Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Como encontrar Deus? Meditação o que é? Aprender sobre Autoconhecimento. Atenção Plena como praticar

A ideia de atenção plena como uma prática é algo bem interessante. As pessoas perguntam: "Como praticar atenção plena?" Eu quero chamar sua atenção aqui para uma coisa bastante básica. Pela manhã, todos os dias, você se depara com você mesma, com você mesmo, diante do espelho. Não é algo que você pratica, é algo tão natural e você já vem fazendo isso desde criança. Se olhar no espelho é observar o próprio rosto, é tomar ciência de si mesmo.

Portanto, a verdadeira pergunta é: como é que você toma ciência de si mesmo? Como é que você toma ciência sobre alguma coisa? Não é olhando, observando? E será que isso requer alguma técnica, alguma prática, no sentido de algo sendo feito de uma forma como um exercício que se faz a partir de um método, de um sistema?

A ciência da auto-observação é a ciência do olhar para nós mesmos para essa compreensão daquilo que nós somos. Portanto, não se trata de uma prática, de uma técnica, mas de um olhar, de um perceber. É algo que envolve o percebimento, a percepção. Tudo o que nós precisamos na vida é tomar ciência da Verdade d'Aquilo que nós somos em nossa Natureza Essencial.

A ciência da Verdade sobre você é o que de fato você precisa. Esta ciência requer Autoconhecimento, aprender sobre o Autoconhecimento. E aprender sobre o Autoconhecimento é estar atento a nós mesmos, cientes desse rosto psicológico, dessa estrutura psicológica, dessa imagem psicológica que o pensamento construiu sobre quem nós somos.

Então, olhar no espelho da vida, das relações, do contato com pessoas, do contato com situações, do contato consigo mesmo, do contato com o momento presente. Há o espelho presente nestes contatos, e é no contato com essas dadas coisas, com essas situações, que reside a visão do espelho.

A vida consiste na presença de um espelho. Nós podemos tomar ciência de nós mesmos neste espelho ou podemos continuar em nosso mundo onírico, em nosso mundo de sonho, em nosso sono. O encontro com a Verdade do seu Ser é a resposta para a pergunta que alguns formulam sem investigarem, sem estudarem a respeito. A pergunta é: "Como encontrar Deus?"

A ciência do seu Ser, que se revela no espelho do Autoconhecimento, da compreensão da verdade sobre essa imagem, é o trabalho que nos coloca num contato direto com a Verdade da Meditação. Assim, nós temos três coisas aqui muito básicas. A primeira é a importância, o valor, a beleza, dessa autodescoberta, da descoberta a respeito desse "mim", neste aprender sobre Autoconhecimento. A segunda é algo diretamente ligada a essa primeira, que é a Verdade da Meditação.

Afinal, a Meditação, o que é? Será que é aquilo que alguns praticam? Será que é aquilo que, a partir de uma técnica, de um exercício ou prática, eu posso realizar? E para que propósito? Qual é a verdade sobre a Meditação? O que é Meditação? Aqui nós temos enfatizado para você a importância da Meditação e o que, de fato, é a Meditação.

Quando você se aproxima e investiga a natureza do "eu" tem a plena ciência dessa imagem que o pensamento estabeleceu em você como você, como sendo você mesmo. O fim para essa interna condição de imaginação, de autoimagem é a presença da Meditação, o que requer, naturalmente, a Verdade sobre você.

Portanto, aprender sobre o Autoconhecimento é trazer para este momento exatamente esta Atenção Plena. A Verdade sobre esta Plena Atenção nos aproxima e nos faz ver diretamente esse rosto no espelho, e assim temos esta autorrevelação da Verdade, desta terceira coisa fundamental, que é a ciência sobre Deus.

O anelo, o anseio desse encontro com algo além do conhecido, além do mundo, além desse tédio, rotina, dessa monótona vida, além dessa procura pelo amor, pela felicidade, pela paz, aqui está presente a Realização de Deus. A Verdade sobre Você é a Suprema Bem-Aventurança, é a Suprema Felicidade. No entanto, é impossível ter essa Revelação de Deus, este encontro com Deus no tempo.

Quando nos envolvemos com algum tipo de busca, com algum tipo de prática, nos afastamos desta Verdade, deste olhar para aquilo que nós somos aqui e agora, neste contato com a vida; olhar para aquilo que somos quando estamos numa relação com pessoas, numa relação com as situações, numa relação com os pensamentos que surgem dentro de cada um de nós, assim também com os sentimentos e emoções. Portanto, a forma real da Revelação d'Aquilo que nós somos requer a presença desta Atenção, desta Plena Atenção sobre as nossas reações.

Assim, ao colocarmos Atenção sobre os nossos pensamentos neste momento, sobre os nossos gestos, as palavras que usamos, aquilo que nós sentimos no contato com ele ou ela, com as situações da vida, observar aquilo que se passa dentro de cada um de nós, assim como externamente, trazendo sobre este momento um olhar que não julga, não compara, não faz escolhas, um olhar onde não há por detrás deste olhar um sensor, um observador, este elemento que vem do passado, que é o pensador, assim há um constatar destas reações internas e de tudo o que acontece externamente, sem qualquer envolvimento a partir desse "eu".

Então, o seu contato com o momento presente lhe permite um espaço novo se abrindo, porque a mente naturalmente se aquieta. Então surge este silêncio, o cérebro se aquieta, assim temos a presença da Meditação. A Meditação se torna possível neste momento porque há uma quietude natural que nasce desta observação sem o observador, deste percebimento sem o percebedor. Portanto, a presença da Atenção Plena é a presença da percepção - da percepção sobre este momento, sobre este instante.

Nós precisamos descobrir a beleza de um cérebro novo, de uma mente nova; um cérebro livre do modelo do pensamento e, portanto, de tudo aquilo que nós conhecemos; uma mente que não vive mais nessa inquietude, tagarelice, insciência do seu próprio movimento. Sim, porque quando você coloca Atenção sobre suas reações, o cérebro se aquieta. Toda essa tagarelice interna, inquietude, está criando, produzindo e sustentando em você a continuidade do movimento dessa imagem, dessa autoimagem, que é o "eu", o ego.

O que as pessoas precisam compreender é que não há verdade na pessoa para ter um encontro com Deus. O que entendemos por pessoa é um conjunto de imagens, de lembranças, de recordações que o pensamento estabeleceu em cada um de nós. A mera descrição de uma imagem, de uma autoimagem, é a presença da pessoa. No entanto, qual será a Verdade do seu Ser? A Realidade de sua Natureza Essencial é a Verdade de Deus.

Você não vai encontrar Deus, você vai tomar ciência da Realidade que está presente quando o sentido do "eu" não está. Quando você toma ciência, esta ciência é a própria ciência de Deus. Você não vai até Deus, você não O encontra, Ele se revela como sendo a Verdade do seu Ser. Nós precisamos compreender com profundidade, com clareza a verdade sobre aquilo que nós somos, sobre isso que demonstramos ser nessa autoimagem.

É por isso que todo esse contato com pessoas, com situações, assim como com pensamentos são reveladores, porque você coloca aqui, neste momento, uma Atenção para observar aquilo que se passa dentro de você, neste contato, quando alguém lhe trata bem ou lhe trata mal, quando alguém gosta de você ou não gosta de você, quando alguém lhe aceita ou lhe rejeita.

Aquilo que você sente, quem é este elemento no sentir? Quando está triste, quem é o elemento triste? Quando está alegre, quem é o elemento alegre? Quando se sente especial, quem é o elemento que se sente especial? Quando se sente diminuído ou rejeitado, quem é este elemento? Assim, nós temos, nesta revelação desse "eu", desse "quem sou eu", o fim para essa psicológica estrutura de consciência egoica, de consciência mental, de autoimagem, porque a clareza neste espelho lhe faz perceber a ilusão.

É a Verdade, é a clareza, é a compreensão que liberta, que põe fim a essa interna desordem psicológica presente nessa autoimagem, nesse "eu". Só então temos, neste momento, a Revelação da Verdade de Deus. Você em seu Natural Estado de Ser é a Realidade da Vida. A Verdade da Vida é a Beleza de Deus. A compreensão, a Sabedoria, a Presença do Amor, da Liberdade, da Felicidade é aquilo que aqui está presente quando Deus se revela. Quando Ele se revela, a ilusão se foi, a ilusão já não está mais.

Portanto, é a Verdade que liberta e não o desejo, e não a vontade, o querer ser livre. É por isso que é fundamental, na vida, a compreensão do que é Meditação. A compreensão desta Atenção, trazer para este momento o olhar, o perceber, sem o passado, é a Verdade sobre como viver essa Atenção Plena. O seu Natural Estado de Ser é esta mente nova, livre; na verdade, é esta Realidade além do conhecido. Então, esta mente meditativa revela Algo indescritível, Algo além do pensamento. Então nós temos a Vida se revelando, Deus se revelando, a Realidade deste Ser presente.

Aqui, esses encontros que nós temos nos finais de semana, onde estamos sábado e domingo, têm este propósito: trabalharmos isso juntos - são dois dias de uma forma online. Além dos encontros online, temos encontros presenciais e, também, retiros. Se isso que você acaba de ouvir é algo que faz algum sentido pra você, já fica aqui o convite.

Agosto de 2025
Gravatá-PE
Mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário