terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Trabalhar isso é estar em Satsang

Em geral, acredita-se que o assunto tratado aqui é algo do qual podemos nos aproximar através de recursos imaginados pela mente. Uma das coisas muito comuns é a confiança em algum sistema ou método técnico. A mente procura, através dos recursos que ela tem, alcançar algo além dela, o que na verdade é impossível.
Não existe nenhuma técnica, nenhum sistema ou método pelos quais você possa se aproximar dessa Realidade. Isso é uma coisa que não está clara, ainda, para muitos de vocês, sobretudo para aqueles que estão chegando agora em Satsang. Vocês, quando chegam, vêm acreditando em sistemas, técnicas e métodos. Não é isso mesmo? Isso já aconteceu com você ou ainda acontece? A Verdade se revela quando toda prática, técnica, sistema e métodos são abandonados, que é o que a mente não quer fazer. A mente vive dentro de seus princípios de vontade, de escolha e determinação; isso é bem típico da pessoa inteligente e vocês são muito inteligentes.
Essa é a dificuldade que temos em Satsang: trabalhar com pessoas inteligentes. Em geral, chamamos de inteligência a experiência e o conhecimento que são acumulados. A mente é uma espécie de depósito, com diferentes níveis e departamentos. Alguns desses níveis estão mais acessíveis e outros menos. Parece que a psicologia tenta explicar esses níveis, ou esses diferentes departamentos ‒ os mais próximos são considerados níveis conscientes e os mais ocultos, inconscientes; os de fácil acesso são os conscientes e os de difícil acesso são os inconscientes. Essa é uma divisão que a própria mente criou para se autoexplicar, mas estamos falando de um único “depósito”, de uma única “loja grande”. Então, nós temos conhecimento e experiências, porém, eles são apenas memórias, algumas de fácil acesso e outras mais ocultas, mais reservadas, chamadas de “inconscientes”.
Estou colocando apenas, de uma forma simples, porque não conheço isso (não tenho essa terminologia toda). Eu diria que conhecimento, experiências, memórias, pensamentos são “farinhas do mesmo saco”. Sem memórias e pensamentos, não existe mente. Então, basicamente, a mente, quer ela seja denominada “consciente” ou “inconsciente”, é somente um “depósito”, uma “loja” de memórias, de símbolos. Os sons, as palavras, as imagens e os símbolos são memórias e tudo isso são pensamentos. A mente criou essa divisão nela própria e está buscando, através de uma técnica, um método ou sistema, ter uma aproximação da Realidade, Daquilo que está além dela, mas ela é somente divisão. Assim, fica muito claro que não é possível, porque tudo o que a mente pode fazer está dentro dela, não pode estar além dela.
Você acompanha isso? É isso ou não é?
A mente não existe sem pensamento, nem há pensamento sem memória, e sem esta não há nenhum “depósito”. A memória, nesse sentido, é condicionada, algo aprisionado no passado, na lembrança; memória é lembrança, que é passado. A estrutura disso tudo, que é a estrutura da mente, está baseada em prazer e dor. Então, toda técnica, método ou sistema que a mente possa criar, será algo dentro disso, algo circunscrito a esse movimento. Dessa forma, não pode haver Liberdade, Amor, Paz, Felicidade. Tudo que você vai encontrar na mente é conhecimento, experiência, memória e passado, prazer e dor. Isso é simples ou não é?
Então, se você prestar atenção ao que estamos falando e tiver real empenho e interesse em trabalhar isso, descobrirá por si mesmo que a mente não pode alcançar nada além dela. Ela pode se expandir, que é como ter acesso a outros departamentos e níveis dentro de uma mesma loja, de um mesmo depósito. Hoje em dia, alguns chamam isso de “expansão da consciência”, entretanto a palavra “consciência” está sendo usada de uma forma bastante equivocada. Eles falam em alcançar uma “consciência cósmica”, uma “consciência expandida”, mas tudo isso está dentro da mente ainda; faz parte desse movimento, dessa energia em movimento. Você pode ter diversas experiências de “suprema consciência”, como são chamadas, ou experiências místicas, espirituais, e alguns até acreditam que isso seja a Realização final. Você pode ter acesso ao passado ou ao futuro, acessar outras dimensões, as quais são chamadas de quarta, quinta, sexta, e assim por diante. Contudo, tudo isso ainda está dentro da dimensão da mente.
"Tudo que você precisa é estar além da mente, somente então você poderá reconhecer sua Real Natureza."
Portanto, é isso que um sistema, uma prática, uma técnica, pode lhe dar, mas “você” continuará aí. Agora, “você” é um ser espiritual, em contato com a quinta dimensão, consegue acessar outros mundos, pois sua “consciência se expandiu”; é realmente um “ser extraordinário”!
Tem alguém na sala assim?
Tudo isso está dentro desse círculo, que lhe parece muito amplo, profundo, mágico e misterioso, mas ainda faz parte da limitação da mente. Você ainda está dentro do velho jogo, do velho círculo vicioso, permanece na rede. Você tem a impressão de ter sofrido uma grande transformação, mas continua em apuros, com problemas. Então, todo esse esforço resultou na continuidade do ego (agora, um ego divino, espiritualizado; um ego “iluminado”). Isso é a mente, ainda, se perpetuando; é o velho jogo. Isso não tem nada a ver com o que estamos tratando aqui neste encontro.
Estamos falando de Liberdade, Paz, Amor, Felicidade, algo que a mente não pode alcançar, porque Isso está fora dela. Silêncio, Verdade, Realidade, é algo fora da mente, fora do conhecimento, da experiência, da memória, do pensamento, do passado, e dessa, assim chamada, “consciência que se expande”. Isso que tratamos aqui com você não é uma realização, não é uma conquista, nem o resultado de uma técnica, de um método ou sistema. Esses seus esforços apenas perpetuarão e valorizarão esse ego, esse “eu”, em sua autoimportância. Quanto mais você se especializa, quanto mais hábil e prático você se torna, mais estreito, limitado e imaginativo você fica, vivendo todas as experiências dentro do campo da mente e chamando isso de “consciência transcendental”, “consciência cósmica”, “consciência iluminada”. Talvez isso o decepcione um pouco, porque você acreditava que estava indo tão bem, que já estava pertinho de alcançar Isso... Nada disso pode pôr fim a todo esse “programa”, esse condicionamento, a toda esse “depósito”.
Tudo que você precisa é estar além da mente, somente então você poderá reconhecer sua Real Natureza, a Verdade sobre Si mesmo; somente assim a Real Inteligência estará presente. Costumo dizer que essa Inteligência não é a do “inteligente”, mas do Sábio. É isso que, de fato, pode ser considerado ou chamado de Iluminação, que é a Constatação de que não existe nenhuma pessoa, nenhum peso de condicionamento, de imagem, aí dentro, porque não há mente, não há mais essa “loja” ou esse “depósito”; não há mais nenhuma imagem de si mesmo, do outro ou do mundo. Essa Realização é o fim da ilusão, assim como da ignorância e do conhecimento. Isso somente é possível quando você se torna completamente consciente de que toda ideia que tem sobre si mesmo, toda imagem que você faz de si próprio, é uma ilusão que sustenta prazer e dor.
Essa Inteligência é Real Consciência e Isso é Realização, o fim para esse sentido de “eu”, “meu”, corpo, mente, mundo e todas as implicações disso. Isso é algo possível quando a Meditação assume o lugar dela, através da autoinvestigação e da entrega. Portanto, repito: isso não tem nada a ver com técnicas, sistemas e práticas. A Realidade se revela por Si mesma e, então, o Coração alcança esse Estado inocente de rendição e acolhimento, esse pleno reconhecimento de que a Vida é como Ela é. Assim, a Liberdade, a Paz, o Amor, a Felicidade, que é o seu Ser, se mostra como Silêncio, Verdade e Real Consciência.
Trabalhar Isso é estar em Satsang. Aguardo vocês nessa proximidade.
Namastê.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 14 de Novembro de 2018 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas às 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar, clique aqui.

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações