terça-feira, 25 de setembro de 2018

A origem da ilusão

Dentro desses encontros, nós estamos sempre trabalhando essa abertura, que é a capacitação para se vivenciar a Graça, a Verdade sobre você. Você é esta Presença atemporal, algo além daquilo que é eterno. Mas, sempre que um pensamento ou sentimento aparecem, com base na crença de que você é outra coisa além desta Presença atemporal, há uma limitação (que é a identificação com o corpo e a mente) e você termina vendo isso como sua verdadeira identidade.
O que acontece é que seus antigos hábitos de sentir, pensar e se ver como uma entidade separada criam todo tipo de problema. Você está aqui para tomar ciência de si mesmo, conhecendo a sua Natureza Real. Isso não significa uma luta constante contra antigos hábitos do pensamento, do sentimento, da emoção. A luta não é o caminho, não é a real forma de se aproximar deste trabalho de autoinvestigação. A real aproximação é amorosa, de rendição e de entrega, algo que acontece através da paciente observação. Você necessita da paciente observação do movimento da mente, de como surgem as inclinações da mente aí.
Cada pessoa responde de uma forma, reage de uma maneira, e isso precisa ser observado pacientemente, amorosamente, com bastante atenção. A Realização da Verdade não nasce do resultado de um esforço, de uma luta, de uma resistência, de um combate. Isso é algo que requer que você seja consistente, que você jamais desista, mas dentro dessa rendição, dessa entrega, dessa auto-observação. Não se trata de uma luta para conseguir virtudes ou experiências, mas de um profundo amor, uma consistente e persistente entrega dos antigos hábitos de pensar, sentir e agir — é aqui que a devoção à Verdade aparece. Antes, não havia atenção sobre o movimento das ações, dos pensamentos, dos sentimentos, era puro automatismo, pura inconsciência. Agora, você está trazendo Consciência a este instante, a este momento presente, desidentificando-se da experiência, do “eu” presente na experiência. Como resultado disso, os pensamentos, os sentimentos, as atividades e os relacionamentos começam a acontecer nessa Consciência. Quando há essa Consciência, surge a expressão da Verdade, da Paz.
"Não se trata de uma luta para conseguir virtudes ou experiências, mas de um profundo amor, uma consistente e persistente entrega dos antigos hábitos de pensar, sentir e agir — é aqui que a devoção à Verdade aparece."
Se seu interesse é pela Verdade, pela Paz, pela Felicidade, você precisa se tornar cônscio de suas reações, de todo movimento interno, de tudo que se passa dentro de você. Assim, será possível o perfume desta Presença atemporal; você será capaz de, naturalmente, sair dos antigos hábitos, deixar esse “eu”, essa antiga imagem de si mesmo.
Tudo é apenas parte dessa Totalidade, dessa mesma Verdade inseparável, mas você não pode ver isso enquanto estiver preso aos antigos hábitos da velha identidade ilusória; você não pode desfrutar da verdadeira Paz, Liberdade e Felicidade do seu Ser. A minha sugestão é: vá além dessa ilusão!
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite de 29 de Agosto de 2018 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas às 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações