quarta-feira, 6 de junho de 2018

Por que a dor e o sofrimento?

O Amor é tão indefinível como o seu próprio Ser. Mas, é preciso que você não esqueça o ponto mais importante: Ele não está separado do que Você É, da Verdade sobre Você mesmo; Ele não é um ser e você outro. Ele é a Luz que não tem opostos; não é a luz que se opõe, que é contrária a escuridão.
No entanto, há uma escuridão que Ele dissipa, que é a ilusão da ignorância – essa é a única escuridão que essa Luz sem opostos faz desaparecer. Estou tratando com vocês do impossível, que é colocar em palavras Aquilo que as palavras não podem expressar: esse Incondicional Amor de Deus, que é o Amor de Deus por Si próprio.
Esse Amor é a única Luz que não conhece opostos, que não conhece a ilusão, que não conhece a ignorância, que não conhece o sofrimento. Assim como o mar não reconhece ondas, o Ser não reconhece o ego. Para o mar não há ondas pequenas ou grandes; para o mar, só há o mar. Para Deus, só há Ele mesmo.
A pergunta constantemente feita há milhares e milhares de anos, é: “Se Deus é Amor, por que tanta dor? Se Deus é Verdade, por que tanta mentira?”. É uma pergunta que parte de um pressuposto completamente equivocado, que é a existência de “alguém” separado, vendo e vivendo a dor, o sofrimento.
Sob o olhar da Verdade, o sofrimento e a dor acontecendo a uma entidade presente é uma ilusão, algo que se sustenta na “não Verdade”, na ignorância acerca Daquilo que Você É em seu Ser, em sua Natureza Real, em sua Natureza Essencial, que é a Natureza da Luz. “Vós sois a luz do mundo.” Essa Luz é Aquela que não tem opostos, o Amor incondicional, a Verdade de Deus.
Então, não surge a pergunta: “Por que dor e sofrimento?”. Essa pergunta só surge na ilusão da ignorância sobre quem de fato você é. Enquanto você estiver se confundindo com a experiência “corpo-mente-mundo” e com tudo que ela representa, a dor e o sofrimento estarão presentes. É algo que só pode permanecer devido à ilusão, à ignorância sobre quem de fato Você É.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro presencial na cidade de Fortaleza, em fevereiro de 2018. Acesse a nossa agenda e se programa para estar conosco: http://mestregualberto.com/agenda/agenda-satsang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações