terça-feira, 11 de abril de 2023

Atma Vichara: a chave para o Despertar da Kundalini | A ilusão do tempo psicológico e o sofrimento

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um encontro aqui em nosso canal, falando com você sobre o fim para a ilusão do tempo. Sim, isso mesmo: o fim para a ilusão do tempo.

O ser humano vive no tempo, aquilo que nós chamamos de presente, passado e futuro. Essa é a condição do ser humano, de vida para o ser humano. Nós vivemos psicologicamente no tempo. Todo o peso de medo, de conflito, de contradição, de ansiedade, de depressão, de tédio, solidão, inveja, ocorre no tempo. Tudo isso e muito mais... de tudo aquilo que nós queremos nos livrar, desejamos nos livrar, porque nos faz sofrer. Tudo isso está intimamente ligado a essa questão do tempo – presente, passado e futuro.

É nessa noção de presente, que você acredita estar, que surgem lembranças do que você acredita ter vivido ontem, lhe trazendo toda essa questão do sofrimento, da inveja, do ciúme, do medo, do desejo, do remorso, da culpa... Então, o passado carrega isso, e o futuro também. E onde basicamente isso se situa? Nesta questão do assim chamado "tempo". Aqui, eu me refiro ao tempo psicológico.

A pergunta é: é possível irmos além dessa condição? Da condição de vida preso, presa, a essa noção de tempo? A vida presa ao tempo, você preso ao tempo, esse "mim", esse "eu", essa "pessoa".

Aqui, a pergunta é "quem sou eu?" É possível investigarmos isso juntos? Colocarmos claramente, para nós mesmos, o que esse tempo psicológico representa, para irmos além dele pela autoinvestigação, pela observação direta do que isso representa?

Veja, a compreensão dessa ciência, Ramana chamava de autoinquirição ou Atma Vichara. Essa é a chave para o Despertar Espiritual, para a Iluminação Espiritual, para o Despertar da Kundalini.

Nós temos diversos vídeos aqui no canal tratando dessa questão da Kundalini – o que é Kundalini e o que ela representa. Kundalini é sinônimo de Consciência, Consciência Divina em Você, Presença Divina em Você.

Se essa Consciência Divina não aflora, não desperta; se essa Presença da Consciência, que é essa Presença Divina, não assume o lugar dela aí, nesse organismo, nesse mecanismo, nesse corpo-mente, tudo continua da mesmíssima forma, a condição de vida dentro dessa ego identidade.

Então, aqui nós estamos tratando com você sobre o que é a autoinquirição, essa chave para o Despertar da Kundalini. Kundalini é essa Energia potencial que você traz em si mesmo. Ela está em estado potencial, ela ainda não se atualizou, ela ainda não se manifestou, ela dorme aí no corpo, nesse mecanismo. Se faz necessária uma mudança em toda essa estrutura psicofísica, nesse organismo, que está sempre respondendo de forma reativa dentro desse contexto para esse falso "eu", para esse "mim", para essa "pessoa" que o pensamento diz aí, dentro de você, que é você. Por isso entra a pergunta "quem sou eu?".

Você precisa compreender a Verdade sobre quem Você é. Então, a autoinvestigação lhe aproxima, de uma forma legítima, desse Descobrimento, dessa Descoberta, e essa Descoberta não é outra coisa a não ser o próprio Despertar desta Energia, deste Poder Divino, desta Presença Divina, que é Kundalini.

Então, essa Energia opera uma mudança nesse organismo, e quando ela efetua uma mudança aqui nesse organismo, ela muda completamente toda essa estrutura psicofísica para uma nova condição, onde o corpo e a mente não respondem mais de uma forma reativa às antigas e velhas propostas da mente egoica, da mente dualista, da mente separatista.

Eu falo dessa mente condicionada, programada pela cultura, pela sociedade, de todos esses padrões dentro dos quais nós fomos criados para pensar e sentir. Então, há um novo pensar, há um novo sentir, há uma nova forma de responder, sem a antiga e velha reatividade programada nesse mecanismo, nesse organismo, porque ele passou por uma mudança, ele passou por uma transformação, com o Despertar desta Energia que alguns chamam de Kundalini.

Isso é assim conhecido pela Yoga e pelo Tantra. Então, dentro da ciência do Tantra, dentro da ciência do Yoga, quando acontece o Despertar da Kundalini, há uma mudança radical, trazendo, assim, a Iluminação Espiritual.

Agora, é importante que eu diga para você o que Isso de verdade representa, porque há muitos que falam que... existem muitos dizendo "ah, a Kundalini despertou", "ah, mas eu vi a Kundalini despertar", "quando a Kundalini despertou em mim"... Toda essa linguagem, todas essas expressões, elas na verdade não representam absolutamente nada, porque as pessoas estão apenas imaginando alguma coisa.

O Despertar da Kundalini não é uma imaginação, não é uma crença, não é uma ideia. É porque a pessoa sentiu um certo formigamento no corpo durante uma prática, assim, de meditação ou uma prática mística de alguma ordem, uma prática esotérica ou espiritualista...

Ela sentiu um formigamento no corpo, um calor no corpo, ou alguma sensação, ou alguma espécie de dor na cabeça, ou teve alguns sintomas estranhos acontecendo, ocorrendo dentro dessa experiência ali, naquela determinada prática, que depois ela diz "olha, minha Kundalini já despertou".

Quando há o Real Despertar da Kundalini, existe o fim para todo o sofrimento. Me refiro a todo sofrimento! Isso mesmo: a todo sofrimento! Se você diz "ah, a Kundalini despertou", mas quando você recebe uma conta para pagar... e você fica tenso, nervoso, estressado, ou com muita raiva do seu credor, a quem você deve, porque ele botou juros, porque ele cobrou a mais, ou ele cobrou antes da hora, segundo você acredita, embora a conta chegou no prazo;

se há alguma mudança psicológica, interna, quando vicissitudes, adversidades, quando isso surge, quando isso acontece, e você fica estressado, nervoso, com raiva, xingando, brigando com todos, e você diz "minha Kundalini despertou tal dia, enquanto eu fazia uma meditação, um retiro", você está numa viagem, numa ilusão. Eu tenho chamado isso de "viagem do ego", porque quando Kundalini desperta, existe o fim para essa egoidentidade, então existe o fim definitivo para o sofrimento.

Se a sua esposa fugiu com outro, sua namorada lhe traiu com outro, fugiu com o melhor amigo, ou só em você ver essa possibilidade de ocorrer e internalizar já uma imagem disso acontecendo, e surgir medo e alguma forma de sofrimento... quando isso acontece, isso demonstra claramente que não houve uma mudança psicofísica dessa ordem da qual estou falando aqui.

Então, há muita gente hoje em dia dizendo "minha Kundalini despertou", mas elas continuam sendo "pessoas", se situando no tempo e no espaço como entidades separadas, se vendo ainda separado da Vida, do Todo, de Deus, desconhecendo Aquilo eu tenho chamado de Verdadeira Felicidade, desconhecendo Compaixão, Amor, Liberdade, desconhecendo o que aqui eu chamo de fim de todo sofrimento.

Então, nós temos que descartar isso, logo, essa imaginação, essa fantasia, sobre aquilo que alguns consideram Kundalini ou "Kundalini que despertou". Aqui, eu me refiro ao fim do sentido de separação entre você e a Vida, entre você e Deus, entre você e a Realidade, entre você e o Amor; acontece o fim. Com o Despertar desse seu Estado Natural, surge esta Presença ou esta Suprema Inteligência.

Se isso lhe trouxe a esse momento, se isso representa algo importante para você, se inscreve aqui no canal, aproveita e deixa o seu "like" no vídeo. Se você conhece alguém que está trabalhando isso ou em busca disso, compartilhe isso também com ele. Valeu pelo encontro e a gente se vê no próximo.

Maio de 2022
Gravatá-PE
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações