terça-feira, 17 de setembro de 2019

A Vida é um grande filme

A minha mensagem, em si, não é complicada, mas para a mente parece loucura. Estou dando àquilo que você considera “vida real” somente o crédito de uma aparição, uma ideia, um conceito, uma crença, um sonho. Isso pode parecer loucura para você.
Eu quero que você descubra uma verdadeira gratidão em vivenciar essa Realidade, sem todo esse peso que, na mente, você conhece. O estado da mente é muito confuso. Você precisa descobrir o que é a Real Vida! Quando eu falo “descobrir”, estou dizendo “maravilhar-se com Isso”, pois é impossível uma aproximação intelectual Disso.
Tudo tem sido complicado apenas porque você está vivendo o sonho da separação, no qual você é um indivíduo, que, aparentemente, está tomando decisões (vai ao shopping, decide o que comprar, com quem casar, onde morar, etc.). Nesse sonho de separação, como um indivíduo, você está fazendo escolhas todos os dias e decidindo quanto ao futuro. Você acredita, por exemplo, que escolheu entrar nessa sala hoje. Então, nesse sonho, você acredita que está escolhendo o seu caminho, fazendo tudo acontecer. Nessa sua história, você se vê como uma pessoa separada da Vida.
O que estou dizendo é que não há Compreensão Verdadeira. Enquanto essa crença de que você está criando tudo à sua volta estiver presente, não terá nenhuma maneira de você reconhecer a Verdade sobre Si mesmo, porque estará se confundindo com uma história imaginária, sustentada pelo pensamento, e, assim, não haverá Gratidão, Beleza, Paz... O que eu estou dizendo é que a Vida não é, realmente, como você acredita que Ela seja. Por isso eu comecei dizendo que, para a mente, o que eu digo é uma completa loucura. Você acredita que foi ali, buscou uma cadeira, sentou-se nela e, agora, diz: “Isso aconteceu naturalmente… Eu a coloquei ali”. Da mesma forma, você acredita que escolheu os seus filhos, seu marido, sua família... Pura ilusão! Mas, a mente nunca poderá ver isso, porque ela nunca se pergunta se isso é real.
Estou dizendo que a Vida é somente uma grande e extraordinária oferta, um oferecimento da Verdade! A respiração está acontecendo, o coração está batendo, o corpo está se movimentando, as decisões estão sendo tomadas, como essa de pegar a cadeira e se sentar nela, entrar nessa sala e ouvir essa fala. Essas decisões são tomadas da mesma forma que a respiração acontece e o coração bate, mas você não tem nenhum controle sobre isso. Do mesmo modo, os pensamentos aparecem em um determinado momento e depois desaparecem para dar lugar a novos pensamentos. Um dia, o coração e a respiração irão parar e esse corpo não estará mais aí, sobre essa cadeira. Isso, simplesmente, porque esse acontecimento não está sob o seu controle.
A Vida, como esse grande oferecimento, é soberana, não obedece regras. Eu vou repetir isso para você: um dia o coração irá parar, o sangue irá parar de circular no corpo, porque o coração parou de bater, e, depois, nenhum outro dia a mais lhe será garantido. As sensações no corpo, como o som que você escuta, o calor, o frio, os pensamentos chegando e desaparecendo, tudo isso é a manifestação dessa oferta Divina, é pura Graça, nessa não separação, nessa Verdade única.
Este trabalho, em Satsang, lhe apresenta a possibilidade dessa Liberação, ou qualquer nome que você queira dar para Isso, que é a Compreensão do óbvio, a Compreensão direta do Natural. Toda essa sua luta, conflitos e problemas estão dentro dessa imaginação da não aceitação Daquilo que é óbvio, simples, claro e extraordinariamente maravilhoso. Eu falo da Vida nessa Clareza, nessa Compreensão Inteligente. Percebam que, naturalmente, a mente irá rejeitar Isso, porque Isso é o fim da história, do controle e do futuro dela; é o fim da busca, ou seja, é o fim dela, portanto, é algo semelhante a uma morte. Vocês aqui na sala estão atraídos profundamente por Isso, mas há algo dentro de vocês resistindo. A mente estará sempre dizendo: “Não! Não pode ser isso! Eu quero mais! Eu coloquei essa cadeira aqui! Eu construí tudo isso, tenho feito tudo isso! Eu estou construindo o meu futuro!”.
Quando eu falo da extraordinária e maravilhosa Vida, estou dizendo que Ela é Natural. O problema com a busca, seja material ou espiritual, é que ela está sempre rejeitando a Verdade dessa maravilha, daquilo que está presente, porque a mente está sempre construindo uma história imaginária sobre Aquilo que é tão simples e verdadeiro, tão simples e real.
Seu interesse está nas histórias que a mente pode construir, não na Vida como Ela se apresenta aqui e agora, então, há esse constante medo, esse incessante investimento em idealismos, em imaginações. Parece que os adultos se movem de forma mais dogmática nesse terreno, mais do que as crianças, pois estas parecem estar aprendendo, ainda, a serem miseráveis, ao passo que os adultos já têm bastante prática nisso. Quanto mais nova a criança, mais inocente é, maior é a sua simplicidade. Quando você olha para os olhos de uma criança bem pequena, ainda pode ver a beleza do senso de percepção dessa Maravilha, da aceitação da Vida como Ela é, mas logo ela aprende todo o truque e fica tão prática quanto os adultos, tão dogmáticas quanto os mais velhos.
Satsang é o encontro com essa Simplicidade, essa Naturalidade, com a Maravilha dessa grande Oferta, que é a Vida. Então, Isso aqui não se trata de uma aquisição, do alcance de um objetivo por meio de alguma forma de prática espiritual, mas, sim, do fim da ilusão desse sonho, dessa imaginação, desse sentido de separação.
Existem muitos livros espirituais que tratam sobre como mudar a sua vida. Eles dizem: “Mude sua atitude! Mude seus procedimentos! Mude seus pensamentos! Organize-se e faça um programa de realização para os próximos 5 anos!” Esses livros ensinam você a lidar melhor com as pessoas com quem se relaciona, com a família, com os filhos, com o mundo à sua volta, mas, na verdade, não tem nada acontecendo. Imagine que você vai dormir essa noite e, de repente, tem um sonho, no qual todo tipo de coisa acontece, e logo pela manhã você acorda e vê que nada daquilo foi real ─ aqui é a mesma coisa!
É como assistir a um filme tentando mudar a história, o desenrolar da trama. O fato é que você está apenas assistindo a um filme, enquanto a mente está tentando mudar o curso daquilo que foi traçado para ele, que já está determinado. Assim, você esquece que é somente um espectador e passa a acreditar que está controlando alguma coisa, mas, de fato, está apenas assistindo. Então, quando você se torna cônscio da Verdade sobre Si mesmo, o seu passado e o seu futuro desaparecem, exatamente como desaparece a importância da conclusão do filme. Nessa Consciência, qualquer conclusão está perfeita, porque tudo é apenas um filme. Eu gosto de assistir a filmes... Eles são iguais ao que você chama de “vida real”. É apenas isso: a Vida é um grande filme, o maior e mais espetacular de todos os filmes!
O filme, em si, não é o problema, é somente uma brincadeira, uma diversão, uma forma de apresentação dessa Oferta, desse Presente, uma manifestação Divina. Quando você sabe que isso aqui e agora, nesse formato, é somente uma forma de manifestação dessa Consciência, nada mais pode feri-lo! Tanto as cenas terríveis quanto às pacíficas não podem mais afetar você! Então, toda essa noção de tempo e espaço perde a importância.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 21 de Junho de 2019 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas as 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar acesse o link: http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações