segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Profundamente guardado dentro de nós

Em Satsang, estamos falando sobre Liberdade, Felicidade, Deus, sobre nós mesmos… Aquilo que está profundamente guardado dentro de nós. A Felicidade é algo que depende dessa maestria de Ser, mas poucos neste mundo estão interessados na real Felicidade. Isso porque poucos estão mergulhando dentro de si mesmos para encontrar Isso, para tomar ciência Disso.
A natureza da mente é se voltar para as exterioridades, para o lado de fora. A mente está interessada em satisfação, preenchimento, conforto, prazer, desejo… As pessoas vêm a mim, mas elas não estão interessadas no que tenho para entregar para elas. Elas estão muito dispersas, muito fixadas em exterioridades, em realizações do lado de fora. A Felicidade não está em objetos externos, mas sim em nós, dentro de nós, e a maestria, a arte da Felicidade é Ser, não é ter coisas, como um novo marido, uma nova casa, nova realização sentimental, emocional, pelas quais a mente está interessada.
As pessoas estão interessadas em seus projetos e pensamentos, no mundo das formas, das aparências, das cores, dos nomes, na exterioridade. A beleza, a riqueza e os objetos não darão Felicidade, tampouco o conhecimento. Você só encontra Isso aí dentro! Todo meu interesse é nessa Felicidade, e isso não é algo desse mundo da mente.
A mente é confusão, desordem, sofrimento. A mente é samsara, o que significa “a roda da confusão”, “a roda do engano”. Se você tem a intenção de realizar a Felicidade, tem que se tornar um mestre na ciência de Ser; tem que sair da mente, porque ela é conflito. Permaneça voltado para o Coração, volte-se para dentro, vá além das aparências, dos nomes, das formas, das cores… Externamente, do lado de fora, está o furacão. Porém, no olho do furacão, está a calmaria. Isso é a Verdade presente, aqui, neste instante.
Então, torne-se um mestre de si mesmo. Encontre Isso no Silêncio, dentro de você, não do lado de fora. A Coisa toda está dentro e não fora. A miséria morre quando a mente morre, mas vocês estão viciados em pensamentos, em sentimentos, agarrados a percepções, a sensações.
*Transcrito de uma fala ocorrida em 07 de Setembro de 2017, num encontro aberto online. Para informações sobre os encontros e instruções de como participar, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações