quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Não há nada e ninguém lá fora

Em geral, o ser humano vive uma vida muito superficial e com uma interna necessidade, que é um anseio pela Paz. Essa é uma porta interna, mas ela parece oculta para a grande maioria das pessoas, pois seus interesses são muito superficiais. Nossa educação, nossa formação, desde criança, é voltada para a exterioridade, para a vida do “ganha-pão”: estudar, formar-se, trabalhar, constituir família... E os filhos seguem esse mesmo formato. Nós morremos, mas deixamos nossos filhos seguindo o mesmo modelo.
Essa necessidade interna de Paz, de Consciência, é ocultada pela superficialidade do condicionamento social, do modelo cultural no qual fomos educados e inseridos. Assim, você não sabe da possibilidade de ir além dessa superficialidade. Você casa cinco vezes para encontrar um amor! Se conseguir viver mais tempo, você casa mais duas ou três vezes! Nessa superficialidade, a promessa é de que você vai encontrar alguma coisa do lado de fora, mas não encontra nunca! Essa “coisa” prometida é o amor, a paz, a felicidade, sempre do lado de fora.
A questão é: quem é você? Você não se pergunta isso, porque já tem por certo quem você é. Você acredita que é o que a sociedade, o mundo e a cultura dizem que você é. Assim, você pode chegar somente onde a sociedade, a cultura, diz que você pode. Na verdade, ela diz que você tem que ir para algum lugar e, dessa forma, você tenta ir para o lugar que ela indica. Porém, quanto mais você caminha, mais se afasta de Si mesmo. Isso porque, quando você não se conhece, quando seu conhecimento sobre si mesmo é apenas com base no que o pensamento diz, você continua alheio, alienado da Verdade de quem, de fato, Você é.
Há dentro de cada um esse anseio por algo maior do que essa vida comum. Estamos aqui diante de algo que não pode ser forçado sobre o outro. Eu falo desse tremendo anseio pelo autodescobrimento, e isso é algo que vem pela inquirição, pela investigação, quando você sai do pensamento tradicional e se volta para inquirir sobre si mesmo, para perguntar o que é isso, quem é você. Isso não ocorre porque outro lhe diz para perguntar o que você é, é algo que surge dentro de você. Você deve ser como um cientista: curioso. Mas, seu laboratório não é externo, é interno. Você deve inquirir, exatamente como um cientista, sobre sua vida e, aqui, o laboratório é a sua própria vida.
Dessa forma, é possível Despertar para a Verdade sobre Si mesmo. Quando Ela está presente, não há mais confusão, há uma completa rendição a essa Percepção, e isso é fundamental. Isso é algo que depende de como você compreende a questão de quanto o sofrimento é algo absurdo na sua vida, o quanto é estúpido viver em sofrimento. É por isso que esse Despertar não é para a maioria, pois ela ainda está dormindo quanto a esse respeito, não tem nenhum interesse. É uma espécie de estado de conformação e todos são unânimes em aceitar esse modelo.
Quando eu era criança, o que era mais importante para mim eram aqueles momentos nos quais eu podia ficar desconfiado de que tinha algo que não se encaixava. Eram nesses momentos que eu sentia a falta de uma totalidade, de uma completude. A minha vida foi assim, em meio a orações para que Deus se revelasse, porque fui ensinado, quando criança, que Deus era real, que Ele era a resposta para qualquer aflição e confusão humana. Então, havia essa busca. Quando eu estava com 24 anos, algo aconteceu: houve o aparecimento da Presença do meu Mestre, meu Guru. Isso produziu dinamismo para eu explorar mais profundamente o que havia de errado, o que estava faltando aqui.
Você precisa ter uma certa maturidade e, quando isso está presente, você é atraído para a Verdade, pela Verdade, para esse encontro que você precisa ter Consigo mesmo, com Aquilo que você traz aí dentro. Por isso, ninguém pode, e nem precisa, ensinar-lhe algo sobre Isso, porque já está aí. É como uma criança que, quando sai do útero, já sai procurando a sua mais vital experiência: o peito da mãe para mamar. Ninguém precisa ensinar isso para a criança. Há dentro do homem um anelo pela Verdade e, quando ele está nessa maturidade, esse anelo cresce de uma maneira tão grande que ele não suporta mais viver sem essa Realidade; é quando o bebê vai buscar o peito da mãe para poder se alimentar.
Esse é o anelo que você tem, aí dentro, pela Verdade. Você pode dar qualquer nome para Isso: Verdade, Deus, Presença, Consciência, porque Isso não tem nome mesmo! É “algo” além dessa sua vida medíocre. Alguns se atentam para isso mais cedo, outros mais tarde, mas você vai ter que se atentar para isso em algum momento, porque você não pode viver longe do “seio da sua mãe”. Você não tem como “se nutrir”, “se alimentar”, ou seja, não tem como continuar tendo uma vida sem Isso!
Não há possibilidade de Liberdade, Paz, Amor e Felicidade se não há Vida, e não há Vida sem a Verdade. Esse “ensinamento” é sem ensino, porque Isso não é ensinável. É um “ensinamento” apontando para O que não pode ser ensinado. É uma questão de Despertar! Então, você se torna mais e mais ciente, mais e mais consciente, e vai além da mente egoica, do sentido de um “eu” separado; além dessas questões do “sonho”: as questões sociais, econômicas, filosóficas, espirituais, políticas... Você está além disso, da ilusão de ter nascido como brasileiro, americano ou alemão, além dessa noção de ser uma pessoa com uma herança genética e cultural. Você Acorda e, então, é um Sábio! Essa é a sua Natureza, a Natureza de Deus, da Verdade, da Consciência, da Realidade.
Não é isso? Se não é isso, você fica preso a essas questões de justiça, injustiça, no campo da ética, da moral, da política, da religião, no terreno da cultura. Estou falando da Realização da Felicidade, da Realização de sua Divina e Essencial Natureza, Daquilo que outros, antes de você, realizaram um dia, e também falaram dessa “porta”. Ela não é uma porta fechada, é uma porta aberta! É somente como se estivesse oculta da grande massa, porque a maioria não tem interesse em investigar isso, ainda não tem maturidade para isso.
Esses antigos padrões são os modelos que você herda da sociedade, do mundo à sua volta, em que todos, absolutamente todos, estão presos a essa dualidade entre o certo e o errado, o justo e o injusto… Assim, você tem questões a respeito de quem deve ganhar a copa do mundo, quem deve ser o próximo presidente, quem deve resolver as questões nessa ou naquela área... Você fica preso a isso, como se isso fosse a sua realidade, mas é somente o “sonho” que o pensamento constrói sobre o mundo à sua volta, que, na verdade, nem está à sua volta, está somente dentro da sua cabeça. Porém, ninguém nunca lhe informou nada sobre isso, até porque você não tinha interesse em ouvir nada disso. Agora, você está se voltando para se perguntar “quem sou eu?”, que é algo novo, um momento novo. Assim, você se torna mais e mais presente para saber quem Você é. Meu Mestre me mostrou Isso.
Você precisa descobrir que o sofrimento é uma ideia baseada no pensamento, na crença desse falso “eu”. Você está muito apegado a essa suposta identidade, que você acredita ser, e aí está o que sustenta toda a ilusão da sua vida, todos os problemas que você já teve e terá na vida (teve porque estava “dormindo” e terá somente se não “acordar”).
Essa falsa identificação com o corpo e a mente é o seu problema. Quando você tem essa Compreensão, isso se torna uma real e nova direção para sua Vida, porque agora Ela é Real, não é mais a vida dada pela sociedade, pela cultura, pelo mundo, pelos padres, pelos políticos, pelas ideologias e crenças, todas elas baseadas no conceito de dualidade (o que é e o que não é; certo e errado; verdadeiro e falso; bom e mau). Você não é um conceito nem uma crença, é algo maior do que tudo isso. Você é Deus! Você é essa Presença, essa Realidade!
Essa é a constatação quando você adentra por essa “porta” que, até então, parecia não existir ou estar oculta. Por isso que Jesus Cristo um dia disse: “Eu Sou a porta”. Ele estava falando dessa “porta”! Ele se referia a Cristo, que é a sua Realidade interna. Quando ele dizia “Eu Sou”, estava falando desse “Eu Sou” que Você é, dessa mesma Realidade, porque há somente uma Realidade em toda a manifestação, que é esse “Eu Sou”... “Eu Sou a Porta”. Então, eu fiquei sabendo... Eu conheci a Mim mesmo acontecendo neste momento, não como um conceito, mas como um Ser sem localização.
Você compreende isso? A Constatação da Verdade sobre Isso que Você é, é a Compreensão da não localização, da inexistência de tempo e espaço. Você é a própria Realidade do Cristo, de Deus, da Verdade. Não é a Realidade somente de Jiddu Krishnamurti, Eckhart Tolle, Ramana Maharshi, Buda e Jesus de Nazaré; é a sua Realidade! É Você! Isso não é uma crença, um nome, uma forma ou uma história.
Quando você tem a Verdade presente, essa autoimagem se dissolve, a história de autoimportância cai, e tudo é acolhido nessa única Realidade que Você é, nessa Consciência, que é Deus. Assim, não há mais a acepção de pessoas, porque não há mais “pessoas”. Não há mais medo de pessoas, porque não há mais “pessoa” em lugar nenhum! Não há mais frustração, decepção nem encanto com o externo. Então, ninguém vai lhe dar mais Amor do que O que Você é aqui e agora, ninguém vai lhe dar mais Paz do que Isso que já está aqui e agora, porque nada Disso vem nem virá de fora. Não tem nada lá fora!
Quem disse para você que tem alguma coisa lá fora? Não tem nada lá fora! Então, a Felicidade não virá por trocar o seu carro por um modelo 2019. Você não precisa de um carro, de uma casa maior ou um novo apartamento, nem de uma nova namorada, um novo casamento, ou de mais filhos... Você não precisa de mais! Meu Mestre me mostrou isso! Então, tudo, absolutamente tudo, foi percebido de uma forma nova. Uma completa mudança está presente nessa Constatação da Verdade sobre O que Você é.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 01 de Junho de 2018 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas às 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar, clique aqui .

Um comentário:

  1. Quanta sabedoria nas suas palavras Mestre! Gratidão 🙏🏻❤👏👏

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações