domingo, 14 de julho de 2013

Permaneça Neste EU SOU





Se o nosso propósito é a liberação, algumas coisas precisam ser compreendidas por cada um de vocês. 

Se há um propósito, este propósito nasce disso, que está queimando aí dentro, se não é um mero desejo, uma curiosidade, mais uma alternativa de fuga de nossas frustrações, de nossos conflitos, de nossos medos, se isto está aí de verdade, algumas coisas precisam ser compreendidas. 

Uma delas é que toda impressão que você tem do mundo, da vida, essa sua impressão é puramente mental, ela não é como parece ser, a vida não é, a vida é como ela é. 

Qualquer impressão que você tem é a sua impressão. Se você está olhando para a liberação, você tem que deixar essa impressão no lugar dela, e o lugar dela é dentro da mente, não tem nada de real naquilo que é você. 

Qualquer impressão que você tenha é só uma impressão mental, o mundo não lhe causa nenhuma impressão, as experiências da vida não lhe causam nenhuma impressão. Estar dando autenticidade a esta impressão é se manter na ilusão. Isto é esta falsa identidade fazendo.

Você em seu Ser está livre, é a própria liberdade, é a liberdade do medo, é a liberdade da mente, é a liberdade do sentido de alguém tendo impressões da vida. Tendo impressões, interpretando, analisando, traduzindo, gostando, não gostando, querendo bem, não querendo bem, aceitando, rejeitando, nesse ilimitado espaço de Puro Ser, de Pura Consciência, você é a liberdade. Não está vinculado a nenhuma experiência. 

Esta última noite no sono profundo, não havia nenhuma impressão do mundo, não havia nenhuma experiência particular, havia só esta única experiência, que não deixou registro, que não deixou memória, esta experiência de Ser, de Pura Consciência, sem nome e sem forma, sem objetividade, sem subjetividade, sem objetos, sem pessoas, sem lugares, liberação é o seu estado natural. 

Esta experiência única de Ilimitada Presença, de Ilimitada Consciência, sem passado, sem futuro, sem qualquer particular experiência, sem qualquer impressão do sono profundo, esta experiência única do sono profundo, sem o sentido de um eu, de um mundo, ou de qualquer coisa dele. 

Seu estado de liberdade, seu estado verdadeiro, seu estado de liberação, é esta única experiência de sono profundo, plenamente desperto, acordado. Só existe este estado, só existe esta única Presença, esta única experiência de Puro Ser, de Pura Consciência, o sono profundo está dentro dele, o estado de vigília está dentro dele, o estado de sonho está dentro dele, tudo aparece e desaparece nele e ele é você. 

Mas é a experiência comum de todos nós, de que não há qualquer impressão, qualquer dependência, qualquer impacto mental distorcendo esta realidade da Consciência no sono profundo, todos nós vivenciamos isto, então é um estado, que é comum a todos nós. 

Olhem para esta experiência acontecendo agora, como esta experiência de Pura Consciência, sem se vincular a qualquer sensação, sentimento, emoção, qualquer imagem, a qualquer história mental, então você está livre, você é a liberdade. 

Todos esses nós precisam ser desatados, eles são desatados quando são vistos, como uma mera projeção da mente, acontecendo nesse espaço de Pura Consciência, de Pura Presença. Não se separem dessa Consciência, impressionado com impressões mentais, se mantenha neste "EU SOU", comendo, falando, caminhando, trabalhando, dormindo, acordado, o corpo passando por qualquer experiência, a mente passando por qualquer experiência particular, se mantenha neste EU SOU. 

Se volte para este EU SOU, sem distrações, sem ser capturado por qualquer impressão mental, sem ser capturado por qualquer memória, qualquer imaginação, qualquer forma de crença, permaneça contente com a vida como ela se mostra neste momento, é só este momento, olhem qualquer ansiedade, qualquer antecipação, qualquer forma de medo e você vai ver, são só pensamentos, pensamentos relativos ao futuro, não há futuro, só imaginação. Não há nenhum passado, são só lembranças, são só recordações, só imagens, pessoas, lugares e objetos, são só pensamentos, são só crenças, acontecendo agora nesse instante. 

Permaneça neste EU SOU e isto passa, não é você, nada que vem e vai é você, nada que acontece é você, nada que acontecerá é você, você é este Eu Sou, é aí que tudo acontece ou parece acontecer. 

Deixem solta, deixem solta qualquer impressão, qualquer impressão mental, toda impressão que temos é só uma impressão mental, deixem solta. Qualquer lembrança, qualquer reação de sentimentos, de emoções, de sensações, você deixa solto, enquanto você permanece nesse espaço, como esse espaço, neste espaço de Consciência, de Presença, de Ser, só há liberdade. Quando há liberdade não há escolha, a liberdade se move na ação, a ação é liberdade, essa ação e liberdade é alegria. 


Trecho de uma fala em Satsang ocorrida no encontro de Fortaleza, na cidade de Guaramiranga - CE
no retiro ocorrido entre os dias 20 e 24 de Junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Compartilhe com outros corações