terça-feira, 3 de setembro de 2019

Você é o único livro que precisa ser lido

A singularidade desse Estado Natural, dessa Autorrealização, é que Isso não é mais uma experiência ou apenas um momento de clareza, alguma coisa que vem e vai. Estou falando de algo que está sempre presente e disponível. Toda experiência que você conhece é algo mutável, e assim são os momentos de clareza que você tem.
Realização é uma flor diferente. Você sabe que a flor floresce e depois fenece; ela permanece por um tempo e depois vai embora. Realização é uma flor de outra qualidade. Isso não depende de um momento específico ou de um estado de percepção. Não depende de uma disposição ou de uma sensibilidade psicológica. Essa é uma flor presente e constante, ela está sempre presente no Coração. Essa é a Verdade sobre Você! Não é algo inconstante como uma percepção, um sentimento ou uma certa disposição de sensibilidade psicológica. Nada disso!
O meu trabalho é fazê-lo reconhecer, claramente, essa sempre presente Presença em si mesmo. Por mais sublimes que suas experiências sejam, elas desaparecem. Assim são os pensamentos, os sentimentos, as sensações e qualquer estado interno que você conheça. Quando você explora isso, vê que nada disso é real. O que eu quero dizer é que isso não se mantém como uma verdade para você, como algo constante e verdadeiro. Isso vale para estados positivos e negativos, experiências positivas e negativas.
Isso significa que tanto o sofrimento, as dúvidas e medos quanto a alegria, o prazer e o que você chama de felicidade não têm nenhuma permanência real. São estados mentais, estados psicológicos. Tudo isso parece que se move por um tempo dentro de você, e você o sustenta através da noção de que isso é real.
O que estou dizendo é que isso é uma grande ilusão! Isso não é a Verdade sobre Você! A questão toda é que você não consegue se divorciar com facilidade dessas suas experiências. Você está muito apegado a elas! Elas são ilusórias, irreais, mas você dá muita importância a elas. Assim, o sentido de uma pessoa presente, a qual se encontra em sofrimento, em dor, permanece. Você não consegue aceitar que isso seja apenas uma aparência de realidade, apenas uma experiência mental.
Autorrealização é o fim disso tudo, de toda essa fantasia, de todo esse modelo de crença, de tudo isso que você experiencia pessoalmente dentro da sociedade, de sua própria família, do seu mundo. Então a minha sugestão é que você descubra um novo modo de olhar para isso tudo e se pergunte: “Qual é a verdade sobre mim? Quem sou eu?”. Isso requer uma profunda, honesta e sincera autoinvestigação. “De onde isso vem? Como isso se sustenta? Como isso permanece? Como isso continua? Como isso tem sido criado e sustentado como sendo a verdade sobre mim? Afinal, quem sou eu?”. São perguntas que requerem uma grande inteligência, uma aproximação de si mesmo inteligente. Então, a minha sugestão para você que está aqui é: investigue! “Eu não sei, mas eu preciso compreender. Quem sou eu? O que posso fazer acerca do sofrimento?”.
Isso é algo muito importante. Pergunte a si mesmo de onde isso vem e como está sendo sustentado. A sua experiência precisa ser compreendida. Essa programação, esse modelo, essa forma de sustentação do sofrimento e de toda confusão é algo que requer investigação, ou isso continuará da mesma maneira. Sem essa investigação, essa sua vida de problemas e sofrimentos mentais, de confusão mental, de desordem interna e toda forma de conflito permanecerá do mesmo modo. É necessária uma profunda compreensão dos pensamentos, sentimentos e emoções que se passam aí. Esse organismo, esse mecanismo, esse corpo-mente, precisa dessa ordem.
É necessário ir além do falso “eu”, dessa pessoa que você acredita ser. As pessoas passam muitos anos estudando, teorizando sobre a Verdade, analisando textos e falas de outros, mas dão muito pouca atenção a si mesmas. Você é o único livro que precisa ser lido. Você precisa “ler” o que se passa aí dentro psicologicamente. Então, você pode ir direto ao ponto e descobrir esse Espaço livre desses conflitos mentais, livre dessa desordem.
"Você é o único livro que precisa ser lido. Você precisa “ler” o que se passa aí dentro psicologicamente. Então, você pode ir direto ao ponto e descobrir esse Espaço livre desses conflitos mentais, livre dessa desordem."
Dessa forma, todos os problemas mentais, emocionais e psicológicos podem ser completamente dissolvidos. Eles estão aí com base na imaginação. Por isso tenho enfatizado a importância da Meditação. Sem Ela, isso é impossível! Você passa o dia inteiro ocupado com pensamentos, crenças, ideias. Você não aprecia o Silêncio, então, existe um constante tagarelar interno, uma auto-ocupação psicológica com a imaginação. Isso rouba toda a sua energia! A Meditação é uma atenção direta dada a tudo isso. Essa energia, antes ocupada com esse movimento mental, fica disponível para a observação dele.
Essa é a coisa principal: saber quem Você é! Seu Ser está aqui e agora, não está no futuro. No futuro está a imaginação, um conjunto de ideologias e crenças. No futuro está a imagem que o pensamento produz em um tempo fictício, psicológico. Seu Ser está aqui e agora! Isso significa que a sua Realização está aqui e agora! Toda essa procura no futuro é um conceito falso. Não espere pelo futuro! Não espere pelo amanhã! Não espere a Paz, a Liberdade e a Felicidade amanhã! Não espere Deus amanhã!
Se você esperar pelo amanhã, terá que esperar para sempre. Se você esperar pelo futuro, ele sempre estará lá na frente. Então, essas questões continuam sem solução aqui e agora. Reparem que as minhas falas sempre apontam para algo que está presente. Eu não trato do futuro. O pensamento faz isso, mas eu não tenho interesse no pensamento. A ideologia faz isso, mas eu não tenho interesse em nenhuma forma de ideologia.
É necessário que o buscador desapareça! O buscador é aquele que está sempre esperando encontrar alguma coisa amanhã. Ele não se ocupa com o que se apresenta aqui e agora. Ele não vê que aquilo que ele está buscando está debaixo do nariz dele. Então, ele projeta isso como algo que vai encontrar depois, e não aqui e agora. Essa é a grande armadilha da mente, o grande truque dessa ego-identidade. “Amanhã serei feliz”, “amanhã terei paz”, “amanhã estarei iluminado”. Não é isso?
Eu tenho observado as pessoas que vêm a estes encontros. Elas não têm nenhum interesse de trabalhar em si mesmas aqui e agora. Elas querem que aconteça uma espécie de mágica, que eu possa mudar o futuro delas. Entretanto, todo o meu interesse está nesse Silêncio, nessa Verdade presente aqui e agora, e Isso é o final do buscador.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 05 de Agosto de 2019 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas as 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar acesse o link: http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações