quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Como ir além do sofrimento? | O Despertar da Kundalini | Dualidade psicológica e o Autoconhecimento

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um encontro aqui em nosso canal.

Vamos falar com você sobre essa ordem interna, essa ordem psicológica, a importância e o valor desta Percepção da Realidade, o que é algo que ocorre apenas quando há ordem, ordem psicológica, ordem interna.

É necessário irmos além da dualidade psicológica, irmos além do sofrimento psicológico. E esse é um assunto no qual precisamos nos aprofundar. Temos que ter uma compreensão real sobre isso, e precisamos, portanto, aprender sobre isso. E, aqui, quando eu me refiro a aprender sobre isso, não é aprender no sentido intelectual, no sentido verbal, no sentido teórico, mas no sentido vivencial. Quando me refiro a aprender, é aprender sobre nós mesmos, aprender sobre nós próprios, aprender sobre quem nós somos.

Afinal, como você funciona? Essa é a pergunta. Notem que todo esse estado psicológico de contradição, de conflito, de desordem, de medo, de sofrimento, dentro de nós, isso está presente desde a infância. E, na verdade, nunca nos aplicamos a esta Compreensão, nunca despertamos para esse Despertar da Verdade do nosso próprio Ser.

Estivemos sempre nos confundindo com o que o pensamento diz. Nós não percebemos. Isso vem acontecendo já de muito tempo. Nunca nos apercebemos disso, de que esse movimento de pensamento, dentro de toda essa confusão que causa dentro de nós, ocorre de uma forma descontrolada, automática, mecânica… Nós sentimos os efeitos disso, mas nunca investigamos isso. Aqui com você, eu quero lhe propor isso: um trabalho sobre si mesma, sobre si mesmo, para o fim desta confusão.

Esse Autodescobrimento passa, necessariamente, por esse Autoconhecimento. É necessário se Autoconhecer. Por mais bem sucedido que você, nesse momento, esteja sendo no mundo, ou, por maior sucesso que você já tenha adquirido ou pretenda ainda adquirir na sua vida, esteja até trabalhando por isso, isso não tem qualquer relevância, no que diz respeito a essa Completude, a esta Felicidade, a este Amor, a esta Paz de Ser. A fama, o sucesso, a realização profissional, a realização afetiva, emocional, nada disso representa a Verdade sobre quem Você é, e, portanto, nada disso representa a Verdadeira Felicidade. E tudo que você, na verdade, busca na vida é essa Felicidade.

Portanto, o Autoconhecimento lhe dá esse Despertar da Consciência – alguns chamam isso de Iluminação Espiritual ou Despertar Espiritual. O Reconhecimento do seu próprio Ser requer uma nova mente, não essa antiga e velha mente, desordenada, conflituosa, dentro de padrões de inveja, ambição, desejos, medos… Tudo isso é desordem, e, mesmo que em diversos aspectos da sua vida algumas realizações já estejam presentes, enquanto esta Realização Interna não estiver presente, nenhuma dessas realizações externas irá representar Felicidade para você; é isso que estamos dizendo.

É necessário que haja uma nova mente e um novo coração. Esse contato é o contato com a Vida, é o contato com a Realidade Divina, é o contato com a Realidade do seu Ser. É aqui que reside o Amor, a Felicidade, a Paz, a Liberdade; é aqui que reside essa Completude de ser quem você nasceu para ser.

Então, esse é o assunto nosso aqui dentro desse nosso canal. Estamos tratando com você sobre o Despertar Espiritual, o Florescer de sua Natureza Divina, o Contato com a Realidade que Você é. Uma mudança no corpo e na mente se faz necessária, e aqui no canal temos falado sobre isso. Nesses encontros presenciais e on-line também temos falado sobre isso.

Não há realização humana real sem essa Realização Divina. Essa Realização Divina é a Verdadeira Realização possível ao ser humano. Então, essa mudança no corpo e na mente, uma nova mente e uma nova estrutura biológica para que esse Poder Divino, para que essa Graça Divina, para que esta Presença ou Inteligência Divina realmente possa estar aí ocupando o lugar dela. E esse sentido de vida egoica, de vida dualista, de vida em separação, onde existe você e a vida, você e Deus, isso desaparece. Isso é o fim do sofrimento, isso é o fim do medo.

Então, esse trabalho de aprender sobre si mesma, sobre si mesmo, é o que torna possível o Despertar desse Poder Divino, desta Realização Divina, que alguns chamam de Iluminação Espiritual, como eu disse agora há pouco. Eu tenho chamado de Estado Natural – você simplesmente ser o que nasceu para ser.

Ramana Maharshi compartilhou isso durante sua vida, durante os seus anos naquela forma física, ali em Arunachala, no sul da Índia… o famoso Sábio de Arunachala. E, aqui, estamos compartilhando com você desta mesma Realidade, a Realidade do seu Ser. Ramana vivia naquela montanha e as pessoas o procuravam para ouvir dele a Verdade, a Verdade que estavam procurando, que estavam buscando.

Essa fala chega a você agora apenas como esta proposta também, se você é aquele ou aquela que está à procura dessa Verdade, a Verdade do seu Ser. Chega um momento na sua vida que você percebe que não está do lado de fora. Você já realizou tudo que desejava realizar, e, para alguns, já está claro que não precisam realizar nada. A sua condição de desejo é muito, muito pequena, porque eles já perceberam que é dentro de um trabalho em si mesmos que está a Revelação da Verdade, que é o Amor Real, a Felicidade Real, a Paz Real.

Então, esse encontro aqui nosso, esse encontro com você, é para lhe dizer isso. É possível o fim para essa confusão, é possível o fim para esse medo, é possível o fim para o sofrimento, é possível o fim para essa ilusão desse sentido do “eu”, vivendo uma vida separada e, portanto, dentro dessa condição. É possível uma mente inteiramente nova, um coração inteiramente novo; é possível um viver em Compaixão, em Amor, em Liberdade; é possível ter ciência de Deus aqui e agora.

Ciência de Deus implica Unicidade, completa Unicidade com a Vida. É evidente que, nessa Unicidade com a Vida, como não há esse sentido de dualidade psicológica, que é esse “eu” e essa experiência, esse “eu” e o mundo, esse “eu” e o outro, esse “eu” se protegendo de ser difamado, caluniado, rejeitado, não amado, não aceito, esse “eu” e essa experiência… como não há esse “eu”, não existe a ilusão de uma experiência desse tipo tocando esse “mim”. Esse é o fim do sentido egoico, esse é o fim do sentido de separação. Isso é possível quando há Presença, quando há Consciência, quando há Meditação, quando o seu Ser se revela.

A arte da Meditação é essa aproximação de si mesmo, sem mais se confundir com o que o pensamento diz, com o que o sentimento diz, com o que a emoção diz, mesmo com o que a sensação no corpo diz; sem se confundir com o próprio corpo e sua experiência. Isso é o fim da dualidade entre “eu” e o corpo, “eu” e a mente, “eu” o mundo, “eu” e Deus… Essa Unicidade, esse Natural Estado de Ser, de ausência de dualidade psicológica. Na Índia, eles chamam de Samadhi – Você em seu Estado Natural. Essa mudança no corpo e na mente – aqui, em nosso canal, eu tenho falado também sobre isso… É uma mudança no corpo e na mente que torna isso possível, é o Despertar da Kundalini, é o Despertar da Consciência.

Kundalini é essa Energia presente, é essa Consciência presente. É necessário um trabalho na mente e no corpo. A auto-observação, que é a base da Meditação, tira essa Energia, que antes estava sendo desperdiçada para esse antagonismo, para esse conflito, para essa dualidade psicológica; essa Energia, que estava antes ocupada com todo esse processo, agora fica disponível para que um processo inteiramente novo comece acontecer no corpo e na mente, que é o Despertar da Kundalini, que é o Despertar desta Consciência.

Você está nesta vida apenas para Realizar Isso, o Despertar do seu Ser nesse corpo e nessa mente. Isto é Iluminação, Despertar, Realização de Deus ou o Estado Natural. Aqui, no nosso canal, nós temos uma playlist sobre esse assunto: “O Despertar da Kundalini”. A outra playlist é sobre Meditação, sobre a Real Meditação. E nós temos outras playlists aqui, todas tratando desse assunto, aprofundando esse assunto com você, o assunto dessa mudança.

A mente precisa passar por essa mudança. É necessária uma nova mente, uma mente em que haja Espaço, em que haja Silêncio, em que haja Quietude. Não essa mente confusa, conturbada, tagarela, cheia de pensamentos, mas uma mente inteiramente nova. Então, algo inteiramente novo acontece, e esse algo é o Despertar da Verdade sobre quem Você é, e esse é o fim da desordem psicológica, esse é o fim da confusão, esse é o fim do sofrimento, e aqui está a Realização do seu Ser.

Agosto de 2022
Gravatá-PE
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações