdade queimando pela Verdade do Despertar, da Realização do seu Ser… quando a sua apreciação por Isso é uma apreciação profunda, real, como aconteceu já, em toda a história da humanidade, com diversos seres que já realizaram Deus. E aqui, eu citei o Osho numa ponta e o Mooji em outra ponta – o Mooji, dentro dessa linhagem de Papaji e de Ramana Maharshi. O Osho foi aquele, também, que realizou Isso, dentro do seu próprio caminho de Encontro ou de Constatação dessa Verdade em Si mesmo.

Aqui, eu quero convidá-lo para que você olhe para Aquilo que Você é, aqui e agora, e constate a Verdade do seu Ser, então você tem essa Verdade se mostrando, essa Verdade se revelando. [Isso] Ocorre em razão dessa aproximação com o Autoconhecimento, nessa plena atenção sobre todo esse movimento do “eu”, dispensando a ilusão de uma disciplina, de um sistema, de um método, de uma prática.

Uma coisa importante aqui é lhe dizer isso: as pessoas querem se dedicar a uma determinada técnica, prática ou disciplina… Na verdade, não é para a Constatação da Verdade sobre quem elas são, mas sim para realizar alguma coisa fora desse modelo de rotina, de tédio, de confusão em que elas vivem; mas, através de uma experiência, uma experiência mística! E, de uma certa forma, elas podem até obter isso nessas assim chamadas práticas de meditações ou no uso de algumas substâncias para obterem uma experiência mística, uma assim chamada experiência esotérica ou espiritual, mas é só uma experiência ainda dentro desse “eu”, desse ego.

Aqui, eu sinalizo para você o fim desse experimentador, que é esse esse “eu”, esse ego. E isso só é possível quando há o verdadeiro contato com a Real Meditação na prática. Aqui no canal, nós temos uma playlist sobre Autoconhecimento, o Verdadeiro Autoconhecimento, e a Verdadeira e Real Meditação na prática, aquilo que está agora, aqui, neste momento. Olhar para todo esse movimento do “eu”, se despir de todo esse conteúdo do ego, é a Realização da Verdadeira Meditação na prática.

Então, não se trata de fugir, temporariamente, de uma dor psicológica, de um conflito existencial ou de uma rotina, para a busca de uma experiência onde você possa ter alguma visão, alguma experiência assim chamada de expansão da mente ou expansão da consciência, mas o sentido do “eu” continue lá, o ego continue presente, a ilusão continue presente. Então, é importante não confundir isso com a Realização de Deus, não confundir isso com o Verdadeiro Despertar Espiritual ou com a Iluminação Espiritual.

Assim, esse é o assunto que nós estamos trabalhando aqui com você, aqui dentro do canal. Se isso é algo que faz sentido para você, eu quero convidá-lo a deixar aí o seu “like”, se inscrever no canal e, também, olhar para isso.

Se isso é algo que faz sentido para você, nós temos encontros on-line, encontros presenciais e, também, retiros, onde estamos trabalhando isso com você. OK? Fica aí o convite e até o nosso próximo encontro. Valeu por mais esse momento juntos.

Março de 2023
Gravatá-PE
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações