sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Satsang - O pensamento é uma fraude


P - Essa sensibilidade a esse instante é o mesmo que estar inteiro nesse instante?

M - Não importa o que esteja aparecendo aí.

P - Ficar nos sentidos ajuda muito isso, né? Ficar sensível a esse instante?

M - E só se tem os sentidos mesmo. Ficar só nos sentidos mesmo. Pensamento também é parte daquilo que é, que aparece nos sentidos. Você olha pra uma árvore, e daqui a pouco olha pra uma outra coisa, uma terceira, e a primeira, que foi a árvore, ficá lá, você não captura aquilo. Você está nos sentidos. É não ajuntar coisas. A mente coleciona coisas. A mente é uma espécie de álbum, a mente é uma espécie de álbum onde figurinhas vão sendo coladas. Todas as figurinhas são as experiências, as percepções, as sensações, essas lembranças, essas recordações. Isso forma a história e faz um filme.

E a mente é esse filme se repetindo de novo, de novo, de novo, de novo. Não tem mente aí. A mente é só esse filme rodando. Pela manhã, quando você acorda, você percebe alguns pensamentos surgindo, mas você não percebe os pensamentos surgindo, eles já te engolem, já te embolam logo pela manhã. A sensação de mau humor toma conta e a mente diz: “eu não estou bem, amanheci mal.” Não tem nada a ver com você o filme da mente. Mas você escuta o filme e se embola com esse filme mental. É só uma indisposição física que a mente transforma numa história, num filme e assume uma identidade nesse filme.

Aí fica interpretando, analisando, julgando, comparando esse dia com o dia anterior, que foi um dia “feliz”, ou seja, um dia de filme feliz. E, hoje, um dia de filme triste. Percebem o que é o ego? O ego é essa proteção que se dá a uma história que surge, uma história criada por esse movimento de pensamentos, de sentimentos, de sensações. Não tem isso! Só existe na imaginação. Mente é imaginação! Todo pensamento é imaginação! Pensamento é uma fraude! Pensamento é a substituição fraudulenta do movimento da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações