terça-feira, 25 de maio de 2021

Realizar Deus não é se espiritualizar

Há uma diferença entre Realizar Deus e se espiritualizar. O mundo é todo espiritualizado, mas apenas alguns poucos Realizaram Deus.

Quando vem ao meu encontro, você vem se deparar com a visão do Sábio, que é a visão da Realidade. Não é algo especial, é algo simplesmente natural. Aqui, eu não ensino e você não aprende; eu lhe aponto a Realização de Deus.

Um encontro desse nível aqui, em que você se afasta temporariamente do seu mundo, é uma bela oportunidade para você descobrir algo, e não para aprender. A Realização de Deus vem pela descoberta e a espiritualização vem pelo aprendizado, por isso é muito fácil se espiritualizar e nada fácil Realizar Deus.

“Mestre, eu gosto muito de ouvi-lo, porque percebo muita verdade no que você diz, e você se coloca de uma forma muito inteligente”. Você está fazendo errado, você está aprendendo. Não é para aprender, é para descobrir.

Ouvir nesse formato é uma forma acadêmica de se ouvir. Você passou a vida inteira ouvindo pessoas inteligentes lhe ensinando alguma coisa – daí o interesse de ouvir uma fala como essa. Isso tem que ser corrigido aí dentro de você, porque isso não tem nada a ver com a naturalidade, mas com a artificialidade cultural, e Realizar Deus se trata de descobrir, se trata do natural.

Acompanhe a exatidão de uma fala como essa, mas não se impressione com a beleza estética dela, porque você terminará aprendendo alguma coisa e o propósito não é esse. Eu poderia me sentar e escrever algo assim e alguém leria e ficaria encantado intelectualmente com essas palavras, mas isso não serve, porque não se trata de algo natural.

O descobrimento da Verdade se trata da constatação do simples, do natural, e isso é Sabedoria. Espiritualidade não cuida disso, ela cuida de condicionamento espiritual, daquilo que é espiritualmente aceito.

Eu não ensino você a comer, não digo “não coma isso, só coma aquilo...”, eu não dou regras dietéticas para você, eu não digo como você deve se vestir ou qual é o comportamento de ordem sexual que você deve ter, porque isso tudo é cultural e a espiritualidade já trata disso.

O aprendizado é para você ir nessa ou naquela direção; eu não trato disso, do certo e do errado. Você descobrirá o errado sofrendo. Eu não tenho nenhuma preocupação com que você aprenda o certo, pois eu sei que você vai descobrir o errado – o sofrimento vai lhe mostrar, essa é a forma natural de descobrir. Você saberá o que não é bom para você, mas não porque aprendeu o que é bom. Você saberá o que não é bom porque, se não for natural, você agirá de uma forma estúpida, tola, errada, e vai sofrer.

Então, eu posso tratar com você da Realização de Deus, mas não tenho nada para tratar com você sobre espiritualidade. Espiritualidade é uma coisa de afetação, uma coisa aprendida.

Ser é Consciência, Ser é Deus, e Deus é natural. Deus não se aprende, se descobre. Você passa muito tempo para descobrir Isso por ser espiritual e seguir regras culturais e sociais. Você pertence a que grupo? Aí, você diz “não, eu não pertenço ao grupo do PT, mas pertenço ao grupo LGBT” ou “eu sou do grupo dos heterossexuais”. Você não pertence a um grupo político, mas pertence a um grupo de comportamento sexual. Não é um político, mas é uma criatura sexual. Nada disso tem a ver com naturalidade.

Um bebê não é político nem sexual, um bebê é só um bebê. Ele não foi educado, ainda não se espiritualizou, não se socializou, então ele não pode ser um político nem uma criatura do grupo LGBT ou do grupo dos heterossexuais.

Isso não tem nada a ver com ser natural. Ser natural significa não pertencer a nenhum grupo. Enquanto, na sua cabeça, você estiver ligado a um grupo, a um estilo, você será um escravo. Então, você chega em Satsang e eu digo para você “aqui é para Despertar, para Realizar Deus”, mas você continua preso a essas fixações, a um sistema, a uma ideologia sexual, espiritual, política... Aí, você passa muito tempo perto de mim, mas ainda identificado com o corpo.

Sofrimento é ignorância, é um professor que ensina a partir do erro. Ouvir e observar a si mesmo é a forma para você não aprender com o sofrimento, não aprender com o erro. Você observa, descobre e sacrifica.

*Transcrição de uma fala ocorrida em 26 de dezembro de 2020, num encontro aberto online. Para informações sobre os nossos encontros, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações