segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Satsang - O eu, o agora, o pensamento, tudo é imaginação


Essa disposição sua, ela não conta. Toda experiência presente, ela dispensa você. Você é só uma ideia dentro da experiência. Isso não é mesmo uma questão de aceitar ou rejeitar, é uma questão de reconhecer. "Eu experimentando", "eu vivenciando", "eu na ação", "eu na escolha", "eu na decisão"... A experiência acontece como um só movimento, um só acontecimento, um único acontecimento. Em que intervalo de tempo? Neste instante. 


Para ficar claro que você não está na experiência, basta dizer que "o você" precisa observar cada momento que já foi. Você não pode falar de um momento ocorrendo. Você nunca está em um momento ocorrendo; ele sempre já foi. "Agora" é como "passado" e como "futuro"... É só uma palavra. Não há passado. Não há futuro. Não há agora. "Agora" é só uma palavra, "passado" é só uma palavra, "futuro" é só uma palavra, e esse momento já foi. Ele não foi para o passado. 


Tudo o que você tem desse assim chamado "passado" é uma crença. Toda lembrança é só uma crença de algo que aconteceu. Se eu te perguntar "quando?", você vai usar uma outra crença para explicar essa. Você vai dizer que foi há dois minutos atrás, ou há dois dias atrás, ou há dois anos atrás. Mas quem estava lá? Você vai dizer: "eu". Esse "eu" está presente aqui neste momento? 

A experiência acontece nesse intervalo, nesse intervalo de tempo imaginário a que chamamos "agora", que depois se transforma numa outra crença, na crença do passado, que é só uma outra palavra também. E onde isso tudo aparece como verdadeiro? Na imaginação.

Sem imaginação, não há passado. Com a imaginação, é só a crença de algo que aconteceu para "alguém", que supostamente "viveu aquilo". Isso é basicamente pensamento. Pensamento é uma imaginação! Tudo é somente pensamento. O agora é um pensamento. O passado é um pensamento. O futuro é um pensamento. A lembrança é um pensamento. Esse "eu" é um pensamento. Esse "eu" na experiência é um pensamento. E tudo isso é imaginação e é pensamento. Tudo o que temos é a experiência, mas a experiência só como palavra, aqui sendo colocada... Se pudesse ser descrita. Não estamos mais falando disso, estamos falando de imaginação. *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações