sexta-feira, 19 de julho de 2013

Satsang - Aí está a liberação





Bem vindo a mais um Satsang, a mais um momento, mais um momento de atentarmos para Isso, para Aquilo que somos.

Despertar nada mais é do que ter plena ciência de que nesse momento tudo faz parte de uma coisa só, não há nenhuma separação, e de que nada é estranho, nada se opõe, nada é contrário, nada é antagônico. É essa plena ciência de que não há inimigos, não há adversários, não há nada fora do lugar, e todas essas palavras, não dizem nada – permanece sempre Aquilo que é imutável por trás de tudo aquilo que muda, tudo aquilo que vem e vai. Assim o Despertar não é algo que acontece ao corpo, é algo que é constatado na consciência, como consciência, é a ciência da consciência na consciência. Mas é essa percepção do "corpo-mente", é essa ciência da consciência na consciência. Isso é basicamente silêncio, é basicamente não-separação, não-conflito, não-sofrimento.

O sofrimento aqui é visto como um fenômeno que vem e vai – a multiplicidade, essa aparente separação de tudo, é só um fenômeno meramente mental. Como fenômeno mental a verdade disso está na mente, e não na consciência.

O corpo não experimenta separação, a mente experimenta separação. A mente experiência separação como uma crença. A mente é só uma crença, é um fenômeno na consciência. Enquanto o corpo não experimenta a separação, a mente experimenta a separação, é um fenômeno que experimenta a separação, é uma crença que experimenta a separação. O corpo aparece na mente, mas o corpo desempenha muito bem a sua função, o seu papel, enquanto que a mente, ela está em desordem, em razão, desse modo de operar, desse modo próprio de operação dela, e ela está no lugar dela fazendo o que ela sabe fazer bem, o corpo está no lugar dele fazendo o que ele sabe fazer bem, e isso acontece nessa consciência.

Consciência ciente dela própria é o Despertar nessa harmonia do corpo e mente á essa ciência. Aí está a liberação. Aí está a realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações