terça-feira, 27 de setembro de 2022

Como alcançar a Iluminação Espiritual? | Tempo psicológico

A questão é: como alcançar a Iluminação Espiritual? É muito frequente a pergunta "como chegar lá? Como chegar lá?". É muito frequente a pergunta "como chegar a essa Iluminação?"

Eu tenho que falar com você um pouco sobre essa questão dessa noção equivocada psicológica que temos desse assim chamado "tempo". Nós falamos de presente, passado e futuro, por exemplo. Nós nunca percebemos com clareza o que isso representa.

Essa noção de tempo em nós é, toda ela, uma noção baseada no pensamento. Não é uma realidade aquilo que chamamos de passado. O passado é uma ideia, é um conceito, uma crença. Algumas experiências vividas por esse organismo, por esse corpo, por essa mente, preservou uma lembrança, uma memória de eventos, de acontecimentos, e agora traz, para esse momento presente, a ideia de que isso é algo que foi vivido no assim chamado "passado". Na verdade, o que temos agora aqui é uma lembrança, uma memória.

Não estamos negando a existência do tempo cronológico. Não podemos negar a realidade do ontem, nem a realidade do hoje, nem a realidade do amanhã, cronologicamente falando, mas não há verdade em presente, passado e futuro, psicologicamente falando. Então, o que você pode ter agora aqui como uma lembrança, como uma memória, é apenas a imagem sendo construída, pelo pensamento, de um tempo psicológico que jamais existiu, que jamais ocorreu, que jamais aconteceu. Simplesmente, porque não há nenhuma identidade presente agora aqui, tendo essa lembrança. Isso é um processo puramente mecânico, do próprio cérebro, da própria máquina, dessa própria estrutura corpo-mente. Aquela entidade não estava lá, assim como ela não está aqui. Não existe esse "mim", esse "eu", esse ego. Portanto, essa "pessoa" que você acredita ser não é real.

Se estamos tratando do assunto "como alcançar a Iluminação?", precisamos descartar a ilusão de alguém para alcançar Isso. Alcançar pressupõe tempo... tempo para quem? Para essa identidade, para esse centro que não é real, para esse "eu" que não tem qualquer realidade.

Ramana Maharshi sempre colocava essa pergunta diante daqueles que o procuravam: "Quem é você?". A pergunta é "quem sou eu?". Não há nenhum "eu" presente aqui e agora. Nenhum "eu" esteve presente ontem, sendo, por exemplo, ferido, magoado, ofendido... Esse senso de ofensa, essa dor presente na mágoa, é algo para uma suposta entidade presente. O que temos presente nessa mágoa, ou nesse ressentimento, ou nesse ferimento, é a ilusão de alguém nessa experiência.

Olhar para Si mesmo, olhar para Aquilo que Você é aqui e agora e descartar esse sentido de identidade nessa experiência dessa assim chamada "mágoa", "dor psicológica" ou "ressentimento" é a base real que temos para esta Realização Divina.

Então, como alcançar a Iluminação Espiritual? Colocando fim a essa ilusão, a ilusão desse tempo psicológico, a ilusão dessa identidade psicológica, presa a essa imaginação de tempo – alguém presente para ser ferido, para ser magoado, para ser ofendido; alguém que foi ferido, que foi magoado ou que foi ofendido. Essa egoidentidade não é real.

O seu trabalho em direção a essa Iluminação passa, necessariamente, pelo fim dessa ilusão. É necessário que isso termine. Toda essa noção de presente, passado e futuro – eu digo psicologicamente falando –, precisa terminar.

Tudo que temos é esse instante, esse momento, este agora e aqui, que é Consciência, que é Presença, que é Você em seu Ser, em sua Natureza Verdadeira, e aí não existe nenhum "eu". O seu Ser não está no tempo. Ele nunca nasceu nem jamais irá morrer. Essa dualidade "eu e o mundo", "eu e a vida", "eu e Deus", "eu e o outro", é uma crença, é um conceito, é uma ideia.

O pensamento tem produzido isso, tem criado isso, tem sustentado isso. Você tem se confundido com isso, portanto não é possível o Amor, a Paz, a Liberdade, a Felicidade; não é possível a Consciência, se aquilo que prevalece é, psicologicamente, essa noção, a noção do "eu", do "mim"; se o que prevalece é, psicologicamente, essa noção de tempo – presente, passado e futuro. Isso é algo completamente destruído dentro dessa Visão da Verdade sobre quem Você é, aqui e agora, como Consciência.

Então, o nosso trabalho juntos é nos tornarmos cônscios Daquilo que somos agora e aqui, livre desse senso falso, dessa falsa identidade, desse centro imaginário, todo ele criado pelo pensamento, que é basicamente memória, que é basicamente lembranças, que é basicamente imaginação de tempo.

A memória está presente, mas está presente aqui e agora. Mas a memória não é quem Você é! A memória é parte do pensamento, é algo dentro do pensamento. Assim é essa memória, é essa lembrança... Isso não é Você, não é Aquilo que, verdadeiramente, Você é.

Então, como alcançar a Iluminação? Tomando ciência da Verdade que Você é aqui e agora, e descartando a completa identificação com esse movimento de memória psicológica, que está sustentando a ideia para uma falsa identidade, para um falso centro, para esse falso "eu".

Esse é o nosso trabalho juntos aqui, com você. Se isso é interessante, se inscreve aí no canal, deixa o seu "like" e vamos trabalhar isso aqui juntos.

Maio de 2022
Gravatá-PE
Mais informações

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Despertar Espiritual | Despertar da Kundalini | Verdadeira Iluminação Espiritual

Eu queria que você acompanhasse essa fala com um pouco de paciência, porque nós temos que trabalhar isso dentro de uma ótica, talvez, um pouco diferente da que você, de repente, já ouviu falar ou da que você conhece. Nós estamos colocando a expressão, aqui dentro do nosso canal, como Despertar Espiritual, Despertar da Consciência e Iluminação Espiritual, de repente, num sentido, talvez, que soe novo para você.

Aqui, nós nos referimos ao Despertar semelhante ao Despertar de Ramana Maharshi. Estamos falando do Despertar de sua Natureza Divina, de sua Natureza Essencial, o que representa o fim do sentido de dualidade, o fim do sentido de separação entre você e a Vida, entre você e a Existência, entre você e Deus!

Então, é nesse sentido que estamos usando aqui a expressão "o Despertar Espiritual", o que representa o fim do sofrimento. Nossas colocações estão dentro dos princípios da Advaita Vedanta. Nós estamos aqui, com você, trabalhando o fim do sentido de separação entre você e a Vida, entre você e Deus!

A única Verdade presente é a Verdade do seu Ser, é a Verdade desta Realidade Divina que Você é. Isso é algo presente agora, aqui. Mas, enquanto você não se dá conta disso, enquanto você não percebe isso, aquilo que você chama de "vida" está carregada de contradições, carregada de conflitos, carregada de desejos e medos.

Na verdade, é o medo em diversas formas, é o conflito em diversas formas, é a contradição em diversas formas, tudo em razão desse sentido de egoidentidade, tudo em razão da falta da Compreensão sobre quem verdadeiramente Você é.

Então, a Visão direta sobre quem Você é, de uma forma vivencial, nessa vida, nessa existência, o que representa o fim de toda a ilusão sobre quem verdadeiramente você é – é isso que nós chamamos aqui de "o Real Despertar Espiritual" ou "Iluminação Espiritual".

Então, palavras aqui em nosso canal como "Despertar Espiritual", "Iluminação Espiritual" ou "Realização Divina", isso é algo atrelado também ao que nós chamamos aqui de "Real Despertar da Kundalini" – essa também é uma outra palavra usada, sobretudo aqui no Ocidente, assim, de uma forma muito ampla, e cada um relatando alguma coisa que acredita ser o Despertar da Kundalini.

Assim como o Despertar Espiritual, é o Florescimento do seu Estado de Ser, livre do ego, livre dessa falsa identidade, livre de todo esse padrão de condicionamento, de separatividade, puramente mental, psicológico; o fim desse estado de ilusão, de separação.

Nós também usamos a expressão "o Despertar da Kundalini" no sentido do Despertar desta Presença, desta Consciência, dessa Verdade Divina que você traz dentro de você, que está aí dormindo em estado potencial. E, quando Isso vem a florescer, quando Isso realmente se atualiza, quando recebe condições para que Ela realmente floresça, quando a Kundalini aflora, o sentido de separação se vai.

Ramana dizia que uma Energia nova toma posse do homem, que é esta Presença, é esta Consciência. Eu quero, nesses poucos minutos com você aqui, tratar sobre Isso, lhe dizer como Isso se torna possível, o que aqui, agora, eu vou chamar com você de "o Real Despertar Espiritual", "a Verdadeira Iluminação" e "o Real Despertar da Kundalini"; como se torna possível Isso que está aí, inato em você, dentro e, misteriosamente, fora do corpo, como eu tenho falado aqui em nosso canal.

Sobre esse assunto, nós temos uma ampla playlist aqui em nosso canal, e temos colocado porque é um assunto de real importância para todos nós, algo muito estreito, muito íntimo, entre o fim do sofrimento, o fim para essa egoidentidade, para essa ilusão de separação entre você e a Vida, entre você e Deus... Há uma relação muito íntima entre esse Estado e o Despertar desse Potencial Divino que Você traz dentro de Você.

Quando usamos a expressão "Consciência", ou "Kundalini", ou "Shakti Divina", nós estamos usando expressões diferentes apontando para a mesma Realidade. Então, esse Potencial Divino que Você é, que Você traz dentro de Você… quando Ele se expressa, quando Ele se atualiza, quando Ele se mostra, nós temos o Real Despertar Espiritual, a Verdadeira Iluminação Espiritual.

Há dentro de você um anelo por Isso. Todos anelam pelo Amor, pela Paz, pela Liberdade, pela Felicidade, mas todos estão à procura Disso lá fora. Essa procura, toda feita do lado de fora, não resulta absolutamente em nada, apenas em mais contradição, em mais conflito, em mais medo, em mais sofrimento. Então, as diversas contradições, os diversos conflitos, os diversos medos e as diversas formas de sofrimento, tudo isso aparece aí em sua vida em razão dessa ilusão ou desse desconhecimento, desse "não se dar conta" sobre o que Você é, sobre quem Você é, sobre o que é a Realidade do seu Ser.

Assim, para o Despertar Espiritual, para a Iluminação Espiritual, é essencial estar aberto a esta possibilidade de ir além dessa ilusão, desse sentido do "eu", do "mim", da "pessoa". Então, esse Poder Divino… Ele chega e Ele assume toda essa estrutura corpo-mente, e a forma direta para essa Realização está no Autoconhecimento.

É necessário que você se compreenda, compreenda todo esse processo psicológico de padronização egoica presente. É essencial que você compreenda toda essa contradição antes de expressa; antes de ela ser expressa no seu mundo externo, é necessário que você compreenda essa contradição dentro de você. É necessário que você compreenda que essa incompletude ou essa insatisfação com base em desejos opostos, o que eu aqui estou chamando de contradição externa, isso não está fora; isso está dentro de você.

Então, o Autoconhecimento lhe revela essa Verdade, o Autoconhecimento lhe mostra a ilusão da "pessoa" que você acredita ser. Apenas o Autoconhecimento consegue lhe mostrar que esse movimento de pensamentos, sentimentos, emoções e percepções da vida, de si mesmo, do mundo à sua volta e do outro, tudo isso é falso, tudo isso é ilusório, tudo isso está baseado em crenças, em julgamentos, opiniões, ideias, idealizações, imaginações… tudo isso produzido pelo pensamento. Então, toda esta confusão está nesta desordem interna, nessa psicológica desordem, que sustenta esse falso "eu", o ego, esse "mim", essa "pessoa" que você acredita ser. O fim para essa "pessoa" é o fim para essa ilusão.

O Autoconhecimento lhe mostra o que essa "pessoa" representa. É necessário você se assentar em seu Ser, descobrindo a Verdade sobre quem Você é. A observação do movimento da mente, a observação do movimento do sentimento, da emoção, da sensação, da percepção, a pura e direta observação disso, sem se confundir com o que surge, sem se perder nessa experiência, como você tem feito há muito tempo, durante já muitos anos de sua vida, isso abre espaço para o Silêncio, para a Percepção da Realidade que Você é aí, que Você é aqui e agora. Então, essa auto-observação lhe dá a Visão do Autoconhecimento, e essa auto-observação lhe coloca em direto contato com o que eu tenho chamado aqui dentro do canal de Real Meditação.

Aqui em nosso canal, nós temos também uma playlist muito ampla sobre esse assunto, sobre o que é a Meditação, o que é a Real, a Verdadeira Meditação, a Meditação com esse propósito, a Meditação específica, apontando, sinalizando a Verdade do seu Ser, além da mente, além da ilusão do ego, além desse senso de "pessoa" que você acredita ser.

Então, abre-se a porta para a Real Meditação e, nessa Real Meditação, esse Silêncio, esta Presença, esta Realidade Divina, que está além do corpo, além da mente e além de tudo aquilo que é conhecido e reconhecido dentro da própria mente, Isso surge, Isso floresce. E, quando Isso floresce, você está diante da Verdade do seu próprio Ser, Aquilo que você nasceu para ser – Isso é o Despertar da Sabedoria. Quando há o Real Despertar Espiritual, floresceu a Sabedoria, a Sabedoria que você percebe presente em Ramana Maharshi, em Krishnamurti, em Buda, em Cristo.

O contato com a Verdade do seu Ser é o Florescimento da Felicidade, do Amor, da Paz.

É Isso que nós consideramos aqui, dentro desse canal, e trabalhamos com você como sendo o Real Despertar Espiritual, a Verdade sobre Você, sobre quem Você é. O nosso trabalho é olhar para Aquilo que nós somos e Realizar Isso hoje, aqui, nessa vida, para uma Vida de Amor, para uma Vida de Paz, para uma Vida de Felicidade, para uma Vida em Completude, para uma Vida numa Compreensão direta da Realidade Divina, Daquilo que você nasceu para ser, Daquilo que nós nascemos para ser.

É isso que nós trabalhamos aqui dentro desse canal com você. Se isso é algo que lhe desperta a atenção, se há esse interesse interno, se há isso queimando aí dentro de você, se isso arde dentro de você, se é uma realidade para você, deixa o seu "like", se inscreve no canal e vamos trabalhar isso aqui juntos!

Julho de 2022
Gravatá-PE
Mais informações

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Como alcançar a Iluminação Espiritual | Meditação

Meditação! Meditação é tudo que se faz necessário para esse Despertar Espiritual, para essa Realização Espiritual. Então, pode soar muito estranho a pergunta "como alcançar a Iluminação Espiritual?". É sobre isso que eu quero tratar aqui com você: a relação íntima e muito estreita entre a Meditação e a Iluminação Espiritual; a Meditação e como alcançar a Iluminação Espiritual.

O trabalho é simples. Eu não estou dizendo que ele seja fácil, eu estou dizendo que ele é simples. Ele representa estar em direto contato com quem Você é. Você está ocupado com realizações externas para essa "pessoa" que você acredita ser. Você não está se ocupando em reconhecer a Verdade sobre quem Você é, mas você está, nesse mundo, em busca de uma realização externa para preencher a "pessoa" que você acredita ser.

Essas diversas formas de preenchimento, você chama de "amor", "paz", "felicidade", "liberdade", "prosperidade"... É sempre a ocupação com a "pessoa" que você acredita ser, e na tentativa de ampliá-la, de conseguir algo para ela, para esse "mim", esse "eu", para essa "pessoa".

E aqui eu quero colocar para você a importância de você descobrir a Verdade sobre quem Você é, e colocar energia nessa direção, toda essa energia dispensada para uma realização externa que, invariavelmente, irá desaparecer; infalivelmente, irá desaparecer. Na verdade, não vale a pena passar uma vida inteira se ocupando, numa tentativa de realização dessa assim chamada "felicidade", "paz", "amor", se ocupando com preenchimentos e realizações externas para esse "mim", para esse "eu", para esse ego, para essa "pessoa" que você acredita ser, e não se envolvendo com a Verdade sobre quem Você é.

Então, o nosso trabalho aqui é lhe mostrar a importância da Meditação, porque a Meditação lhe dá essa chave, a chave para a Constatação do seu Real Objetivo na vida. Isso não está do lado de fora, então não é externamente que você irá realizar. Por maiores que sejam as suas conquistas externas, você não irá realizar Amor, Paz, Liberdade e Felicidade atendendo às necessidades de vaidade, de capricho, dessa mente egoica.

A Realização do Amor, da Felicidade, da Liberdade, da Paz, está na Realização da Verdade. Eu vou repetir: da Verdade sobre quem Você é. Isso só é possível através da Meditação. A Meditação é a chave para esse Descobrimento; a Meditação é a base para esse Descobrimento. Então, Meditação lhe coloca numa aproximação da Verdade sobre quem Você é, e a Meditação, sendo essa chave, lhe abre a porta para essa Iluminação Espiritual ou Despertar Espiritual.

Então, como alcançar a Iluminação Espiritual? Como realizar a Verdade sobre quem nós somos? Pela Meditação, pela Real Meditação. Então, Isso traz no pacote aquilo que você está buscando, dentro dessa ilusão da "pessoa" que você acredita ser, nesses projetos produzidos pela mente egoica. Isso traz no pacote a Real Felicidade, o Real Amor, a Real Paz, a Real Liberdade.

Esse é o nosso assunto aqui dentro desse canal. O que nós estamos apontando para você é a oportunidade única da Realização da Verdade sobre quem Você é. Esta Autorrealização é a única coisa que realmente importa e se faz necessária para sua vida. Ela traz com Ela tudo que se faz necessário para Você, como Consciência, como Presença, como Verdade Divina que Você é.

Então, a Meditação te dá essa chave. A Meditação está nessa tomada de ciência sobre quem Você é aqui e agora, pela auto-observação, pela observação do movimento da mente. A observação do movimento da mente, dos pensamentos, dos sentimentos, das emoções, das sensações, tudo isso pode revelar aquilo que não é Você. Isso, em si, lhe traz a direta Constatação de quem ou do que Você realmente é. Isso lhe traz a direta Constatação da Verdade sobre quem Você é, e Isso é o fim de toda a confusão, de todo o sofrimento, e a Realização da Verdade Divina.

Então, como alcançar a Iluminação? Como alcançar a Verdade? Como chegar Nisso? Repare que, em última instância, não se trata de alcançar, chegar, obter... É a presença da Graça chegando, realizando, fazendo, se expressando como algo que Você já é, aqui e agora; trazendo algo que Você já é, aqui e agora. É basicamente isso.

Maio de 2022
Gravatá-PE
Mais informações

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Kundalini Yoga | Iluminação Espiritual | Ramana Maharshi

Ainda sobre essa questão da Kundalini, Kundalini Yoga e a Iluminação Espiritual. O que é Kundalini Yoga? E o que é Jnana Yoga? Veja, são aparentes dois caminhos, mas ambos apontam para a mesma Realidade: para a Realidade da Consciência, que é a Realidade do Ser, que é a Realidade da Verdade sobre quem Você é aqui e agora.

Então, há uma grande confusão a respeito do que é Kundalini; há muita imaginação acerca disso. Segundo o próprio Ramana, Kundalini é a própria Presença do Ser, que é o Coração.

Quando essa Energia de Presença se assenta, quando Ela Desperta e se assenta, Ela sobe pela coluna, vai até o cérebro, opera algumas mudanças e desce, segundo o próprio Ramana, e alcança o Coração. Então, há esse Despertar ou Iluminação Espiritual.

Então, é basicamente isso... Todo um processo psicofísico pelo qual o corpo passa em razão da presença desta Energia, que Ramana também chama de Shakti. Kundalini é essa Energia da própria Shakti, trabalhando no organismo, no mecanismo, nesse corpo-mente, para que esta Iluminação, para que esse Despertar, seja possível.

Agora, isso pode parecer, assim, muito técnico sendo colocado dessa forma. Na Kundalini Yoga, a prática é de mudras, respiração, há diversas práticas, e o próprio Ramana diz que aquilo que é o objetivo da Kundalini Yoga, através das práticas... Ramana diz "aqui...", ele fala, "pela Jnana, entramos pelo caminho direto da autoinquirição, da autoinvestigação", que é o que eu prescrevo aqui para você.

Nosso trabalho é diretamente pela Jnana. Não se preocupe com essa terminologia. Aqui nós trabalhamos com você apontando aquilo que há de mais direto para esse Despertar Espiritual ou Iluminação Espiritual, que é a Atma Vichara, a autoinquirição.

Então, aquilo que é, na Yoga, na Kundalini Yoga, obtido por práticas diversas, aqui é obtido pela auto-observação, pela autoinquirição, a observação do movimento da mente, a observação do movimento do "eu", essa observação do movimento de estar consciente, dos sentimentos, das emoções, das sensações, das percepções... Isso pode lhe colocar em direto contato com o seu próprio Ser, com Aquilo que Você é aqui e agora.

Então, esse processo automático do Despertar da Kundalini acontece nesse corpo-mente, nesse mecanismo, através e simplesmente desta auto-observação. E o que é auto-observação? É a ciência da Verdade sobre quem Você é.

A própria ciência dessa observação da Verdade sobre quem Você é, esse olhar, uma vez que você não se identifique com a ilusão do que o pensamento está produzindo, o sentimento está produzindo, a sensação está produzindo no corpo, uma vez que você não se identifique com isso, você está em direto contato já com a Verdade sobre quem Você é.

Isso acontece de uma forma automática, de uma forma simples, de uma forma natural. Isso lhe coloca em direto contato com o Silêncio, com a Presença, com a Consciência, com o Despertar dessa Energia Divina, dessa Shakti, que alguns chamam de Kundalini.

Então, essa Energia de Presença opera um trabalho, ela realiza um trabalho nesse organismo, e ela sobe, chega ao cérebro, opera um trabalho, uma mudança, e desce até o Coração. Então, Ramana diz que Kundalini é o próprio Coração. Em algum outro momento, ele diz que Kundalini é a própria Shakti, e isso não está, necessariamente, dentro do corpo nem fora; está, segundo Ramana, dentro e fora – não numa parte e excluindo outra.

Então, veja, não há por que se ocupar psicologicamente tentando entender isso, porque isso é mais uma atividade da qual você irá, necessariamente, ter que se livrar também. Aqui, não se trata de qualquer compreensão ou entendimento intelectual, de algo assim que nos parece tão técnico, até porque nós somos ocidentais, nós não estamos acostumados com toda essa linguagem e com todas essas técnicas ou práticas milenares da Yoga.

Então, o seu trabalho direto está na ciência da Verdade sobre quem Você é, pela observação. Então, eu tenho tentando lhe mostrar aqui a beleza e a importância da Meditação e como Meditar.

Então, é disso que temos tratado e esse é o único assunto dentro desse canal. Estamos sinalizando para você a importância desse Despertar, desta Realização Divina, algo que é possível para você aqui e agora pela Constatação da Verdade que Você é, através da auto-observação, que revela o Autoconhecimento, que se apresenta como Meditação.

Eu nunca separo Meditação da autoinquirição, nem Meditação do seu próprio Estado Natural, que é Consciência. E agora você está percebendo, não há qualquer separação entre essa Consciência e o Coração; e o Coração e a própria Presença da Shakti ou da Kundalini.

A gente coloca de lado todas essas terminologias e trabalha aquilo que nós temos de mais prático aqui e agora, que é a Meditação. Talvez, algumas coisas, algumas mudanças, comecem a acontecer no próprio corpo, uma vez que você comece a dar essa atenção a si mesmo pela auto-observação, entrando dentro desse trabalho de Real de Meditação.

Então, o corpo pode passar por alguns processos, e aqui a dica é: não se embole com isso, não se confunda com isso, não se identifique com isso.

Então, na Yoga é muito conhecido o aparecimento de siddhis ou poderes. Algumas coisas podem começar a acontecer, mas isso, repare, não tem qualquer importância direta no que diz respeito Àquilo que, na verdade, Você é. São apenas mudanças. Um certo processo é possível acontecer no corpo, mas é algo que é como um processo, não é algo definitivo; é algo que acontece mas termina; é algo que pode ter um início, surgir por um tempo e depois desaparecer, e é o que naturalmente acontece, de uma forma, segundo Ramana, automática, uma vez que você se volte para esse "quem sou eu?", para essa prática real da auto-observação, que é o que eu prescrevo aqui para você, dentro desse canal.

Essa, na realidade, foi minha experiência por mais de 20 anos nesse contato com a Presença da Graça, sob essa diretriz Divina, sob essa guiança Divina de Ramana Maharshi.

Maio de 2022
Gravatá-PE
Mais informações

Compartilhe com outros corações