sexta-feira, 23 de abril de 2021

A culpa é só mais um pensamento

Participante: Mestre, tenho 27 anos e até os 17 fui da igreja. Existe uma crença profunda de busca, mas me sinto culpada, não sei... uma sensação de que faço mal à minha família, já que todos eles são evangélicos. Tenho medo de que eles saibam dessa minha busca. O trabalho interior vem me ajudando, porque passei a sentir essa culpa e ele vem aliviando isso.

Marcos Gualberto: Somos facilmente influenciados pelo que os outros pensam, dizem, acreditam... Em pouco tempo, passamos também a acreditar naquilo. É tão rápido isso! Como somos induzidos a acreditar e com que facilidade acreditamos! Não só acreditamos naquilo que nós imaginamos, mas acreditamos no que as pessoas estão imaginando sobre elas, sobre nós, sobre o outro, sobre o mundo. São pensamentos, só pensamentos.

Eu não estou dizendo para você que é algo simples romper com esse padrão de acreditar, de confiar em pensamentos, porque desde que o mundo é mundo, tudo o que você tem são pensamentos. A mente tem esse movimento muito forte, ela leva você para o passado e para o futuro. O tempo todo ela está fazendo isso!

Não há Consciência, não há Presença, você não está cônscio deste momento que está agora aqui. Você não está ciente do que é estar livre de pensamentos, porque existe todo esse modelo, essa mecânica veloz de pensamentos sendo produzidos o tempo todo na sua cabeça.

Você passa o dia inteiro com pensamentos na cabeça e a culpa também é só mais um pensamento. Quando você acredita que pode fazer o mal ou o bem, há sempre a ideia ilusória de “alguém” presente pensando, sentindo, fazendo, falando, triste ou alegre; alguém realizado ou alguém sem realização; alguém responsável ou alguém sem responsabilidade nenhuma.

São sempre pensamentos e isso é muito pesado. É muito pesado acreditar, aí dentro, no que outros acreditam sobre quem você é, sobre o que você sente, mas é assim, são condicionamentos psicológicos. Romper com isso significa quebrar essa autoimagem, a imagem de si mesmo. As pessoas são apenas imagens, e você é uma imagem para si mesmo.

Quantas pessoas boas eu tenho nesta sala? Agora, quantas pessoas ruins? Você é uma pessoa boa ou ruim? Uma pessoa que faz tudo certo ou tudo errado? Entende onde eu quero chegar? Isso é uma ideia que você tem sobre quem você é, e você protege isso. A culpa é para proteger essa imagem, o medo é para proteger essa imagem. Essa é a condição psicológica do ser humano.

Participante: Mestre, às vezes eu sinto uma ansiedade muito intensa. Tem horas que fico agoniado! Não sei se é por algo que estou fazendo errado… Parece uma reação muito exagerada do corpo, não sei como lidar com isso.

Marcos Gualberto: É sempre a mente produzindo isso, gente. Não sei se é de alguma ajuda para você, mas me parece que é muito importante você aprender a confiar nisso, já que, se olhar bem, você vive confiando em si mesmo. Você sempre confia em pessoas.

Quando eu me deparei com o meu Mestre, eu aprendi a confiar no olhar Dele, no que Ele sentia… Ou eu continuaria confiando nos meus pensamentos, ou começaria a olhar mais para Ele; ou eu continuaria a confiar no que as pessoas diziam para mim e no que elas me faziam sentir, ou eu olharia para Ele e confiaria Nele.

Ele não estava me dizendo isso. No fundo, não era Ele que estava provocando isso, então não sei se isso é de alguma ajuda para você. Em alguns encontros, eu tenho dito sobre a importância de confiar no Guru. Ou você confia no Guru, ou confia no que o pensamento diz, no que as pessoas dizem, no que o mundo diz. Ou você confia nisso, nesse “algo interno” que o faz se inclinar para a Presença Divina na forma do Guru, ou você continua acreditando no que o pensamento diz dentro da sua cabeça ou através da boca das pessoas.

Confiar na Graça, confiar no Guru... isso é muito importante. Quando isso é quebrado, você se perde. Então, já que você sempre confia em pensamentos, e isso significa confiar em pessoas, eu gostaria que você começasse a olhar para aquilo que estou dizendo e a confiar um pouquinho nisso.

O que as pessoas dizem, o que você pensa, o que você sente, são só pensamentos. Tudo isso é só esse falso “eu” sentindo, essa falsa entidade experimentando.

Permaneça firme! Que seus olhos não se afastem desse seu propósito. Lembre-se: o seu propósito é Realizar a Verdade. Se é esse o seu propósito, você não vai deixar nada segurá-lo, nada vai fazer você retroceder.

*Transcrição de uma fala ocorrida em 24 de fevereiro de 2021, num encontro aberto online. Para informações sobre os nossos encontros, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações