sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Consciência é tudo

Sua visão do mundo não é a visão da Realidade, e isso é bastante interessante de se dizer, porque Você, em Si mesmo, é a própria Realidade. No entanto, a visão que você tem da vida e do mundo não é real. Esse assim chamado “mundo objetivo”, no qual aparentes objetos estão presentes e todos separados uns dos outros, é de fato apenas uma ilusão.
Estamos diante de uma projeção, mas a mente não é a causa disso, pois ela é apenas um fenômeno divino de percepção desse mundo, onde objetos com nomes e formas aparecem. Aquilo que sustenta isso tudo é a Realidade, que é essa Consciência, que é Você, mas não o que você entende como sendo “você” – isso é somente uma imaginação, mais uma criação da fantasia do pensamento. Observe como isso é bastante interessante, um material de autoinvestigação, averiguação, observação direta. É isso que fazemos em Satsang.
Do ponto de vista da Realidade, que é o ponto de vista do Sábio, não existe nada separado dessa Consciência. É Nela que tudo está, que tudo surge e, também, desaparece. Então, o seu desafio, dentro de um espaço de investigação como este, é abandonar suas conclusões, crenças, ideias.
Seus desejos, medos e sonhos, as suas frustrações, seus prazeres e dores estão dentro desse imaginário mundo que esse falso “eu” construiu. Quem é você, além de toda crença, certeza e incerteza, além de todo medo e desejo? Quem é você, além de qualquer dúvida, além do medo da morte? Há uma clara indicação de que você ainda pode encontrar a resposta para essa pergunta, e você está aqui para isso. Quem é você?
A beleza da Realização da Verdade sobre Si Mesmo é a Constatação de que não há nenhuma ilusão, ficção, equívoco ou erro. Essa é a única Realidade! Essa é a descoberta da Verdade de quem Você é! A perfeita Compreensão ou o direto Conhecimento de que nada está separado dessa Consciência é uma descoberta da Meditação, a única descoberta nessa Realização.
O seu mundo é uma ilusão! A Consciência é a única Realidade! Então, dentro da visão da Realidade de um Ser que se vê como Consciência, de um Ser Realizado, não existe nada separado Dele; não existe essa ilusão de “indivíduos” ou de “pessoas”. Esse foi o trabalho do meu Mestre... Ele me mostrou Isso.
Você toma o corpo como sendo você, a mente como sendo sua e o mundo como sendo real. Então, tudo isso parece ter uma existência separada, mas não é real. Essa não é a Verdade! Todos os problemas que você tem surgem dentro dessa perspectiva ilusória. Repare que o corpo aparece por um tempo e desaparece, e o que você chama de mente, ou percepção do mundo, é esse mecanismo que, também, aparece e desaparece. O mesmo acontece com o mundo que é percebido. Na verdade, isso acontece toda noite, que é quando você fica sem corpo, sem mente e sem mundo, pois, quando está em sono profundo, não há nada disso.
Os problemas surgem quando você se identifica com o corpo, com esse mecanismo que percebe o mundo, e você atribui isso a uma percepção pessoal, particular, a “sua” percepção. O problema surge quando o mundo passa a ser real, que é quando alguns objetos presentes nele são seus e outros não; alguns você tem e outros não; de alguns você quer se livrar e outros quer adquirir. Então, todos os problemas surgem quando a percepção do mundo, da mente e do corpo aparecem. Mas, se você vir essa ilusão, poderá permanecer em seu Ser, em sua Natureza Verdadeira, sem qualquer problema.
O fundamental problema é a ilusão de que você é o fazedor, o realizador, aquele que está no controle. Isso não é verdade! Você é um absoluto Nada! Mas, quando acredita que é alguma coisa, você está preso a esse problema fundamental, que é a autoignorância. Isso somente pode se dissolver pelo Autoconhecimento.
O que estou dizendo é que tudo, absolutamente tudo, inclusive você, sua percepção do mundo, da vida, é Nada! Que espécie de lógica é essa, não é? Tudo é Nada! Tudo o que você vê nessa aparente existência, para esse aparente “eu”, com essa aparente história importante, cheia de realizações, em que há um debate sem fim entre o bem e o mal, o certo e o errado, o que é e o que não é, uma luta constante, é apenas Nada!
Isso é como as ondas no oceano: elas são absolutamente nada! Não tem ondas, tem somente água! Não sei porque chamamos de ondas, pois aquilo é tudo água, não tem ondas ali! A percepção que você faz de si mesmo, do mundo, da vida, é Nada! Tudo isso é Pura Consciência, Pura Realidade, onde o ponto de vista de um mundo de objetos, de separação, de coisas, é um Nada. Então, as ondas não são ondas, são água. Elas não existem por si mesmas, nelas mesmas.
Assim, ondas e oceano não existem; existe somente água! Tudo é o Nada, que é a Consciência! A única Realidade é esse Nada, é essa Consciência. Tudo é Nada! Então, nada acontece, nada aconteceu e nada acontecerá. Nada é real ou irreal. Tudo está além da mente! O que você está ouvindo aqui está fora do contexto do pensamento, da imaginação, das ideias, das crenças. É algo que parece louco para você, não é? Você quer uma descrição da Suprema Realidade, da Verdade, Daquilo que está além da mente, mas tudo que a mente fabrica é parte da ilusão.
Quando você acorda pela manhã e se lembra do sonho que teve à noite, você não diz que aquilo era real. Você sabe que não era real! Quando acorda de manhã, você diz: “Aquilo era nada!” Quando está sonhando, você vê todo aquele cenário, todas aquelas pessoas, incluindo a si mesmo, naquela experiência do sonho. Enquanto o sonho está acontecendo, aquilo é tão real que, se um personagem do sonho chegar até você e disser “isso é um sonho”, você vai rir da cara dele, porque aquilo é muito real! Você não vai acreditar em alguém no seu sonho dizendo “isso aqui é um sonho”. Você vai achar que ele está louco, com algum problema.
Você acredita piamente na realidade do seu mundo enquanto o sonho está acontecendo. Você acredita nas pessoas ali, nas situações, naquelas experiências... Aquilo é tudo real! Se o sonho continua, tudo aquilo continua sendo real. Se você acorda, diz: “Era somente um sonho”.
A Realização é algo assim. Do ponto de vista daquele que está em seu Ser, vivendo em sua Natureza Essencial, o “seu mundo” não tem nenhuma realidade, porque ele está Acordado, enquanto você está sonhando. Dentro do seu sonho, isso é muito real – a sua esposa morreu, o seu filho fugiu de casa, a sua filha foi embora com o namorado, você tem 5 netos... As coisas não são, nunca, o que parecem ser! Essa noção de que você é alguém vivendo essa vida, sendo casado, solteiro, viúvo, e assim por diante, toda essa noção de vida é uma ilusão, porque as coisas não são o que parecem ser.
O que É não parece, nunca, ser qualquer coisa, pois O que É permanece sem aparência. Aquele que sabe Isso é um Soberano, um Rei. Ramana viveu sua vida numa montanha, na montanha de Arunachala. Ali estava um Rei vivendo em cavernas. Ele não estava em um palácio, não tinha uma sala real e um trono, não tinha súditos, nem tinha um grande exército e um grande reino. Ele era somente um Rei vivendo em uma montanha, em cavernas.
Aquele que não sabe Isso permanece como um escravo, mas Aquele que sabe é um Rei! Você pode ser um escravo vivendo em um palácio, com todo tipo de riqueza, conforto, prestígio, fama, nome, reconhecimento público, ou você pode ser um Rei vivendo em uma caverna. Aquele que se confunde com o corpo e com as histórias que a mente constrói (e ela constrói muita história), que se identifica com esse sonho da vida, do mundo, e o vê como sendo sua realidade, é um escravo.
Para o Sábio, não existe uma vida ruim ou uma vida boa, um mundo ruim ou um mundo bom. Para o Sábio não há mundo! Ele é um Rei e, onde quer que ele se encontre, o seu Reino está. Consciência é Tudo, é a única Realidade, e esse Tudo é o Nada. Então, esses conceitos de bem e mal não são nada além de imaginações. Do ponto de vista da Realidade, está tudo no lugar. A mente sempre toma tudo que parece acontecer como sendo a realidade, mas, quando você Realiza o Ser, Acorda, o “seu mundo” se vai, “sua história” se vai, a “pessoa” se vai. Tudo é Nada!
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 23 de Agosto de 2019 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas as 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar acesse o link: http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações