É bom estarmos juntos nesta oportunidade de investigação da Verdade sobre nós mesmos. Qual é a Verdade sobre você? Qual é a Verdade sobre sua Natureza essencial? O corpo e a mente podem passar por experiências, no entanto, essa Consciência, seu Ser Natural, permanece sem ser afetado. Aqui, o ponto é ter essa Compreensão direta.
Seu Ser, a Verdade, não conhece sofrimento, dúvidas ou problemas. A mente e o corpo podem viver essas experiências, enquanto que Você mesmo não! Estar em Satsang é descobrir Isso, é aproximar-se Disso.
Estou afirmando que Você não é essa falsa identidade, essa crença, que sustenta a raiz do sofrimento. Essas experiências são criações conceituais do pensamento. A imaginária pessoa assume a ilusão de uma identidade presente e, assim, sofre, carrega dúvidas e problemas. É necessária a libertação da crença nessa falsa identidade. É necessário o reconhecimento da Verdade sobre Aquilo que Você é.
Esse modelo de pensamento é o modelo da inconsciência. São os pensamentos que sustentam atributos e condições de uma “pessoa” separada, com particularidades, uma “pessoa” em sua história. Mas, onde está essa “pessoa”? Quando há um esvaziamento desse conteúdo de ideias, crenças, conceitos e imaginações, para onde vai essa “pessoa”? Sem a história, que são memórias, lembranças e imagens, onde é que essa “pessoa” está? Então, quantas pessoas estão presentes hoje neste encontro aqui? Se tirarmos todo esse conteúdo de história, memórias, imagens e lembranças, a “pessoa” é real?
Você tem atribuído a existência dessa “pessoa” a alguns poucos pensamentos, sentimentos e sensações que estão aparecendo. Porém, eles comprovam somente a existência de uma Consciência, a qual está ciente desse fenômeno.
Assim a Consciência é uma realidade, mas a particularização Dela é uma imaginação, a história Dela é uma imaginação. Consciência não tem história, não tem nome, não tem corpo, não tem forma. Consciência é simplesmente a constatação da aparição de qualquer fenômeno, como os pensamentos, sentimentos e percepções. Isso vêm, aparece e depois desaparece. A Consciência é a constatação do fenômeno!
Como é que a Consciência desse fenômeno, que aparece e desaparece, pode ter qualquer substância ou a independência de uma entidade? Estamos lidando apenas com o fenômeno, ou seja, o pensamento aparece e desaparece. Não há uma identidade presente, fixa, com real substância e qualidade; isso é a imaginação que o pensamento produz. É parte da imaginação do pensamento acreditar numa entidade presente, com real substância, qualidade, que é sempre a mesma.
Não há nenhuma “pessoa”, nenhuma entidade. Estamos lidando com fenômenos existenciais o tempo todo, que aparecem nessa Realidade que chamamos de Consciência. O corpo é um fenômeno que vem e vai, assim como a mente. As sensações, sentimentos, emoções, percepções, absolutamente tudo são fenômenos que aparecem e desaparecem, que não têm substância fora dessa Consciência. Tudo está aparecendo nessa Realidade, nessa Verdade, que é a Consciência.
Portanto, a única Verdade sobre você é essa Consciência. Essa é a Verdade de todos os fenômenos e isso não tem história, não tem qualidade ou substância, não tem forma nem nome. Assim, quando você diz “essa é a minha história”, isso é somente imaginação, porque você não tem nenhuma história! Você não existe! Você é uma fraude! Você é uma ilusão, uma imaginação! Consciência é a Verdade, esse “você” não!
A Meditação é a base da quebra desse hábito, desse condicionamento. Você precisa deixar de acreditar em sentimentos, emoções e sensações. Em outras palavras, você precisa deixar de acreditar que é o corpo. Tenho percebido que essa é a maior dificuldade que todas as pessoas têm, porque elas se identificam muito com o corpo, é um hábito de muito tempo. Desde criança você está identificado com o corpo, e somente essa auto-observação pode desfazer isso. Por isso, é necessário ter bastante paciência nesse trabalho. Meditação é uma Realização de paciência, é a arte de Ser, de assumir sua Natureza Verdadeira, e isso requer uma quebra de condicionamentos, hábitos, padrões bastante arraigados, profundos.
"Portanto, a única Verdade sobre você é essa Consciência."
Então, o seu medo se sustenta na ilusão de que você está presente em um fenômeno chamado “medo”, em um certo modelo de pensamento, sentimento e sensação. Não tem alguém nesse fenômeno chamado “medo”! O corpo sofre, a mente sofre, esse mecanismo corpo-mente vivencia experiências de conflito, de dor, de problemas, enquanto que Você permanece livre como essa Consciência, essa Realidade que Você é, que está além do corpo, da mente e, portanto, além do sofrimento e da experiência. Como parar essa identificação com aquele que sofre com emoções e circunstâncias? Você precisa se desidentificar dos pensamentos, emoções e circunstâncias! Não se identifique com eles, momento a momento. Esse é o segredo!
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 29 de Abril de 2018 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas as 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar acesse o link:
http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online.