segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Autoconhecimento

Muito bem! Quando nós usamos a expressão "autoconhecimento" – e esse é um assunto, aqui, que queremos tratar com você –, é preciso se tomar um devido cuidado com essa expressão.

Em geral, quando alguns usam essa expressão, "autoconhecimento", elas estão tratando desse conhecimento do "eu", da "pessoa", dessa "personalidade". Então, a intenção de se entender ou compreender o "eu" faz com que essas pessoas usem essa expressão. Mas, veja, a Verdade sobre o Autoconhecimento é que não existe qualquer "eu" ou qualquer "pessoa" ou qualquer entidade presente aí, aqui, para ser conhecido.

Então, a tentativa de se conhecer, de conhecer a si mesmo, nesse sentido de compreender melhor a "personalidade", a "pessoa", esse "senso do eu", é algo que não faz sentido quando nós estamos tratando da Verdadeira Constatação Daquilo que somos, porque a Compreensão Daquilo que somos é o que poderíamos chamar de Verdadeiro Autoconhecimento. No entanto, nesse Autoconhecimento, não fica um "eu" para ser conhecido.

É aqui que nos deparamos com uma ilusão, a ilusão de entender ou de compreender esse "eu", essa "pessoa", essa "personalidade", porque, se você vai em busca dessa "pessoa", desse "eu", você não o encontra. Não é possível encontrá-lo, porque ele não é real.

Então, Autorrealização é a Constatação da não existência desse "eu". Então, nesse sentido, o Verdadeiro Autoconhecimento é a Compreensão de que não existe nenhum "eu" para ser conhecido, nenhum "eu" para ser compreendido.

O interessante de tudo isso é que se, de verdade, você carrega o conflito desse "eu", o conflito dessa "pessoa", dessa entidade separada que você acredita ser; se você vai em busca disso, investigando a natureza da mente, que é a que está produzindo isso tudo, dessa mente egoica, dessa mente separatista, dessa mente dualista, dessa mente ilusória; se você vai em busca da Verdade sobre ela, numa auto-observação de si mesmo, você constata que esse "eu" não é real, que com o desaparecimento dessa ilusão, a ilusão dessa "entidade", dessa "pessoa", desaparecem também todos os conflitos. Então, o sentido do "eu" é a ilusão que perpetua todos os conflitos.

Então, quando se tem a intenção do Autoconhecimento para se livrar do conflito, é preciso que se compreenda que é necessário ir em direção a esse senso do "eu", a esse sentido do "eu", e não pelo estudo, e não pela compreensão desse "eu", mas pela investigação sobre a natureza real desse "eu". Então, é nesse sentido que a autoinvestigação se torna a ferramenta mais importante.

Quando falamos de autoinvestigação, estamos falando dessa auto-observação. A palavra mais adequada, eu tenho dito, é auto-observação, porque não se trata da investigação de algo que não existe ou algo que não está presente. Então, aqui se trata da auto-observação, daquilo que aqui está presente, daquilo que aqui existe. Essa auto-observação é a Verdadeira Constatação da Verdade sobre quem é Você, ou sobre O que Você é.

A expressão "O que Você é" ainda é mais precisa do que essa "quem Você é", porque não há alguém. Então, é possível a Constatação da Realidade Daquilo que é Você, não de "quem" Você é. Por isso, dessa forma, podemos empregar essa palavra de uma forma legítima, tendo por compreensão que, aqui, a palavra "Autoconhecimento" é a revelação da ilusão de um "eu" para ser conhecido, de uma entidade separada para ser compreendida. Então, o trabalho da Realização Divina, da Realização da Verdade, da Realização de Deus, é a Constatação de que não há nenhum "eu", ou qualquer "eu" para ser conhecido.

É como essa questão da própria mente, que, em geral, as pessoas usam. Elas dizem "minha mente". O que, na verdade, está presente é todo um movimento de pensamentos repetitivos e condicionados, que carregam um certo padrão de movimento. Se isso é olhado de perto, se isso é investigado, fica claro que não há essa coisa chamada "minha mente". O que nós temos presente são apenas pensamentos. Se isso é visto, isso desaparece, essa assim chamada "mente" se dissolve. E, aqui, quando eu digo "se dissolve" é esse condicionamento, esse padrão de movimento repetitivo, continuado, mecânico e inconsciente.

Então, essa é a Verdadeira Compreensão de "Si", de "Si mesmo", desse "Mim", dessa Verdade Daquilo que "Eu" Sou.

Janeiro de 2022
Gravatá-PE
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações