quarta-feira, 21 de novembro de 2018

A Verdade não pode ser ensinada

O que eu considero mais importante, dentro desses encontros, é essa abertura, essa receptividade à Verdade. Hoje em dia, fala-se muito da questão guru-discípulo, se existe a necessidade ou não do guru. Esse é um assunto que tem causado perturbação a muitos. Falando do ponto de vista último, absoluto, não existe guru, discípulo e nem ensinamento, até porque a Verdade não pode ser ensinada. Então, do ponto de vista absoluto, essa não é uma questão que aparece para o Sábio.
Contudo, paradoxalmente, para aquele que se vê como uma entidade separada, existe uma profunda necessidade de ser Um com a Verdade. Nesse sentido, ser um discípulo é estar preparado para a Verdade, portanto, é algo essencial, fundamental. Essa preparação para se confrontar com a Verdade, com a Realidade é, de fato, uma real necessidade. Agora, se o Guru vai assumir a forma humana ou não (e o Guru é essa Verdade), já é outra questão. Se isso não acontece, se a Verdade não se revela, a ilusão, que basicamente é miséria e sofrimento, estará presente.
Assim, o primeiro questionamento que surge no coração do discípulo, que é aquele que está se abrindo para a constatação da Verdade, é: “Qual é o significado de tudo isso? Afinal, o que significa estar vivo? O que significa a vida? A vida é só isso mesmo: nascer, crescer, envelhecer, adoecer e morrer?”. Se está pronto para olhar para essa questão, você é um discípulo da Verdade, um discípulo da Vida. É isso que eu considero essa “abertura”, essa “receptividade” à Verdade.
Quando você é um discípulo da Vida, da Verdade, e há uma grande inquietude interna, chega um momento em que a Verdade, ou o Guru, aparece. O Guru não é algo externo, você não pode encontrá-Lo. Essa é outra questão interessante.
De certa forma, o Guru é aquele que ensina alguma coisa, mas, como acabamos de colocar, a Verdade não pode ser ensinada. Então, se está procurando instruções espirituais, você encontra gurus que são apenas professores. Eles podem lhe dar algum tipo de conhecimento, mas não podem lhe dar a Verdade. Essa coisa de andar pelo mundo inteiro procurando por um Guru faz com que você encontre apenas professores.
Você não pode encontrar o verdadeiro Guru! É o real Guru que encontra você e não o contrário. Você não vai encontrar a Verdade, então, não pode encontrar o Guru. A Verdade, o Guru, o encontra. É disso que estamos tratando aqui. Quando você é um discípulo da Vida, um discípulo da Verdade, há um sentimento interno de orientação, algo profundamente misterioso acontecendo dentro de você. Acontece uma abertura e, nela, o Guru, a Verdade, o encontra. Não importa se o Guru tenha uma forma humana ou não.
Então, quando há esse “queimar” interno pela Verdade, você é um real discípulo. Para o real discípulo, a Verdade, o Guru, sempre estará disponível. A Verdade está além do ensinamento. Você só pode ser despertado para a Verdade pela própria Verdade. Nesse sentido, o Guru é essencial, mas somente quando o discípulo é real. Quando o discípulo não é real, ele permanece buscando ensinamentos para melhorar a si mesmo como pessoa, então, ele encontrará somente isso. Portanto, seu guru será apenas um professor que vai “ajudá-lo” de alguma forma; ele vai ensiná-lo sobre a Verdade. De fato, isso não será uma real ajuda, será uma grande atrapalhação. Com o tempo, ele poderá se tornar completamente imune à Verdade, como alguém que tomou uma vacina e se tornou imune a certos tipos de bactérias ou vírus. Quando a Verdade chega, é para Despertá-lo e não para ensiná-lo.
"Quando a Verdade chega, é para Despertá-lo e não para ensiná-lo."
Hoje, nós temos muita gente estudando Autorrealização ou ensinamentos Advaitas. Há mais de dois mil anos, as pessoas estudam as palavras de Jesus e, até agora, ninguém despertou fazendo isso. Assim, você também pode estudar os Vedas, as palavras de Ramana, de Buda ou Krishnamurti. O Guru real é a Verdade, e, quando Ela chega, Desperta! Ela não dá conhecimento, Ela traz a Revelação do Desconhecido, Aquilo que não tem nome, que não tem forma, que está além da mente.
Você pode passar a vida inteira estudando e, quanto mais estuda, mais se afasta da Verdade, porque Ela não é ensinável, você não pode aprendê-La. Somente quando encontra o Guru, você encontra a Si mesmo, encontra a Verdade. Mas, o problema é que você não pode encontrar o Guru, porque você não pode encontrar a Verdade. É Ela, é o Guru, que o encontra, e, para isso, você precisa estar aberto, em rendição, em entrega, uma grande simplicidade precisa nascer dentro de você. Outro aspecto da mesma questão é que o Guru não pode ser encontrado porque Ele não é algo do lado de fora. Portanto, Ele não pode ser buscado! Tudo o que o ego pode ver são objetos; tudo que ele pode encontrar é parte dele mesmo, nunca o Guru. Outra coisa é que, na grande maioria dos casos, o Guru, na forma humana, é a representação ideal dessa Verdade. Existem alguns casos em que a Presença da Verdade, do Guru, não assume uma forma humana, mas são casos muito raros.
Por que o discípulo precisa do Guru? Simplesmente, porque ele não está ainda estabelecido na Verdade. Se estivesse estabelecido na Verdade, ele saberia que não há discípulo nem Guru. Mas, para aquele que não sabe essa Verdade – e não adianta saber apenas teoricamente – o Guru, a Verdade, Deus, é essencial. Então, a menos que você esteja completamente aberto, em profunda rendição, você não saberá o significado da Presença do Guru, a importância e o valor dessa Graça.
A Verdade, o Guru, essa Presença, é algo além das palavras. Você não pode encontrá-Lo, mas Ele pode encontrar você, se estiver aberto, se essa simplicidade estiver aí dentro, se existir esse “queimar” pela Verdade. Deus, a Verdade, o Guru, nunca está ausente, mas, enquanto você não estiver maduro para reconhecer sua Presença (que está presente, mas você não pode desfrutar Disso), você não pode e não será encontrado, porque, na verdade, você não quer a Verdade, não está pronto para essa rendição. É por isso que alguns egos “se iluminam”, forjam uma “iluminação”, “viajam” em uma iluminação forjada.
Autorrealização, Iluminação, ou Verdade, só está presente quando não existe mais o sentido desse “eu”, quando não há mais ilusão, quando não há mais o sentido de separação. Toda sua busca não pode lhe dar Isso, só a maturidade pode lhe dar a Presença da Graça na forma do Guru. Então, você não vai encontrá-Lo.
Se você é desses que viaja pelo mundo procurando um Guru, tudo que você está procurando é um instrutor espiritual. Quando houver abertura, real maturidade e rendição interna, Deus irá até você, o Guru irá encontrá-lo. Você não irá até Ele, Ele vai encontrá-lo e vai o aproximar Dele. A Verdade, o Guru, o encontra, e não o contrário; a Liberação o alcança, e não o contrário.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 04 de Julho de 2018 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas às 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações