terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Autoimagem e Medo



O lado prático é: permita que esse espaço, que é Silêncio, que é calma, que é Verdade, que é Consciência, permeie a sua vida de tal forma que essa "sua vida" desapareça e só fique a Verdade. E a Verdade é essa Consciência, essa Consciência não-dual, essa Consciência que é a Verdade que Você É. O que você tem fora isso é pura imaginação, pura fantasia de ser alguém, de viver como alguém.

Aí, você se preocupa com a sua imagem no facebook... É só a sua imagem, a importância de alguém. O livro das faces, o relato das faces chama-se facebook.

Toda preocupação que você tem está baseada nessa imagem que você faz de si mesmo. Há todo o medo que você tem, todo o desejo de ser único, de ser o primeiro... Se você não pode ser o primeiro, você vai ser pelo menos o segundo. Eu vejo isso no refeitório. Você faz questão de ser o segundo, já que não pode ser o primeiro, senão você era o primeiro, mas o último ninguém quer ser. Total inconsciência! O total desespero de não sobrar comida para o último.

Você olha para uma fotografia: quem você quer ver primeiro na foto? Na película, quem você procura primeiro? Se você não despertar, você vai morrer dessa forma: com medo.

Nesses dias, aqui, vamos falar um pouco sobre isso. Vamos ver se a gente consegue trazer mais Consciência, mais Presença, para que essa "nossa vida" deixe ser essa "nossa vida", porque essa "nossa vida" ela tem se mostrado muito miserável, muito conflituosa, muito insuficiente.

Um dia Cristo disse: quando oferecerem lugares para vocês se assentarem, fiquem calmos, não procurem os primeiros assentos, deixem que o convidado coloque você no lugar que é para você! Porque os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros.

Autoimagem! Medo! Você tem medo de que? Por que tem medo? Você está se identificando com aparições, se perdendo em aparições. Está muito preso ao corpo, à imagem "eu sou alguém". Vocês fazem isso o tempo todo! Por isso têm problemas! Por isso estão em apuros!

Está preocupado com o corpo, com a mente, com o autofavorecimento. Há uma presença cuidando de tudo, suprindo tudo, provendo tudo, trazendo tudo, levando tudo. Mas você está centrado em si mesmo.

*Trecho de ma fala ocorrida no Ramanashram Gualberto em campos do jordão e disponibilizado em vídeo pelo youtube, ocorrida no mês de Janeiro na cidade de Campos do Jordão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações