terça-feira, 18 de outubro de 2022

Real Meditação Guiada | Darshan | Despertar da Kundalini

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um encontro aqui no nosso canal! Eu quero tratar com você sobre a Meditação Guiada. Eu quero colocar para você o poder desta Meditação. Eu falo da Meditação Real, da Real Meditação Guiada. Aqui no canal, eu tenho alguns vídeos já falando sobre isso. A diferença entre a tradicional "meditação guiada", que é basicamente a meditação que você entra numa determinada prática, num método, dentro de um sistema, dentro de uma guiança através de uma música, de uma voz, ou de uma forma específica de respiração, ou você une os três, para encontrar ali um momento de relaxamento e de silenciamento da mente. E, naquele momento, você realmente se desestressa; naquele momento, realmente você se sente maravilhosamente bem.

Então, é algo que lhe traz alegria, lhe traz paz, mas, ao sair daquele instante, você de novo se depara com a vida, com a vida como ela é, e a vida não é tão pacífica, ou tão silenciosa, ou tão sem estresse, como a mente egoica deseja, como a pessoa deseja. E aí, quando você sai dessa prática de meditação guiada, você se depara de novo com a vida como ela é… Porque é basicamente isso: a vida é como ela é! Ela tem criança gritando; ela tem a esposa estressada; o marido nervoso, estressado, chegando do trabalho; ela tinha os carros no trânsito enquanto você vinha do trabalho para casa, e ali eles estavam buzinando, porque o trânsito estava pesado, engarrafado… Então, é a vida como ela é, como ela se mostra.

Eu quero lhe falar hoje… não só falar, quero adentrar com você na própria Meditação Guiada, no poder dessa Meditação. Seria interessante que você, nesse momento, pudesse acompanhar até o fim aqui. Eu vou trabalhar com você o que eu compreendo por Real Meditação Guiada. Real Meditação Guiada é o contato com aquilo que está aqui e agora, nesse instante. Então, aquilo que funciona temporariamente, em razão de uma prática, não se estabelece como algo realmente poderoso para uma real mudança nesse organismo, nesse corpo-mente, o que é, na verdade, a proposta da Real Meditação.

Então, as experiências que se tem dentro das diversas práticas de meditação, inclusive dessa assim chamada "meditação guiada", isso se mostra insuficiente para um trabalho direto para a Iluminação Espiritual, para o Despertar Espiritual.

Aqui, a Real Meditação Guiada é esse encontro com o agora, com esse momento, com esse instante, e existe um elemento facilitador para isso.

Eu sei que, no fundo, o propósito do termo "guiada", para a meditação, é criar uma facilitação para aquele que tem dificuldades porque tem uma mente muito inquieta, muito barulhenta, aquele que vive numa tempestade de pensamentos, sentimentos e emoções, com os quais ele sempre se identifica. Então, ele reserva um momento e tem uma facilitação pela música, pela voz, pela respiração… E aqui eu quero trazer também isso para você, só que de uma forma um pouco diferente.

Na Índia, eles chamam de Darshan o encontro Daquilo que representa essa Consciência, esta Presença, esta Verdade do seu próprio Ser.

A palavra "Darshan" significa ver, ver e ser visto. Então, ver e ser visto é Darshan. Uma vez que aqui não há qualquer separação entre eu e você, porque, na verdade, não há "eu" e "você", aqui nós temos essa Consciência, esta Vida, esse momento. Então, esse encontro aqui é um encontro de Meditação Guiada. Nós estamos num encontro… Repare, você não precisa fechar os olhos, você não precisa ouvir uma música… Há essa fala aqui, é algo que acontece também dentro desse Silêncio que já está aqui e agora, e você está nesse instante, nessa União, nessa Unicidade.

Apenas usamos palavras como "eu" e "você", mas não há "eu" e "você", há apenas Consciência, Presença. Nesse Silêncio, nesse Olhar, se revela a Meditação.

Observe que basta estar presente. Se surge um pensamento, você observa. O pensamento traz só uma história, uma história é só uma lembrança, só uma memória, é algo que não tem importância aqui e agora, nesse encontro. Então, eu quero dedicar esse momento aqui, por exemplo, àquilo que eu considero Meditação Guiada, Real Meditação Guiada. Ver e ser visto – isso é Darshan.

Na Índia, isso é muito claro para o indiano. Se você vai a um Ser Realizado, se você se depara com aquele ou aquela que vive fora dessa identificação egoica, com aquele que está Iluminado ou Realizado, ou Realizou Deus, com aquele que está assentado em seu próprio Ser, e você olha para ele, você está diante do Darshan. Você olha para ele e ele olha para você… Aqui, por exemplo, estamos tendo um momento de Darshan.

Você pode descobrir isso no seu dia a dia, no seu viver. Esse olhar para a vida, para aquilo que se mostra, sem a mente, sem o ego, sem interpretar, sem julgar, sem comparar, sem se identificar com os pensamentos aparecendo, com ideias, com crenças, com lembranças, com memórias, com histórias… Isso aparece e desaparece, e você permanece olhando para isso, olhando para si mesmo. Então, você vê e você é visto – só tem Você!

Então, eu estou lhe convidando a passar comigo alguns momentos aqui, alguns poucos minutos, naquilo que eu considero Meditação Guiada. E talvez você pergunte "mas o que diferencia esse encontro que estamos tendo aqui com a meditação da prática tradicional?". Aqui, eu estou lhe convidando a descobrir isso no seu viver, no seu dia a dia. Você não precisa reservar um momento para isso.

Quando você abre um dos nossos vídeos, você tem esse momento. Quando aqui eu falo dessa possibilidade da Iluminação, da Realização, desse assentar em seu Natural Estado de Ser, eu estou compartilhando com você o Natural Estado de Meditação, que é Consciência, que é Ser, e aqui isso não é um conceito, não é uma crença, não é uma teoria.

A Iluminação Espiritual é Você em seu Estado Natural, que é Meditação. Isso não é o que vem e vai, como acontece com as diversas práticas de meditação, inclusive a prática da meditação guiada. Então, estamos diante desse Darshan. Coloque isso em seu viver, em seu dia a dia, comece a olhar para o mundo à sua volta com esse olhar. Você não está aqui para consertar o mundo, você não está aqui para mudar o mundo, não está aqui para mudar as coisas do lugar, para mudar as pessoas, não está aqui para mudar a si mesmo; está aqui para descobrir que não está aqui! Isso é Consciência, isso é Meditação! Não há esse "mim", então não há nenhum "eu" aí, nenhum "você" para mudar, para sofrer mudança.

Quando nós nos abrimos a esse instante, como está acontecendo agora aqui, algo inteiramente novo começa a acontecer aí nesse organismo, nesse corpo, nessa mente, uma mudança que acontece naturalmente pelo Despertar desta Presença, dessa Energia, dessa Shakti Divina, que é Kundalini. Isso começa a processar um trabalho no corpo, o corpo começa a passar por uma mudança. Eu tenho falado isso aqui nesse canal. Nós temos playlists aqui sobre isso.

Note que, enquanto falamos aqui com você, o Estado de Silêncio, que é Consciência, Isso não é interrompido. Isso é Meditação Natural. Não há uma música, não há uma respiração especial, não há uma postura especial, não há mudras, não há mantras, não há asanas. O que nós temos de verdade agora e aqui é esse contato com o Silêncio que somos, já, aqui e agora.

O que eu quero lhe dizer é que Meditação Real não impede as atividades do corpo, como falar, como ouvir, como cantar, caminhar, comer, trabalhar, se aplicar a uma atividade intelectual como escrever uma carta ou examinar um projeto de arquitetura ou um projeto de uma ordem técnica… Isso não tem nada a ver com a presença também do pensamento. O pensamento pode aparecer, mas não há uma identidade nesse pensamento.

Seu Estado Natural prevalece como Consciência, como Amor, como Paz, como Silêncio; é um encontro com o Divino, com a Consciência, com a Presença. Aqui, toda noção de tempo e espaço desaparece, toda a história desaparece, o passado se foi, e, quando o passado desaparece, o futuro também desaparece, porque quando não há pensamento, não há presente, passado e futuro.

Quando o pensamento é apenas uma aparição, uma simples aparição, sem uma identidade, ele apenas acontece e não está presente. É paradoxal: ele acontece, mas não está presente. A única Realidade presente é esse Poder, o Poder da Consciência. Então, estamos tendo aqui um momento de Meditação, de Meditação Real, de Real Meditação Guiada. Nós temos, então, a base para o Despertar da Kundalini, a base para o Despertar da Consciência, a base para o Despertar de sua Natureza Divina, de sua Natureza Essencial, a base para a Iluminação.

Julho de 2022
Gravatá-PE
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações