sexta-feira, 14 de setembro de 2018

É preciso descobrir em si mesmo tudo isso

Para esse Despertar, você necessita investigar algumas questões, e é fundamental que cada um de vocês leve muito a sério isto.
Existem perguntas para as quais você terá que ter a resposta, e não basta uma reposta teórica. Se você for a um livro de psicologia e procurar a resposta para a pergunta: “O que é o ego?”, você vai encontrá-la. Se você for a um filósofo ou a um psicólogo e perguntar: “O que é a vida?”, ou, “Qual é o papel do ego na sua vida?”, certamente, eles terão uma resposta para lhe dar. São pessoas instruídas, cultas, que estudaram bastante.
Todos vocês sabem muito, mas não sabem como se livrar dessa “coisa” que faz você resistir à Vida como Ela se apresenta. Isso faz com que você resista para não estar Consciente, Presente. É exatamente isso que o ego faz: ele cria uma resistência a este instante, ao misterioso movimento da Vida, então, ele coloca você como uma entidade que se separa do presente momento. Um psicólogo, um filósofo ou um terapeuta não podem ajudá-lo nesse sentido.
O conhecimento vai ajustá-lo, mas não lhe dará a Liberdade. Tudo que o ego busca é se ajustar, então, o seu movimento é de ajustamento em resistência. Desta forma, não existem respostas suficientes ou a solução final para essas questões: “O que é o ego e qual o seu papel na sua vida?”, “Como ele funciona?”, “Como isso produz essa resistência?”. É aqui que entra Satsang, essa profunda investigação da Realidade, da Verdade, da Natureza do Ser.
Para esse Despertar Real, você precisa descobrir em si mesmo tudo isso. Você vive preso a um movimento de imaginação, de pensamentos, que é o mundo da mente. Não há nenhum problema com o mundo da mente, desde que você saiba que é um mundo ilusório. Quando você confunde esse mundo com a Realidade, você está em um estado de sono, que é confusão, sofrimento, que é a vida estúpida do experimentador, desse falso “eu”. Eu vou repetir isso para você: não existe nada errado no mundo da mente, o problema surge quando você acredita nesse mundo como sendo real.
Os produtores de filmes usam muito o mundo da mente. Quando você assiste a um filme, você está assistindo à produção de uma imaginação. O autor do filme sabe que tudo aquilo é imaginário; ele está no mundo da mente criando entretenimento. Para isso, você precisa da imaginação, e não há nenhum problema com ela. Mas, se os atores daquele filme, ao saírem da gravação, esquecerem que aquilo existia apenas no filme, algo que tinha que parecer muito real, e, assim, levarem para casa os personagens que representaram, eles terão problemas. Se o diretor, produtor e toda sua equipe esquecerem quem realmente são, que tudo aquilo é só uma fantasia, um “faz de conta”, eles terão sérios problemas. É exatamente isso que acontece com você, quando você confunde o mundo da mente, o mundo imaginário do pensamento, com a sua Verdade, a Verdade sobre você. Isso está acontecendo todos os dias para todos.
Quando alguém nasce, todos ficam felizes; quando alguém morre, todos choram; quando seu time de futebol faz gol, você fica muito feliz; quando ele leva um gol, você fica à beira do suicídio, de tanta tristeza e dor. Então, observe isso: basicamente, não há nada errado com o que anda acontecendo na sua vida, só que isso é algo do mundo da mente, do mundo imaginário. É como um filme que Deus está produzindo, onde Ele mesmo é o autor, o diretor, o produtor, o ator, o ator coadjuvante, o vilão, o mocinho... Isso tudo é a assim chamada “sua vida”, mas não é a “sua vida”, é a produção de Deus, o cinema Divino.
Você está levando muito a sério isso, está se confundindo com o personagem que a Existência, a Vida, em sua misteriosa forma, está fazendo acontecer. Você esqueceu quem é você. Acabei de colocar o que, basicamente, significa estar Desperto. Nesse filme Divino, um é o vilão e o outro é o mocinho, um é o santo e o outro o pecador, um é o rico e o outro é o pobre. Não é interessante? Não existe nada de errado com o mundo da mente, porque o mundo da mente é o mundo de Deus - Deus decidiu brincar de cinema. Eu não sei o que vocês têm contra o cinema.
"Você esqueceu quem é você."
Quando você estiver com raiva, um dia, perceba que não há problema nisso. A raiva só é possível porque Deus precisa de um ator com raiva em seu filme, naquele instante, senão ela não seria possível. Olha o que eu estou lhe dizendo: você quer todas as coisas positivas e nenhuma negativa, mas isso é algo estúpido, porque não é possível — não há possibilidade de se escolher nada! A raiva também faz parte do cinema, do filme, então, da próxima vez que você a sentir, fique presente, não leve para o pessoal, deixe a história cair e observe o que acontece com a raiva.
Você não é um bom ator, porque está se embolando com a experiência. A experiência da raiva é belíssima, a ilusão de “alguém” nisso é o problema. Então, você assume características de uma identidade separada que não está vendo o jogo. Não tente se livrar da raiva, não tente se livrar da inveja, do ciúme, do medo, do desejo, porque, quando faz isso, você é como um ator que não está fazendo a coisa direito; quando faz isso, você está em resistência, você quer mudar o que É, e isso, basicamente, é o falso “eu”, é o ego, esse “mim”.
Você não aceita a Vida como Ela é, não A acolhe como se apresenta, e, quando resiste, você não está Presente, não está Consciente. Quando resiste, você está identificado com a experiência, e aí está o sentido pessoal. Diante da alegria, não crie história e, então, não haverá resistência. Sabe o que acontece quando não há história na alegria? Ela não vira euforia. Quando não há história em perdas, isso não se transforma em medo. Quando não há história na raiva, essa mesma Presença se expressa com uma energia de grande Inteligência, sem violência, sem conflito.
Alguns presenciaram Ramana com raiva. Nós temos, no próprio evangelho, Jesus expressando o que chamaríamos de “raiva”. Você se torna, primeiro, consciente daquilo que se apresenta agora, aqui, neste instante, e, simultaneamente, presta atenção naquilo que se passa como história, dentro da sua cabeça, a respeito daquilo que está acontecendo. Esse presente momento revela a totalidade da Consciência. Quando faz isso, você está trabalhando o fim da ego-identidade. Quando está Presente, você está Consciente, mas, quando está perdido no mundo da mente, você está dormindo. Cada momento é riquíssimo de oportunidades para você Acordar, porque ele sempre o desafia a se manter alerta, consciente, desidentificado.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite de 13 de Julho de 2018 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas às 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações