terça-feira, 15 de novembro de 2016

Você só tem este momento




Estar aqui é o objetivo. Por isso, quando você fala “agora eu vou para casa e isto tudo vai desaparecer” não está entendendo o propósito. O propósito deste trabalho é este momento. Você só tem este momento. "Ah.. Mas hoje é sábado e depois de amanhã é segunda-feira"... “Amanhã” já está na segunda-feira e você não tem como escapar deste momento. Você está comigo para aprender que só há este momento,  que é o objetivo, seja agora ou daqui a mil dias. É este momento! Percebem a beleza disso!? Não fará diferença para você, se aprender a ficar neste momento.
O que atrai você a mim é que, quando você se aproxima, eu compartilho este momento. Não há nada para ensinar, aprender, fazer, realizar; nada do que se lamentar ou para buscar. Quando você vem, olha em meus olhos, você me encontra, neste momento. Eu trago você para este momento. Não há nenhum esforço da minha parte, porque este é o único lugar, ou o único espaço, ou o único “não tempo”, em que você está bem. Todas as vezes que você está no tempo, está na ilusão de que está fora deste momento. Quando você está assim, você não está bem, porque não está em seu Estado Natural. O seu Estado Natural é atemporal, fora do tempo; é agora, aqui, já, imediatamente, no presente, no presente momento.
Então, o propósito deste trabalho é o trabalho, assim como o propósito da caminhada é o caminhar. Isto é Meditação, Silêncio, Consciência, Presença! Isto é Deus! Isto é iluminação... Ninguém iluminado, realizado... ninguém.
Você está vendo o que é Meditação? Não é aquela coisa, nada daquilo! Você aprendeu que a Meditação vai lhe dar a iluminação, então você se põe a meditar; torna-se um hábil meditador e fica meditando. Quando está fora da meditação, a mente diz para você: ”Vá meditar, porque, um belo dia, um raio vai cair na sua cabeça... Então, continue meditando”; ou diz: "Este é o objetivo da meditação: a iluminação". Mas eu digo que isto não é verdade. Digo que Iluminação é Meditação e Isto só pode ser agora. Quando eu falo Meditação, estou falando sobre a ausência do tempo, do meditador e do objetivo, propósito. Meditação é Iluminação.
Eu estou em Meditação! Eu nunca saio da Meditação para entrar, de novo, na Meditação! Não! Eu não faço isso! Isso é muito estúpido e significaria sair deste presente momento e entrar na fantasia do tempo; na ilusão do tempo, onde o ego tem um propósito, que é estar sempre no futuro. Quando o ego está presente, não há Meditação e isso é estúpido. Eu sei que isso destrói a sua meditação, mas a sua meditação não é real, pois é, ainda, a meditação de "alguém". Na minha Meditação não tem "você", nem "eu"; não tem ninguém. Então, Meditação é comer sem "alguém"; é falar sem "alguém"; é caminhar sem "alguém"; é ouvir, como agora, sem "alguém".
Vocês me perguntaram ontem: "então, nós estamos meditando?" 
Naturalmente! Claro! Aqui e agora, você está meditando. Você é Meditação, aqui e agora! Olhe para esta menina... Você tem dúvida? Não passa um pensamento. Há uma atenção profunda, relaxada, suave, sem esforço, aqui e agora, que varre todos os pensamentos, medos e todo o passado. Você não se lembra do cachorro, do gato, do filho, de nada, de ninguém. Você está agora, aqui, e este é o propósito... Agora, aqui, significa que não há tempo, então, daqui a mil “amanhãs”, você estará aqui; só pode estar aqui. É muito lindo: não passado, não futuro, não problema, não parentes, não cachorro, não gato, não casa, não... Seus olhos brilham de pura alegria, gratidão, pela existência. Este é o seu Estado Natural! Sat-Chit-Ananda! Felicidade!
O que mais você quer? Do que mais você precisa? Para onde mais você pode ir? Sim, você está completamente certo! Não se mova! Permaneça aqui... aqui! Hoje eu compreendo. Isso é fascinante, indescritível, sem palavras... A beleza de Deus! Permaneça em silêncio e você saberá do que eu estou falando.
Você compreendeu? Isso não requer esforço! Olha o esforço que eu faço!? Eu estou cansado, muito cansado...(risos). Pareço cansado? Eu pareço cansado para vocês? Para ser feliz, para estar em paz, para estar em amor, eu pareço cansado? Você acha que isso é um esforço muito grande para mim? Você acha que é difícil para mim? Amar você, amar tudo à minha volta? Absolutamente! Isto não é difícil para mim. Isto não é difícil para você. É uma questão de foco. É uma questão de foco. Se a mente está nos desejos, nos objetos, sua energia está no tempo. Toda essa energia, que é consciência, está dissipada no movimento da mente egoica. Essa mesma energia, focada, de forma relaxada, descontraída, nesse silêncio e pronto. Não tem ego. Quando não há ego, só há amor. Amor por tudo, amor por todos. Amor em tudo, amor em todos. Só há amor. Sem ego, não tem você. Tudo é amor, em toda parte. Tudo é Deus. Tudo é Deus. Tudo é Deus!
As pessoas me fazem muitas perguntas e uma delas é essa: "como permanecer nisso?" Você não tem como sair Disso! Mas, quando fica dando espaço, você cria um espaço artificial para se movimentar no mundo da mente, que são pensamentos, imaginações, desejos, coisas, pessoas, objetos. Então, quando cria esse espaço artificial e se perde nisso, você está com problemas. Mas, se você não se perde nisso, não há como deixar esse Lugar Real de sua Natureza Verdadeira, que é puro Amor, pura Alegria e Liberdade. Claro isto? O resto é com vocês! Irão se perder algumas vezes... dezenas, centenas, milhares, milhões de vezes... Sem problemas, não tem problema, pois essas vezes estão no tempo, mas você está fora do tempo. A sua vitória é garantida, porque você é o Buda, você é o Cristo, você é o Iluminado, você é Deus! Portanto, não desista! Não desista! Siga em frente! Olhe, olhe de novo, e de novo, e de novo! Não desista! Não pare! 

*Transcrito a partir de uma fala ocorrida no retiro de Tiruvannamalai - Índia em Setembro de 2016

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações