sábado, 14 de janeiro de 2017

A real religião

Julgar as obras de Deus é um grande pecado. Esta formiga é diferente daquela. Mas isso é um problema de Deus, não seu. Não julgue, não compare, não critique. Sua avaliação é muito estúpida. Deixe as coisas lá, livre-se da dependência dela. Então, você é absolutamente Livre.
Sem mente, sem julgamentos, sem conflitos, sem problemas, sem arrependimentos, tudo está bem, no lugar. Esse ou aquele pensamento é só um pensamento. Se você não se envolve com ele, não há problema.
O que eu descobri é que é muito fácil, não requer nenhum esforço, ser livre. Tudo o que você precisa é não confiar em nenhum pensamento, parar de ter certezas acerca das coisas, das pessoas e dos lugares.
Você tem certezas? O que você conhece? Você conhece o interior das coisas?
Estou certo ou errado?
Vocês percebem? Não adianta vir ao templo, sentar por duas horas em meditação, fazer o puja, comer o prasad, rezar bastante, fazer o ritual do fogo, fazer tudo isso, se curvar aos pés do Guru e não estar atento ao que se passa aí dentro no dia-a-dia, todo dia, toda hora.
Religião não é isso. Religião real não são práticas externas, é ter o coração e a mente em Deus, todos os momentos, em todos os lugares. Minha mente, meu coração, meu corpo dedicados a Deus – isso é Religião. Viver sem conflitos, viver sem desejar nada, não se preocupar com nada. Você faz a sua parte, mas não vive preocupado; você é cuidadoso, sai do salão e o tranca para que os ladrões não o roubem, mas você não fica pensando sobre o salão depois; você faz a sua parte e confia em Deus. Para mim, isso é Religião: nascer em Deus, viver para Deus e morrer em Deus.
Você quer isso? Verdadeiramente? Então pare de criar confusões, pare de exigir, pare de se impor, pare de controlar, pare de julgar, pare de jogar pedras nos outros. Se você feri-los, vai ficar complicado. Tudo o que você faz, só complica. Deixe Deus fazer tudo, que Deus cuidará de tudo e você não terá problemas. Entendem isso? Quando você faz, tudo fica complicado; quando Deus faz, tudo fica leve. Mas vocês são teimosos...
Os dias passam, muitos de vocês ficam mais próximos, e vão percebendo que tudo é muito simples! Não é assim? Vivendo comigo no dia-a-dia, você vai percebendo que tudo é muito simples! Mas alguns não querem isso, a maioria não quer. Eles querem voltar para as suas vidas, porque eu não tenho nada para eles. Minha fala destrói suas ilusões...
*Transcrito de uma fala ocorrida em Setembro de 2016, no retiro em Tiruvannamalai, Índia.
Para informações sobre os nossos encontros, clique aqui.

3 comentários:

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações