segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Você é uma verdade em Si mesmo!

Aqui, estamos falando com você sobre a não necessidade do tempo. Você tem um condicionamento de sempre confiar no tempo, e, para você, toda realização, em qualquer aspecto de sua vida, acontecerá no tempo. É isso que, de uma forma prática, você tem experimentado. Entretanto, algo diferente é exigido de você aqui. Esse posicionamento da crença ou da ideologia do tempo não faz o menor sentido aqui, neste trabalho.
A palavra Satsang significa “encontro com a Verdade”. Dentro desse contexto, Você já está presente. Assim, não existe nenhuma necessidade de procurar um futuro. O que você está buscando já é conhecido e não está distante ou separado, não faz parte do tempo. Quando eu digo “conhecido”, não estou dizendo que é parte daquilo que a mente conhece. O que estou dizendo é que Isso está sempre presente em você, não é algo estranho. Portanto, é algo conhecido, mas não pela mente. Você não é uma verdade na mente. Você é uma Verdade em Si mesmo! Na mente, você é uma ilusão, uma fraude, pura mentira.
Assim, a nossa ênfase nesses encontros é: seja o que Você é, não aquilo que a mente diz que você é. Pensamentos, sentimentos, sensações, percepções, emoções, desejos e medos, ou seja, toda forma de experiência, surgem o tempo todo como parte da sua história mental. Continuo dizendo que essa sua história mental não é Você. Nada disso, essencialmente, é Você, O que Você é. Assim sendo, Você é Aquilo que está além do conhecido e, no entanto, está presente, como algo próximo e Verdadeiro. Então, Isso que Você é, é o que você está buscando, é a sua Natureza conhecida, mas não aquilo que a sua mente conhece ou pode vir a conhecer.
Pensamentos são aquilo que você pode vir a conhecer, assim como os sentimentos, percepções, experiências, objetos… Todas essas coisas aparecem e desaparecem, fazem parte do tempo, daquilo que é conhecido pela mente. Contudo, há Algo aqui presente, e esse Algo é Você. Ou seja, Você ainda está presente, consciente, sendo a própria Consciência. Então, a sua existência, como Consciência, está além de toda dúvida, crença, de tudo aquilo que é conhecido pela mente. O que a mente diz sobre você é parte daquilo que ela conhece, e isso é pura ignorância, não é a Verdade.
Reparem que os pensamentos aparecem, tornam-se presentes e depois desaparecem. Enquanto o seu Ser permanece, os pensamentos, as sensações e as percepções aparecem e desaparecem. Há algo aí íntimo, perfeitamente conhecido como pura Consciência. Então, não existe necessidade de esperar que Isso apareça no futuro, nem qualquer necessidade de uma prática, técnica, para se aproximar Disso, simplesmente porque Isso está presente como a única Verdade imutável.
Muitas palavras têm sido usadas ao longo dos séculos, de toda história humana, na tentativa de se indicar essa Realidade do seu Ser, essa Realidade que Você é: Presença, Consciência, Vida, Espírito, Ser, Vazio, Deus, e assim por diante. Para onde essas palavras apontam? O que eles estão apontando é o seu Ser, sua Natureza Verdadeira, nada além disso. Você está em Satsang investigando, aprofundando isso.
Seu corpo passa por experiências e toda essa mecânica, que nós chamamos de “mente”, também passa por experiências prazerosas ou sofridas. Contudo, essa experiência não é o corpo, não é a mente; seu Ser Natural permanece sem ser afetado.
Hoje mesmo foi um dia de chuva aqui, na cidade de Gravatá, em Pernambuco. Nesses dias, tem chovido por aqui, mas o Sol continua sem ser afetado por toda essa água que tem caído do céu. Quando você olha para o Sol, percebe que ele não é afetado, não pode ser tocado pelas nuvens, raios, trovões, chuva... Da mesma forma, o que quer que aconteça são experiências acontecendo ao seu corpo e à sua mente. Mas, quem é Você? Seu Ser Real não conhece problemas, perturbações, conflitos, dilemas; não conhece “raios, trovões e muita água”.
Os Sábios dizem que Você é Paz, Amor, Liberdade, Felicidade, não importa o que esteja acontecendo ao corpo, à mente e a toda essa, assim chamada, “experiência de mundo” que você esteja passando ou vivendo; nada disso pode tocar Você! O que estou lhe dizendo hoje se baseia em uma visão muito clara aqui. Você não é uma pessoa, não é uma entidade limitada no tempo e no espaço. Essa é uma falsa crença, a raiz de todos os seus problemas, de todo sofrimento, de todas as dúvidas. Todas essas experiências são puras criações conceituais dos pensamentos, das crenças, dessa imaginária “pessoa” que você acredita ser. Então, essa imaginária “pessoa” tem assumido condições, atributos, posições de sucesso e fracasso, tudo isso porque você está muito interessado em pensamentos, em notícias, em histórias. Você não está desapegado dos pensamentos, e está fazendo dele a base de sua realidade, de sua verdade. A “pessoa” que você acredita ser é apenas um amontoado de pensamentos, crenças, conceitos, ideias, desejos, buscas, conclusões, certezas, ou seja, de muitas histórias. Identificado com o corpo, você é essa confiança em sensações físicas, emocionais e sentimentais. Tudo isso é puro condicionamento e está sustentando essa identidade.
A pergunta é: onde está essa “pessoa”? Ela é real? Você pode encontrá-la? Sem a história que você tem sobre si mesmo, onde essa pessoa pode ser encontrada? Como pode haver uma substancial e real pessoa em meio a toda essa mudança de sensações, percepções, pensamentos e crenças? Com base na crença dessa “pessoa”, existe a crença da realidade do mundo, do Universo e de todas as coisas, enquanto que, na verdade, tudo o que se apresenta são pensamentos, sensações e percepções que estão mudando o tempo todo.
Agora, como é que isso tudo pode estar acontecendo separado dessa Consciência, que Você é? Como pode haver uma realidade do mundo, do universo ou da história dessa “pessoa” que você acredita ser, separada dessa Consciência? Eles são inseparáveis! Tudo aparece, existe por um tempo e depois retorna novamente a essa Consciência. Isso é o que acontece quando você dorme: você sonha, o mundo aparece, as coisas acontecem, mas, quando acorda pela manhã, você percebe que aquele mundo, tudo aquilo, desapareceu na mente. Inclusive, mesmo quando você não está em estado de sonho, a mente desaparece também.
Entretanto, há Algo aí que permanece vendo a aparição da mente, do sonho, bem como o seu desaparecimento. Então, você percebe que tempo, espaço e experiência, percepção, sensação, emoção, sentimento e pensamento são fenômenos que acontecem nessa Consciência. Há somente Ela! Não dá para escapar Disso! Não dá para fechar os olhos e negar que a única Realidade é essa Consciência.
Vou terminar dizendo só mais uma coisa: você não está pensando, sentindo ou agindo. Isso é mais uma ideia dentro da sua cabeça. Tudo isso simplesmente acontece, espontaneamente, sem qualquer controle. Você não tem nenhuma ideia sobre as ideias, não sabe qual será o próximo pensamento, sentimento, emoção ou sensação que acontecerá. Se soubesse, você poderia escolher, criar ou controlar isso. Você não pode evitar o corpo adoecer, envelhecer, passar por acidentes ou morrer, porque você não cria, não controla, não escolhe absolutamente nada! Tudo isso porque esse “você” não é real, não existe. Simples assim...
Tudo está acontecendo espontaneamente. A Vida é essa atividade espontânea, natural, sem controle, o Mistério. Você pode olhar para Isso de forma direta, o que só é possível sem a mente, ou você pode, na mente, passar o resto dos seus dias julgando, avaliando, analisando o que acontece – é assim que vivem e morrem os estúpidos. A beleza de Satsang é que estamos apontando para Você o seu Estado Natural, a sua Real condição de Ser, a simples Verdade do seu Ser, o seu Estado de pura Consciência.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 27 de Julho de 2019 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas as 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar acesse o link: http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações