segunda-feira, 10 de junho de 2019

Se você não Realizou Isso, não realizou nada

Esse encontro aqui não pode ser apenas um encontro com uma fala. Isso aqui não pode ser apenas mais uma das dezenas ou centenas de falas que você já leu ou ouviu. Aquilo que Você é não pode ser encontrado dentro de uma fala ou ser revelado por palavras. A melhor de todas as falas ou palavras escritas pode, no máximo, dar uma indicação sobre a importância dessa investigação. Essa Revelação direta é algo que tem que ser seu. Palavras não podem revelar a Verdade nem trazer uma clara Compreensão, porque as palavras estão sempre dentro da mente. Ao expressá-las, fazemos uso de conceitos e de pensamentos. Palavras são basicamente isso: conceitos e pensamentos.
A mente tem usado as palavras para criar técnicas, mas nenhuma pode fazer você obter essa Realização, mostrar-lhe o que verdadeiramente é Isso. A maioria dos buscadores está presa, ainda, dentro desse processo de constante procura de conceitos, palavras, e tudo isso para alcançar uma determinada experiência. Realização não se trata de uma experiência. A vitalidade da Verdade está numa constatação direta Daquilo que está além da mente, e isso não é uma experiência, não é um conhecimento.
Você está inteiramente pronto, agora e aqui, para essa constatação Daquilo que está além da mente, mas, para isso, precisa jogar fora todos os seus conceitos, pensamentos, teorias e técnicas. Assim, não se trata de uma prática ou leitura. Tudo isso está afastando você, porque está colocando-o numa direção contrária. Você está indo numa direção errada, porque você está se afastando de Si, Daquilo que Você É, porque está dentro do movimento da própria mente.
A mente que aprende, deduz, conclui, analisa, escolhe, é o próprio impedimento, e essa é a mente do método, da prática, da experiência. Podemos dispensar tudo isso, porque você, agora mesmo, está aqui, neste instante. Enquanto me escuta, a certeza é de que você está presente, inegavelmente presente, e isso significa estar Consciente. Enquanto me escuta, Você existe nessa Presença, nessa Consciência – a mente não é necessária.
Na verdade, a Compreensão atinge você quando não há nenhum pensamento aí, nenhuma ideia, conclusão, nenhum conceito, concordância ou discordância quanto a esta fala. Você está Presente e Consciente antes de ouvir qualquer palavra, antes do próximo pensamento aparecer, antes de qualquer sentimento ou experiência sensorial.
Há algo sempre Presente e Consciente anterior a tudo. Essa Consciência é o que Você É, e tem sido e estado presente sempre. Ela é sempre Isso presente, e todos os pensamentos, percepções e sensações aparecem Nela. Essa Consciência não se move, não muda, não sofre alteração. As técnicas, práticas e pensamentos são um distanciamento Daquilo que está sempre Presente e é Natural. Meditação é o florescer, o Despertar Disso que está sempre presente aqui e agora. Então, você tem que abandonar tudo isso (técnicas, práticas, pensamentos).
Essa Realidade presente, essa Consciência, não é dependente, ou seja, Ela não acontece porque o pensamento, o sentimento, a sensação ou a emoção acontecem. Esses são apenas fenômenos temporários, aparentes, ligados ao corpo. Enquanto isso, você, como Consciência, como Verdade Presente, permanece completamente sem esforço, aqui e agora, desidentificado desse fenômeno da mente. Por isso que nenhuma prática pode revelar Isso, porque todas fazem parte do tempo e, portanto, da mente. Você não precisa de nenhuma prática ou técnica para existir, para Ser. Isso jamais irá lhe conferir Realização!
Realização é Felicidade, é Paz, é Inteligência, é Sabedoria, é Alegria, é Amor, e Isso não faz parte da mente. Você não pode ganhar nem perder Isso. Isso é o Despertar de sua Identidade Verdadeira, de sua Natureza Real. Alguns chamam Isso de Realização de Deus ou Iluminação. Aqui a palavra “Identidade” é num sentido diferente de "personalidade", desse particular “eu”; é algo inteiramente diferente dessa “pessoa” separada, dessa identidade separada.
"Realização é Felicidade, é Paz, é Inteligência, é Sabedoria, é Alegria, é Amor, e Isso não faz parte da mente."
Você não pode encontrar a Verdade fora! Assim, toda essa procura por felicidade ou pelo fim dos problemas é uma completa viagem de fantasia, uma imaginária viagem, uma fuga impossível de toda essa confusão, porque você não pode fugir de si mesmo. Enquanto houver essa ilusão da identificação com a mente, esse senso de separação, a ignorância permanecerá e, naturalmente, o sofrimento também, porque a mentira continuará aí.
Então, essa Compreensão, essa Vida Real, essa Real Inteligência, essa Verdadeira Felicidade, só pode ser algo Natural, como seu próprio Ser. Assim, quando você está inteiramente cônscio, ciente da Verdade sobre Si mesmo, nada é mais importante do que Isso. Se você não Realizou Isso, não realizou nada. Se você Realiza Isso, não tem que realizar mais nada, não existe mais nada para se realizar. Você está aqui, nessa vida, para realizar a própria Vida, que não é essa história desse personagem com um nome, uma idade, uma profissão, uma família particular, uma cultura... nada disso! Isso tudo ainda é parte de um fenômeno, desse fenômeno corpo-mente-mundo, que é somente um sonho; isso não tem Realidade, não é Você.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite de 17 de maio de 2019. Os encontros online ocorrem todas as segundas, quartas e sextas, às 22h (exceto em períodos de retiro). Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar, acesse http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações