quarta-feira, 30 de maio de 2018

Toda a Beleza já está presente!

Essa Realização não é algo novo que deva ser acrescentado a você. É como um palácio abandonado, que há centenas de anos está sem nenhum morador. Ele está esquecido, perdido, como um tesouro escondido em algum recanto do mundo. Esse palácio está sendo a moradia de baratas, ratos, morcegos e aranhas. O piso, as paredes, os móveis, os espelhos e toda a mobília, nesse palácio, estão cobertos de poeira. Nele, os ratos e as baratas se multiplicam.
Esse palácio está lá há milhares de anos e, por detrás de toda aquela poeira, há mobílias feitas da madeira mais forte e bela que se pode encontrar na Terra. As molduras dos espelhos — que são muitos — são do material mais requintado, mais fino, mais delicado. Há amplas salas, amplos quartos, e o assoalho, como tudo ali, foi colocado com muito cuidado. Há muitos detalhes de grande encanto aos olhos, de grande beleza, mas tudo está coberto de poeira. A quantidade de insetos é enorme! A não ser que esse palácio seja encontrado, descoberto, e toda aquela poeira dos móveis, aquela sujeira e os insetos sejam retirados, a sua beleza continuará oculta. Realização é algo assim: já está aí, mas há muita coisa encobrindo Isso!
O palácio não foi construído para a morada de ratos, baratas e aranhas. O propósito da construção desse palácio foi muito mais nobre. São os reis, os príncipes, os monarcas, que moram em palácios.
O propósito dessas falas é sempre o mesmo. Elas não têm o propósito de lhe ensinar algo novo, mas de fazer você descobrir o antigo, perceber Aquilo que já está presente. Você é um palácio, mas está ocupado com muita poeira, ratos, baratas, aranhas e diversos outros insetos. Você é um palácio com amplos e belos espaços, belas mobílias, mas muito ocupado.
Você é como um imenso oceano se confundindo com uma pequena onda, uma pequena marola, vivendo em um estreito pedaço do mar, se chocando contra as rochas a toda hora. Com pequenas variações, a mesma onda se repete. Vez após vez, ela bate na rocha, se desmancha, volta e se desmancha novamente. Ela “nasce” em um determinado ponto e “morre” quando bate contra a rocha, e, depois, retorna com uma pequena diferença de formato. Assim, passam-se meses, anos, séculos, milênios, e você, que é toda essa imensidão do oceano, inexplicável, indescritível, permanece se confundindo com uma pequena marola, uma pequena onda.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro presencial na cidade de Campos do Jordão, no Ramanashram Gualberto, em Fevereiro de 2018. Acesse a nossa agenda e se programa para estar conosco: http://mestregualberto.com/agenda/agenda-satsang.

3 comentários:

  1. Toda nossa atividade acontece através da mente.
    A mente manda, sugere, e o pobre corpo obedece. Se há algo bom, bonito e generoso é o corpo. Além de tudo isso, inocente, obediente, e mesmo que o comando seja algo que possa causar danos à ele, e porque a mente funciona na inconsciência, ele sofre sem reclamar, já que não funciona de maneira separada.
    A mente funciona numa velocidade que o corpo não consegue acompanhar e o corpo como um servo obediente,obedece. O corpo é um presente de Deus, a mente também. O equilíbrio...
    Em Satsang, na companhia calma e tranquila do Mestre, isso pode ser observado.

    ResponderExcluir
  2. O tesouro perdido, esquecido, será recuperado passando por uma única questão: quem ou o que sou eu. Nós acreditamos que sabemos quem somos, e por isso mesmo, essa certeza tira de nós esse assim chamado tesouro.
    Essa certeza persistirá, até que a decepção, o desespero se torne nossa única realidade. Aí sim, essa questão fará sentido e será mais objetiva.
    Enquanto os frutos dessa certeza forem doces,quem vai se importar.

    ResponderExcluir
  3. Antigamente eu achava que a mente era o inimigo. Hoje quando acontece alguma estranheza eu me pergunto: para quem isso está acontecendo? Funciona!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações