terça-feira, 4 de setembro de 2018

A questão do Guru e discípulo

Estar em Satsang significa estar aberto à Verdade, estar pronto para ser um discípulo. O discípulo é aquele que está pronto para investigar e descobrir a Verdade sobre si mesmo. Assim, ser um discípulo é estar nessa posição, prepararando a si próprio para estar diante da Verdade. Essa preparação é uma profunda e significativa necessidade. Isso é algo fundamental! Vou falar com vocês um pouco sobre esta questão de Guru e discípulo.
É interessante dizer que o ego não tem esse tipo de atitude. O ego quer ser Mestre, sem mesmo saber o que significa, antes, ser discípulo. Isso explica a facilidade de tantos mestres surgindo nesse momento. Essa preparação para descobrir a Verdade sobre si mesmo é o resultado de uma abertura para olhar diretamente e investigar a questão da própria vida e seu significado. Não que você possa descobrir o seu significado, mas precisa investigar a si próprio e saber diretamente, por si só, que não há nenhum significado. Porém, é preciso primeiro ter esta questão aí dentro.
Então, você descobre que não há nenhuma resposta, mas é uma descoberta que você faz; não basta uma ideia, uma crença sobre isso. Isso significa ser discípulo da Vida e, aqui, a Vida é o Guru. A Vida, como Ela é, é a própria Consciência, a própria Presença. Por isso é uma real necessidade descobrir a beleza e a graça do que significa ser um discípulo. Existe um sentimento de orientação interna, porque o Guru está dentro e, se está dentro, Ele pode se apresentar externamente também. Quando você está pronto para olhar para a vida e fazer a pergunta: “Qual é o significado de tudo isso?”, está pronto para enxergar o Guru e, assim, o Guru aparece, atrai você. O Guru externo é esse Guru interno, é a própria Vida se manifestando para lhe falar, revelar, que Ela é um mistério. Portanto, é uma grande bênção essa Graça atrair você. A Presença do Guru é muito importante, mas, se você não está maduro, isso pode levar tempo. Quando o discípulo está pronto, que significa estar completamente aberto, o Mestre aparece. Esse é o papel do Guru humano.
Quando você está aberto, você é um discípulo da Vida. Você está em Satsang para se abrir, investigar e sentir diretamente essa Verdade. Você precisa disso, porque ainda não está estabilizado Nela. Há algo dentro de você que sente a importância de estar aqui. A inexplicável alegria que você sente de estar em Satsang é uma prova dessa necessidade.
O ego nunca pode ver nada além dele mesmo, e o que ele pode ver é sempre um objeto. Somente o Guru vê o Guru e, assim, Ele encontra Você. A Presença do Guru é instantânea, mas, se você não está maduro, pode levar um tempo para vê-Lo. Existe somente um Guru! Quando você olha para Ele e O vê como uma pessoa, como alguma coisa objetiva, significa que você ainda não pode vê-Lo e encontrar a Si mesmo. Você só pode ver o Guru quando não está mais preso a essa imagem de “pessoa”. Até lá, você não estará enxergando o Guru, ele será somente um “professor” e, como tal, não irá funcionar. É importante você estar aberto, vivendo em profunda e completa inocência, em sensibilidade e abertura; essa é a beleza desse encontro. Somente assim o sentido de separação se desfaz. Então, o Real Guru é encontrado aí dentro.
Todavia, se você ainda está identificado com o corpo e preso à ideia de ser uma pessoa, você ainda não é um discípulo, não tem um interesse real NISSO. Quando você tem o sentimento certo, uma perfeita entrega, uma perfeita abertura, você está sempre com o Guru. Quando você realmente sente O que Você é, não há separação entre Você e o Guru. Isso não é algo preso à ideia de tempo e espaço, de forma e nomes. Não é!
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite de 04 de Julho de 2018 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas às 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações